Actividade Operacional/Exercícios

  • 417 Respostas
  • 75107 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #360 em: Julho 11, 2023, 12:51:28 pm »
Operação Tártaro Negro: mais um exercício da Força de Prontidão


Citar
Rio de Janeiro (RJ) - O Comando Militar do Leste (CML) deu continuidade, no período de 3 a 7 de julho, às atividades do preparo de suas tropas que compõem o Sistema de Prontidão do Exército. Na oportunidade, a Força Tarefa (FT) SUEZ, Força de Prontidão (FORPRON) do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs-9ª Bda Inf Mtz), participou da Operação Tártaro Negro.

Durante o Exercício de Campanha, realizado no Campo de Instrução do Gericinó, foram planejadas e executadas missões táticas da Doutrina Militar Terrestre, no quadro de Defesa Externa (Situação de Guerra), envolvendo a participação de quase mil militares e mais de 40 viaturas.

A FT SUEZ é a tropa do GUEs-9ª Bda Inf Mtz, integrante da 1ª Divisão de Exército - Divisão Mascarenhas de Morais, que compõe o Sistema de Prontidão do Exército Brasileiro, reunindo, sob comando único, todas as diferentes frações de combate, apoio ao combate e apoio logístico das onze Organizações Militares da Brigada, além de um Pelotão de Engenharia do 1º Batalhão de Engenharia de Combate Escola - Batalhão Villagran Cabrita, pertencente ao 5° Grupamento de Engenharia.

No transcurso deste adestramento, foram executadas ações no contexto das Operações Ofensivas: Marcha para o Combate, Abertura de brechas, Ataque Coordenado, Apoio de Fogo, Comando e Controle, além das atividades logísticas decorrentes.

Texto: Cap Sena (GUEs- 9ª Bda Inf Mtz) e Ten Hosana (Cmdo CML) | Fotos: Sd R. Menezes (Cia C CML)
 :arrow:  https://cml.eb.mil.br/ultimas-noticias/3220-opera%C3%A7%C3%A3o-t%C3%A1rtaro-negro-mais-um-exerc%C3%ADcio-da-for%C3%A7a-de-prontid%C3%A3o.html















 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #361 em: Julho 20, 2023, 06:46:22 pm »
Militares do Batalhão de Montanha realizam curso e escalada em Alpes Italianos


Citar
Aosta (Itália) – Por meio de um intercâmbio com a Itália, militares brasileiros adquiriram conhecimentos práticos em montanha com características próprias do clima europeu. O curso “Moutain Warfare Individual Basic Skills - Summer”  (Habilidades Básicas Individuais de Guerra na Montanha – Verão), ocorreu no período de 15 de junho a 14 de julho de 2023, no Centro de Adestramento Alpino do Exército Italiano, localizado na cidade de Aosta, na Itália.

O Curso é destinado ao ensino teórico e atuação prática de técnicas de sobrevivência, orientação e movimento nas montanhas, uso de armas, veículos e helicópteros em cenários hostis em locais de média e alta montanha no verão, técnicas de auto-resgate e de primeiros socorros em ambiente de montanha.

O Centro de Adestramento Alpino do Exército Italiano tem como objetivo treinar o pessoal militar permanente das tropas alpinas, das forças especiais e de alguns integrantes de exércitos amigos e aliados. A sede principal do Centro é em Aosta e possui outras sedes em La Thuile (seção de esqui e alpinismo) e em Courmayeur (seção de esqui no gelo), todos localizados ao norte da Itália.

O Capitão Gabriel Vilas Boas Dias e o Segundo-Sargento Vitor Francisco Resende, oriundos do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth), localizado em São João Del Rei (MG), representaram o Exército Brasileiro na atividade. Eles inicialmente participaram de uma seleção entre 21 militares, onde permaneceram apenas 14 instruendos, uma turma reduzida composta com os dois militares brasileiros e doze militares italianos. O desempenho dos militares brasileiros no curso demonstra a adaptabilidade do soldado brasileiro em ambientes diferentes, projetando o nome do Exército Brasileiro na nação amiga.

