Notícias do Exército Brasileiro

  • 1357 Respostas
  • 458373 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 15114
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 245 vez(es)
  • +614/-824
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1350 em: Janeiro 12, 2023, 07:42:03 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6332
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 444 vez(es)
  • +8787/-10051
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1351 em: Março 01, 2023, 05:28:39 pm »
Militares de Infantaria de Selva realizam adestramento com metralhadora e fuzil


Citar
Marabá (PA) – Militares do 52º Batalhão de Infantaria de Selva realizaram as atividades de instrução de armas individuais e coletivas no mês de fevereiro. As instruções abordaram o emprego, as características, as possibilidades de uso, as técnicas de manutenção e de tiro dos armamentos. Visando ao adestramento operacional dos militares, foram conduzidas as práticas de Tiro de Instrução Avançado com o Fuzil IA2 5,56 mm e de Tiro de Instrução Básico com a metralhadora Minimi 7,62 mm.

O treinamento é uma das atividades de adestramento de preparação para o exercício Combined Operation and Rotation Exercise (CORE) com o Exército dos Estados Unidos da América em 2023 e 2024. Os militares realizaram os tiros previstos nas Instruções Reguladoras de Tiro com o Armamento do Exército Brasileiro (IRTAEx), colocando em prática as instruções aprendidas.

Os Projetos Estratégicos do Exército preveem a adoção da metralhadora Minimi como armamento dos Grupos de Combate, em substituição ao Fuzil Automático Pesado, o que aumenta a versatilidade e o poder de fogo da fração.

Fonte: 52º Batalhão de Infantaria de Selva









 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6332
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 444 vez(es)
  • +8787/-10051
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1352 em: Março 03, 2023, 12:05:13 pm »
Ministro da Defesa visita fábrica de radares da Embraer


Citar
Por Mariana Alvarenga

Campinas (SP), 02/03/2023 – O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, visitou, nesta quinta-feira (02), a fábrica de radares da Embraer, localizada em Campinas (SP). Ele acompanhou o andamento de projetos estratégicos desenvolvidos pela empresa, em parceria com o Exército Brasileiro (EB), como a produção de radares capazes de integrar sistemas de defesa antiaérea, de vigilância terrestre e de controle de tráfego aéreo.

Conforme a Política Nacional de Defesa (PND), documento de mais alto nível para o planejamento de ações destinadas à defesa do País, o Objetivo Nacional de Defesa nº1 estabelece que deve ser assegurada “a capacidade de defesa para o cumprimento das missões constitucionais das Forças Armadas”.

Capacitação

Na ocasião, o ministro destacou a alta capacitação da mão-de-obra do País em áreas estratégicas, como da defesa. “Pouca gente sabe ou imagina o desenvolvimento de tantas tecnologias, com técnicos brasileiros. São jovens que estão ajudando a construir esse Brasil que nós desejamos”, frisou o Ministro Múcio, ao término da visita.


Durante a visita, a comitiva interministerial, que incluiu a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; além do Comandante do Exército, General Tomás Paiva; percorreu as instalações da fábrica. O grupo foi recebido pelo presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, e pelo presidente da Embraer Defesa e Segurança, Bosco da Costa Junior, e assistiu a apresentações sobre o desenvolvimento dos radares SABER-M60, M200, S200 e SENTIR-M20.

Defesa antiaérea


A aquisição de radares do tipo SABER-M60, prevista no planejamento estratégico do Exército, prevê a utilização do equipamento nas unidades de artilharia antiaérea da Força Terrestre, para monitorar o espaço aéreo brasileiro. Em setembro do ano passado, o sistema de Defesa Antiaérea recebeu dois radares SABER-M60. Outros quatro estão em fase de produção.

O radar de vigilância terrestre SENTIR-M20 é capaz de detectar pessoas e veículos até cerca de 30 quilômetros de distância. Este equipamento faz parte do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e é utilizado em operações na faixa de fronteira contra delitos diversos, como ambientais e transfronteiriços.