Fonte: ADIEx Italia










 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #362 em: Julho 29, 2023, 04:01:20 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #363 em: Agosto 01, 2023, 01:45:31 pm »
Operação Arandu reúne Exércitos Brasileiro e Argentino em Monte Caseros


Citar
Brasília (DF) – Entre os dias 30 de julho e 4 de agosto, os Exércitos Brasileiro e Argentino realizam a Operação Arandu, um exercício entre as duas forças com o objetivo de consolidar a cooperação militar entre ambos os países e reforçar os laços de união, cooperação e amizade entre os exércitos das duas nações. Com a participação de 300 militares do Exército Brasileiro e 322 do Exército Argentino, a operação será realizada no Campo de Instrução General Ávalos, em Monte Caseros, na Argentina.

O exercício inclui atividades no terreno que serão executadas de forma conjunta entre ambas as forças, como lançamentos e ataques de tropa paraquedista, deslocamento de blindados, ataque aeromóvel e outras mobilizações de tropa. A operação contará ainda com o emprego de aeronaves e veículos blindados de ambos os países. Do Exército Brasileiro, participarão militares do Estado-Maior do Exército, do Comando de Operações Terrestres, do Comando Militar do Sul, do Centro de Comunicação Social do Exército, da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), da Brigada de Infantaria Paraquedista, do Comando de Aviação do Exército e do Comando de Operações Especiais.

Etapas
A execução do ciclo de exercícios militares Arandu foi estabelecida na XIV Conferência Bilateral, em 2020. Em 2022, foram realizadas, na Argentina, simulações para o adestramento dos estados-maiores das tropas de ambos os países. Em abril de 2023, foi conduzida uma Reunião de Coordenação Final na cidade de Buenos Aires, Argentina. Em junho de 2023, as tropas e os materiais que serão empregados na operação passaram por uma inspeção presencial.

Operação em 2020

O ciclo anterior da operação foi realizado no triênio 2018-2020. Realizadas nas cidades gaúchas de Santa Maria e Rosário do Sul, as atividades permitiram que os militares brasileiros e argentinos atuassem de modo integrado, realizando treinamentos; emprego de viaturas blindadas; operações aeromóveis, aeroterrestres e operações especiais; e ações de aproveitamento do êxito e junção, em um quadro tático de combate convencional. Entre as atividades, destacaram-se a transposição de curso d’água, que garante a mobilidade da tropa diante de obstáculos aquáticos, além do emprego de foguetes do Sistema Astros. A última atividade do ciclo anterior foi realizada em novembro de 2020 em Rosário do Sul.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército




 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #364 em: Agosto 04, 2023, 01:15:53 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #365 em: Agosto 04, 2023, 01:54:49 pm »
Exercício Arandú 2023 – Iniciado o destacamento dos VCBR Guarani, VC e VCTP TAM da Força Blindada Combinada


Citar
Conforme informado pelo site de notícias Zona Militar, os Exércitos da Argentina e do Brasil vêm realizando diversas atividades terrestres no âmbito do Exercício Combinado Arandú 2023 na Província de Corrientes, na Argentina. Essas tarefas se somam às realizadas ontem, que tiveram como foco a realização de lançamentos combinados de paraquedistas de aeronaves do Comando de Aviação do Exército e da Força Aérea Brasileira.



A atividade das tropas argentinas e brasileiras começou bem cedo pela manhã nos locais designados. Em uma delas foi possível ver o desdobramento do Hospital Militar Deslocável enviado a Monte Cesaros, Corrientes, a fim de prestar serviços médicos e de saúde ao pessoal envolvido nas atividades do Exercício de Arandú. Refira-se que ambos os exércitos alocaram um total de 648 militares, dos quais 300 correspondem ao Exército Brasileiro e 348 ao Exército Argentino, a que se acrescentam também os afectos a missões de apoio, como é o caso dos engenheiros com o localização de pontes para travessia de rios.

Após o alistamento da infantaria e dos paraquedistas observados pela manhã, a equipe da Zona Militar se deslocou aos locais designados para apreciar o desdobramento de grande parte dos veículos blindados de combate e apoio mobilizados pela força argentino-brasileira. Embora ainda não haja maiores detalhes, foi apreciada a presença dos veículos blindados de combate VC e VCTP TAM do Regimento de Cavalaria Tanque 1 "Coronel Brandsen" (RC Tan 1), juntamente com viaturas Oshkosh, pelo Exército. bem como os Veículos Blindados de Combate sobre Rodas Guarani (VCBR) 6×6 pertencentes à 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro .

Seguindo o cronograma de atividades previsto para o dia 2 de agosto, prevê-se que ao longo do dia o VC e VCTP TAM, juntamente com o 6×6 Guarani, realizem uma série de navegações terrestres e marchas táticas nas áreas designadas, assaltos e ataques em alvos simulados, aos quais se acrescentará a realização de treinos de tiro com munições em branco e de guerra.

Embora neste momento haja um destacamento significativo de tropas e recursos terrestres, o cronograma de hoje também inclui a continuação do lançamento combinado de pára-quedistas de ambas as forças , que desde a manhã se preparam para embarque em locais designados.

 :arrow: https://www.zona-militar.com/





 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #366 em: Agosto 04, 2023, 01:59:27 pm »
Exercício Arandú 2023 – Dia intenso com a mobilização de meios aéreos e blindados dos Exércitos da Argentina e do Brasil


Citar
As atividades para a delegação e para a imprensa começaram com uma visita ao Hospital Militar Deslocável do Exército Argentino, instalado na sede do Centro de Educação Operacional Monte Caseros. Este hospital modular tem vindo a dar apoio a quadros dedicados ao exercício, e dispõe de diferentes módulos específicos para o tratamento de diferentes incidentes de saúde. Logo após a visita e nas primeiras horas da manhã, membros do Regimento de Assalto Aéreo prepararam diferentes helicópteros argentinos e brasileiros para fazer parte do desdobramento, que seriam os vetores para a movimentação do pessoal do Regimento de Assalto Aéreo 601 e do Aeromovel 6 BIL do Brasil.

Como mencionado anteriormente, a atividade durante o Exercício Combinado Arandú é constante. Ao mesmo tempo que os elementos de assalto aéreo se destacavam do quartel, várias unidades no terreno continuaram as suas actividades de antecipação da actividade operacional e das manifestações previstas para aquela que seria a visita oficial de autoridades ministeriais e chefes militares. Para este último, foi realizado um ato breve no Posto de Comando do Exercício de Arandú onde foi feita uma apresentação geral à delegação. A ocasião também serviu para o ministro da Defesa, Jorge Taiana, fazer um discurso destacando a importância do exercício entre os dois países e o valor de continuar fortalecendo os laços fraternos.

Implantação no campo de veículos blindados e pára-quedistas

Por volta do meio-dia, na área de El Plantero, começou o movimento de diferentes unidades táticas combinadas. Uma coluna de blindados de cerca de 30 veículos blindados, incluindo VC TAM, VCTP e VTBP 6×6 Guaraní desfilou pelo terreno do campo de treinamento escoltado por helicópteros UH-1H e HA-1 Esquilo. O avanço das diferentes seções blindadas do 1º Regimento de Cavalaria Blindada e do 4º Regimento de Infantaria, juntamente com os 5º e 8º Regimentos de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, ocorreu em lotes cobrindo os flancos e frente da massa e em diferentes formações. . O objetivo desse movimento pousou em um alvo a vários quilômetros daquele local onde começaram os ataques em formação com munições de guerra 12,7mm para os Guarani e 105mm e 7,62mm coaxiais para os VC TAM.

Este movimento, por sua vez, foi coordenado com um importante destacamento de pára-quedistas de ambas as nações na área do Cerrito, onde ocorreu o encontro das diferentes facções e a infantaria manobrou em direção ao objetivo de ataque. Estas atividades tiveram como centro uma nova participação das aeronaves C-130H Hercules da Força Aérea Argentina e Amazonas da Força Aérea Brasileira, desde onde realizaram lançamentos de paraquedistas da IV Brigada Aerotransportada e da Brigada de Infantaria Paraquedista.

comandos argentinos e brasileiros

Após a fase blindada, assalto aéreo e paraquedistas, na área de Limonal e na presença das autoridades da Argentina e do Brasil, unidades de tropas de operações especiais do Brasil e da Argentina que compunham a companhia de forças de operações especiais avançaram com infiltração anfíbia e golpe de mão para uma área preparada para o combate nas cidades. Lá, com o apoio de fogo de supressão pesada de metralhadoras e helicópteros de ataque, foi simulado um movimento de ação direta contra alvos simulados, bem como o resgate e exfiltração de uma pessoa de alto valor. As atividades incluíram explodir sistemas simulados de defesa aérea, abrir a porta para a entrada de um Bell UH-1H e um ataque Esquilo, ambos disparados por metralhadoras.

Uma das últimas etapas do dia decorreu na zona do rio Miriñay, onde o pessoal do 2º Batalhão de Engenheiros Blindados estabeleceu uma ponte para a passagem de viaturas blindadas e outros elementos de apoio. A travessia implicava a coordenação das diferentes colunas de cavalaria e infantaria mecanizada que anteriormente participavam nas operações ofensivas e que incluíam as viaturas com tripulações mistas.

 :arrow:  https://www.zona-militar.com/






 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #367 em: Agosto 05, 2023, 07:42:42 pm »
Exercício Arandú 2023 – Os Exércitos da Argentina e do Brasil desdobraram seus Comandos de Aviação em assaltos aéreos combinados


Citar
Logo após o encerramento das atividades planejadas no âmbito do Exercício Combinado Arandú 2023, diferentes unidades dos Comandos de Aviação dos Exércitos Argentino e Brasileiro continuaram com suas operações em todo o Campo de Instrução General Ávalos, onde ações combinadas vêm ocorrendo desde o ano passado fim de semana.

Nesta ocasião, a Zona Militar pôde observar as manobras de preparação e desdobramento de uma força conjunta por helicóptero composta por unidades da Aviação do Exército Argentino e do Comando de Aviação do Exército Brasileiro, além de diferentes elementos de infantaria de ambos os países. Essa força embarcou em mais de uma dezena de aeronaves com o objetivo de se posicionar em um local pré-estabelecido dentro do campo de treinamento e abater um hipotético inimigo. Esta importante massa de força, composta por helicópteros de transporte, foi apoiada por um grupo de sistemas de ataque que estabeleceram a segurança do dispositivo de assalto.

Nas palavras de tripulações de ambos os países, que não necessariamente operam em procedimentos semelhantes, o destacamento foi extremamente satisfatório e complementar, levando a superar experiências anteriores em termos de operações combinadas neste domínio. Neste importante desdobramento operaram dois helicópteros AB-206B1 do Esquadrão de Aviação de Exploração e Ataque 602, aeronaves que realizaram tarefas anteriores de reconhecimento na área de desdobramento de pessoal. O grupo de assalto era composto por um elemento de segurança composto por três helicópteros de ataque, sendo dois Hueys argentinos e 1 AS350 brasileiro, enquanto o grosso para desdobrar a força combinada era composto por quatro UH-1H II do Batalhão de Helicópteros. Assalto 601 e 2 HM-4 Jaguar do 1º BAEx.

 :arrow:  https://www.zona-militar.com/
















 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #368 em: Agosto 11, 2023, 12:51:52 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #369 em: Agosto 11, 2023, 12:58:26 pm »
Força de Prontidão da fronteira oeste e suas capacidades são apresentadas ao Comandante do Exército


Citar
Campo Grande (MS) – Nesta quarta-feira, dia 9, o General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva verificou o preparo da Força de Prontidão da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e o emprego dos equipamentos do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). As atividades são parte da visita oficial ao Comando Militar do Oeste.

A Força de Prontidão da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada é uma força de emprego estratégico, apta a operar em missões reais de combate convencional, em operações ofensivas e defensivas, e atuar em cooperação com outras agências em qualquer parte do território nacional. Suas capacidades e seus equipamentos foram apresentados ao Comandante do Exército por meio de um apronto operacional com todo o seu efetivo. O General Tomás também participou das oficinas da metralhadora REMAX, do Programa Forças Blindadas, e verificou as atividades referentes ao radar de vigilância terrestre e do Programa de Defesa Antiaérea.

No Forte Pantanal, o Comando Militar apresentou ao Comandante as capacidades do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e demonstrou todos os meios utilizados para a defesa da fronteira oeste. O SISFRON é um sistema de sensoriamento por satélite e radares, de apoio à decisão e apoio à atuação integrada. Seu emprego fortalece a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira terrestre, contribuindo para a maior efetividade no combate aos delitos transfronteiriços e praticados na faixa de fronteira.