Já o radar SABER-S200 possui condições de processar 600 alvos simultaneamente, fornecendo dados para o controle do tráfego de aeronaves. Possui alcance de 200 milhas náuticas e pode operar no modo 4 de identificação criptográfica Friend or Foe (IFF).

FONTE: Assessoria Especial de Comunicação Social do MD
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6332
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 444 vez(es)
  • +8787/-10051
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1353 em: Março 09, 2023, 04:48:54 pm »
Exército deve reduzir encomenda de blindados Guarani para cerca de 900 unidades


Citar
A instituição planeja cortar pela metade a encomenda dos veículos blindados produzidos pela Iveco em Sete Lagoas
O Exército planeja reduzir pela metade a encomenda de blindados Guarani, produzidos pela Iveco em Sete Lagoas (MG).

Segundo uma fonte da caserna, a necessidade de corte já vem sendo avaliada por integrantes do Alto Comando do Exército há pelo menos cinco anos.

Segundo um general ligado ao assunto, o Exército adquiriu mais veículos do que necessitava. À época do primeiro contrato, foram encomendados 2.044 veículos. Posteriormente o contrato foi renegociado e a quantidade reduzida para 1.580, a serem compradas até 2035.

“Após receber o veículo número 600 para transporte de tropas deveremos produzir as viaturas para missões especiais e encerrar o contrato em cerca de 900 unidades. Não há mais espaço em nossos batalhões para veículos de transporte blindado. Temos muitas outras prioridades, como sistemas de artilharia sobre rodas, carros de combate e helicópteros armados“, diz um militar.

O Exército espera que viaturas restantes sejam vendidas para o mercado de exportação.


FONTE: Veja
 :arrow:  https://www.forte.jor.br/2023/03/09/exercito-deve-reduzir-encomenda-de-blindados-guarani-para-cerca-de-900-unidades/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6332
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 444 vez(es)
  • +8787/-10051
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1354 em: Abril 11, 2023, 06:21:15 pm »
Exército Brasileiro chega à LAAD 2023 com reposição do Leopardo no horizonte

A força terrestre aproveitará a feira para retomar antigos projetos e lançar outros, com base nas lições da guerra na Europa


Citar
Depois de um hiato forçado de quatro anos, o Exército Brasileiro retorna à LAAD com a compra de seu VBC CAV 8x8 definido após a vitória do favorito Centauro II , na esteira de um lento mas bem-sucedido programa de modernização dos meios de comunicação que pode até atualizar o CC Leopard 1A5 BR VBC para um total de 52 veículos, enquanto a Akaer ganhou um contrato em 2022 para modernizar um número significativo de veículos de reconhecimento Engesa EE-9 Cascavel 6x6 .

BAE Systems CV90 MK-IV IFV. Foto: BAE Systems

Outro programa que desponta fortemente na LAAD 2023 é a aquisição do veículo blindado de combate de infantaria (VBC Fuz), cujos requisitos operacionais foram divulgados em 2020 (EB20-RO-04.057) e incluem, entre os principais (absolutos) , pesando menos de quarenta e cinco toneladas, uma guarnição de três soldados (comandante da viatura, artilheiro e motorista), e transportando pelo menos sete combatentes no compartimento de combate.

Este veículo rastreado deve estar armado com um canhão mínimo de 25mm, com alcance útil de 3 km, e capaz de atingir alvos em movimento com fator de impacto superior a 80%, em rajadas ou disparos intermitentes.
A munição deve ser capaz de perfurar pelo menos 50 mm de aço homogêneo a uma distância de 1.000 metros, com o cano estabilizado em ambos os eixos e a torreta equipada com elevação/depressão e rotação elétrica do cano.

O conceito modular do IFV Lynx da Rheinnmetall. Imagem: Rheinnmetall

Um conjunto completo de sensores optrônicos diurnos/noturnos/térmicos deve fazer parte de um sistema de controle de incêndio de última geração, tudo gerenciado por um VBC CAV 8x8, sistema de comando e controle de combate E2C/comunicações compatível com Guarani 6x6 , IDV LMV , etc. Estas características, para citar algumas, apontam para uma mudança de paradigma, pois a escolha do FUZ CBV pode ser decisiva na escolha do futuro blindado de combate (futuro VBC CC) para substituir o Leopard 1A5 BR atualmente em uso pelo EB . e com contrato de suporte ao fabricante ( KMW ) com vencimento em 2027.

Não é novidade no mercado atual que veículos blindados originalmente lançados como Infantry Fighting Vehicles (IFVs) ou AFVs (Armored Fighting Vehicles) evoluam para MBTs de médio alcance, ou MMBTs na terminologia atual, e produzam bons produtos. , especialmente para orçamentos que precisam fornecer uma capacidade militar credível muito além dos recursos disponíveis.

O conceito de "família" é explícito nesta linha IFV/AFV CV-90. Foto: BAE Systems

A comunalidade "família" de alguns projetos é uma opção atraente, senão a única, para países como o Brasil que precisam maximizar os avanços tecnológicos em um curto período de tempo.
Nos requisitos publicados para o futuro VBC CC (RO EB20-RO-04.056 e RTLI EB20-RTLI-04.062), além do armamento definido de 120mm, a questão do peso é reveladora , já que o teto é de 50 toneladas (máximo). .

Isso indica que a torre Hitfact MKII de Leonardo , selecionada para o Centauro II, deverá ser integrado ao futuro veículo vencedor do futuro VBC CC, como forma de padronizar o armamento, tornando um MMBT de até 50 toneladas uma proposta letal com alta mobilidade e excelente relação peso x potência, equipado com equipamentos de última geração sensores e sistemas de segurança de última geração, gerenciamento de comunicações/campo de batalha.

O Ajax AFV, da General Dynamics Land Systems UK. Imagem: GDUK

Esse viés de corte já elimina uma série de opções mais pesadas desde o início, apontando claramente na direção de um futuro VBC CC vindo do conceito de família modular.

Simplificando, o licitante que vencer o concurso VBC FUZ quase certamente ganhará a futura escolha do VBC CC .
Essa lógica está claramente impressa no DNA de algumas das viaturas atualmente em estudo pelo Exército Brasileiro, como o IFV Puma da KMW , o CV-90 da BAE Systems , o Ajax da General Dynamics Land Systems , o Lynx da Rheinmetall, para citar apenas produtos dos fabricantes mais proeminentes.

A lista é longa e inclui fabricantes asiáticos como a chinesa NORINCO e a sul-coreana Hanwha.

Proposta da ST Engenharia para o vagão argamassa 120mm Guaraní 6x6. Foto: Roberto Caiafa

Durante a LAAD 2023 e depois, acontecerão ações nos bastidores de outros dois importantes contratos em discussão com o mercado.
São eles o morteiro semiautomático raiado de bordo 120mm , destinado a viaturas Guarani 6x6 (mais de 100 planejados), e o obuseiro rodado 155mm, com 36 unidades necessárias.

No caso das argamassas, já são conhecidas propostas de empresas como Thales, Elbit Systems, RUAG, BAE Systems, Pátria e ST Engenharia , que são produtos de última geração, alguns deles com anteprojeto de integração com o Guarani já elaborado.
No caso dos obuses com rodas de 155 mm, durante anos a disputa foi entre o francês CAESAR e o israelense ATMOS , com o sueco Archer atrás, para citar três propostas conhecidas.

O obus chinês SH-15 155mm, fabricado pela NORINCO para exportação. Foto: NORINCO

E eis que o obus chinês SH-15 , fabricado pela NORINCO , surge no mercado externo com cano calibre 155mm/52 e outras capacidades de todos os concorrentes, e com preço de venda extremamente tentador.
Resta saber se a “tentação” supera o inevitável custo geopolítico de comprar material militar chinês num momento em que as manifestações das autoridades norte-americanas contra o tema na América do Sul são, no mínimo, muito intensas.

A LAAD 2023 também será uma importante janela de estudo para aquisição de sistemas aéreos não tripulados maiores e mais pesados ​​do que oNauru 1000C atualmente em serviço na Aviação do Exército e produzido em São Carlos pela Xmobots.
Essas compras são inevitáveis, e estudos doutrinários em andamento devem utilizar a feira para orientar as decisões de compras nesse setor estratégico.

Os primeiros Nauru 1000Cs já estão em serviço com o EB. Foto: AVEX

Em outra direção, o Exército Brasileiro chega à LAAD 2023 com seu Programa Estratégico Astros praticamente concluído, exceto pelo início efetivo da industrialização seriada do míssil de cruzeiro e o início da produção do foguete guiado a laser de 150 km.
A fabricante dos Astros e dessas armas estratégicas, a Avibras Aeroespacial e Defesa , está no centro de uma grande polêmica que envolve sua possível venda ao capital estrangeiro em decorrência de uma recuperação judicial, a terceira de sua história.

Dez dias antes do início da LAAD, a diretoria da Avibras divulgou nota à imprensa confirmando o interesse de diversos investidores”A Avibras busca aumentar seu capital por meio de investimentos diretos de empresas estratégicas e o governo acompanha de perto a evolução desse processo, que é complexo e sigiloso. Existem vários investidores interessados, mas até agora nenhuma transação foi realizada.

Na busca por novos investidores, a prioridade da Avibras e do governo brasileiro é manter a atuação da empresa no Brasil junto com seu capital humano, físico e intelectual, preservando assim sua história de conquistas construídas ao longo de mais de seis décadas" O que dizer sobre o míssil tático de cruzeiro com alcance superior a 300 km, o foguete guiado a laser de 150 km, para falar do Exército, e o Programa Espacial Brasileiro , para falar da Força Aérea, capítulos importantes dessa história devem ser revelados durante a LAAD 2023. Vamos esperar para ver.

Filmado do AV-MTC 300. Foto: EB

 :arrow:  https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4239017/proyectos-estrategicos-demandas-ejercito-brasileno-laad-2023
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6332
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 444 vez(es)
  • +8787/-10051
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1355 em: Abril 14, 2023, 06:02:27 pm »
Blindados do Exército vão receber atualizações apresentadas em feira de segurança e defesa


Citar
Rio de Janeiro (RJ) – Novidades apresentadas durante a LAAD Defence & Security vão equipar viaturas blindadas do Exército Brasileiro. São equipamentos e sistemas que aumentarão o poder de combate de três tipos de viaturas.

VBTP - MR Guarani 6X6

A Diretoria de Fabricação discute com a IDV, fabricante do Guarani, a versão 2.0 da viatura que "vai abarcar 26 oportunidades de melhoria selecionadas pelo operador do carro", conforme explicou o Diretor de Fabricação do Exército, General de Divisão Tales Villela. Outra novidade foi a assinatura do contrato de atualização de oito canhões de 30 milímetros UT30. O sistema vai receber novos módulos eletrônicos e a pré-disposição para um kit antidrones.

Pela primeira vez, o simulador de motorista do Guarani foi mostrado. O equipamento foi desenvolvido em parceria com o Senai. Além da cabine do motorista, conta com a estação do instrutor, de onde o treinamento pode ser monitorado, e que permite a inserção de problemas a serem resolvidos pelo condutor. A iniciativa vai adestrar o motorista antes da operação da viatura, proporcionando economia de combustível e de tempo.

Ainda para a viatura Gurani, foi exibido o Sistema Gerenciador de Plataforma do Projeto Proteus. Trata-se de sistema desenvolvido pela Diretoria de Fabricação com a finalidade de integrar todos os subsistemas da viatura, o que proporciona uma maior consciência situacional para o comandante do carro.

VBMT-LSR 4x4

Durante a LAAD também foi exposta a Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4x4. O Exército Brasileiro recebeu 32 unidades e avalia a assinatura de um novo contrato com a IDV. O número de viaturas a ser produzido ainda não foi definido, mas a expectativa é de que seja atingido o índice de 60% de nacionalização.

A viatura 4x4 pode levar até cinco tripulantes e conta com um sistema de armas automatizado, que permite que o operador atire de dentro da viatura, com maior segurança para o militar.

Viatura de Cavalaria

A LAAD também apresentou novidades sobre as viaturas blindadas de Cavalaria. A Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Média Sobre Rodas 8×8 Centauro II foi apresentada no estande da IDV, uma das integrantes do consórcio que fabrica a viatura.

O Centauro II deverá substituir o blindado Cascavel, modelo usado pelo Exército Brasileiro desde a década de 1970. Durante algum tempo, os dois modelos serão usados simultaneamente, já que um contrato de modernização do Cascavel pode estender a vida útil das viaturas por mais 15 anos. "A ideia é que o Cascavel seja um meio de evolução até termos um número considerável da viatura Centauro", explicou o Diretor de Fabricação do Exército, General de Divisão Tales Villela.

Fonte: Ten Lucas Girardi, Centro de Comunicação Social do Exército





 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6332
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 444 vez(es)
  • +8787/-10051
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1356 em: Maio 11, 2023, 12:51:42 pm »
CV90 desembarca no Brasil para testes


Citar
No ultimo sábado, dia 05 de maio, desembarcou no Porto do Rio de Janeiro a viatura blindada de combate de fuzileiros (VBC Fuz) CV90, da BAE Systems Hägglunds, para ser demonstrado ao Exército Brasileiro (EB).

A viatura foi transportada pelo navio mercante holandês MV MITIQ, que deixou o porto de Norrköping, na Suécia, no dia 14 de abril, junto com dois caças F-39E Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves desembarcaram em no Porto de Navegantes, em Santa Catarina,  na última sexta-feira (05/05) e o navio seguiu para o Rio de Janeiro.

O CV90, ou Combat Vehicle 90, é uma família de veículos de combate blindados suecos projetados pela Administração de Material de Defesa da Suécia (Försvarets Materielverk – FMV) em conjunto com as empresas Hägglunds e Bofors, em meados da década de 80 e entrou em serviço na Suécia em meados da década seguinte com o nome de Stridsfordon 90 (Strf 90). Atualmente o veículo é ofertado pela BAE Systems e se encontra em sua 4ª geração é considerado um dos mais capazes de sua categoria, possuindo 15 variantes em operação em sete nações, incluindo quatro membros da OTAN, também foi adquirido por Eslováquia e está sendo negociado com a Tchéquia. Este ano também foi divulgado que a Ucrânia receberá 51 doados pela Suécia.


A versão trazida é a MK III (apesar da empresa oferecer a MK IV), equipada com um canhão automático Bushmaster II, de 30×173 mm, metralhadora coaxial de 7,62×51 mm e lançadores de granadas fumígenas. Será levada para o Centro de Avaliações do Exército (CAEx), onde deverá passar por uma série de demonstrações com o objetivo de ser apresentado como uma opção para o projeto VBC Fuz, do Programa Estratégico FORÇAS BLINDADAS, que devem iniciar a partir do próximo mês.

A viatura ainda se encontra no porto, onde a empresa cuida dos tramites alfandegários.


 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/cv90-desembarca-no-brasil-para-testes/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 18340
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 1855 vez(es)
  • +613/-2735
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1357 em: Maio 23, 2023, 06:31:36 pm »
Citação de: SA Defensa
In recent photos released by the Chinese (🇨🇳) company NORINCO, @exercitooficial (🇧🇷) officials are seen observing the VT-4 MBT.

NORINCO is offering a VT-4 MBT with a 120 mm cannon for the upcoming Brazilian MBT replacement tender.



7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.