 :arrow: Centro de Comunicação Social do Exército





 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #370 em: Agosto 17, 2023, 03:49:18 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #371 em: Agosto 19, 2023, 06:33:23 pm »
Tiro de míssil antiaéreo na selva amazônica é realizado na Operação Sagitta Pimus


Citar
Manaus (AM) – Militares do 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva executaram o tiro real do míssil RBS 70 durante treinamento. O exercício é parte da Operação Sagitta Pimus, que no mês de agosto realiza a sua fase de selva, no Comando Militar da Amazônia.

Sob coordenação do Comando de Defesa Antiaérea, o treinamento englobou a simulação do acionamento de defesa antiaérea, a ocupação estratégica de posições aeromóveis e, finalmente, o disparo real do míssil, realizado no Centro de Instrução de Guerra na Selva.

O míssil RBS-70 demonstra bons resultados no ambiente da selva amazônica, graças a sua capacidade de operação sob diferentes condições meteorológicas. Também, sua plataforma de disparo permite que o armamento opere embarcado em diferentes veículos e aeronaves do Exército Brasileiro, o que torna a resposta a ataques aéreos ágil e efetiva.

A Operação Sagitta Pimus é um grande exercício de defesa antiaérea, que ocorre em várias etapas, com o objetivo de qualificar militares do Exército e da Força Aérea para a defesa do espaço aéreo brasileiro em cada uma das regiões do país. Em sua fase de selva, a Operação obteve sucesso em todos os exercícios, desde a identificação da ameaça, localização dos alvos até o disparo real do míssil RBS-70.

Fonte: Comando Militar da Amazônia





 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #372 em: Agosto 19, 2023, 06:35:35 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #373 em: Agosto 22, 2023, 01:52:17 am »
Tropa Paraquedista e Blindado Guarani são aerotransportados


Citar
Tropa do 1º Esquadrão de Cavalaria Pára-quedista (1º Esqd C Pqdt) e viatura blindada Guarani são aerotransportados na aeronave KC-390, da FAB.

O pouso aconteceu na tarde desse sábado (19) no Aeroporto Internacional de Viracopos, um dos cinco maiores aeroportos do Brasil.

A atividade está enquadrada na #OperaçãoSACI 2023 e demonstra a mobilidade estratégica da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), que pode atuar em diversas regiões do país utilizando diversos meios militares.

O 1º Esquadrão de Cavalaria Pára-quedista seguiu para a Área de Concentração Estratégica (ACE), organizada na Coudelaria de Campinas.

A Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR), 6x6 Guarani, pesa 16 toneladas, tem capacidade para transportar onze militares, é anfíbia e possui proteção balística contra munição calibre 7,62 mm.

Fonte: Twitter EB



 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #374 em: Agosto 22, 2023, 02:02:58 am »
Tropas do Sistema de Prontidão se preparam para certificação


Citar
Lorena e Piquete (SP) – Integrantes dos 2º, 5º e 6º Batalhões de Infantaria Leve (BIL) participaram do treinamento Fornovo III na região de Lorena (SP) e da Fábrica Presidente Vargas, em Piquete (SP), entre os dias 13 e 20 de agosto.

Os militares realizaram um assalto aeromóvel com o emprego de aeronaves do 1º e do 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx). O assalto aeromóvel tem por objetivo deslocar tropas adestradas e equipadas, visando à conquista de regiões do terreno e/ou destruição de forças ou instalações inimigas.

Em seguida, os militares executaram uma infiltração a pé noturna, forma de manobra tática ofensiva na qual procura-se desdobrar uma força à retaguarda de uma posição inimiga por meio de um deslocamento dissimulado.

A atividade faz parte da preparação da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) para uma certificação que ocorrerá no mês de setembro em que tropas que compõem o Sistema de Prontidão do Exército Brasileiro (SISPRON) serão avaliadas.

No treinamento Fornovo III, as subunidades integrantes da Força-tarefa Aeromóvel Bandeirantes foram certificadas, reforçando a prontidão das tropas e otimizando sua eficiência nas missões de defesa e segurança externa.

 :arrow: https://cmse.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias-categoria/818-tropas-do-sistema-de-prontidao-se-preparam-para-certificacao







 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF