Indústria Automóvel

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Lusitaniae

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #135 em: Setembro 06, 2019, 12:50:11 pm »
Portugal acolhe nova fábrica de veículos todo-o-terreno com motores BMW

Portugal vai acolher uma fábrica automóvel de grandes dimensões para produzir um veículo 4x4 com motor BMW e, futuramente, outros modelos, eventualmente em conjunto com a Jaguar.

O investimento inicial será em torno dos 300 milhões de euros e irá criar até 600 empregos no Eco Parque Industrial de Estarreja. O grupo inglês Ineos criou uma empresa de direito português - a Amazing Wheels -, que já tem escritório instalado no Centro de Negócios do concelho.

O Governo, conjuntamente com a Amazing Wheels, tem ainda esperança de anunciar o investimento antes das eleições legislativas marcadas para 6 de outubro. Segundo várias fontes ligadas ao processo, o negócio está em fase muito adiantada, até porque o modelo 4x4, inspirado no icónico Land Rover Defender, descontinuado em 2016, deverá começar a ser produzido em 2021.

Diamantino Sabina, presidente da Câmara de Estarreja, escusou-se a avançar pormenores, confirmando apenas que "existe um potencial investimento no setor automóvel" que está a ser negociado em Estarreja, na ordem dos 200 a 300 milhões de euros, e que "poderá vir a criar até uns 600 postos de trabalho". Tratando-se de indústria automóvel, acrescenta, "poderá mudar o cenário económico de Estarreja, pois este tipo de indústria normalmente arrasta outras empresas que vão criar novos postos de trabalho indiretos".

https://www.jn.pt/economia/interior/portugal-acolhe-nova-fabrica-de-veiculos-todo-o-terreno-com-motores-bmw-11273273.html

Abbati, medico, potronoque intima pande
 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #136 em: Julho 05, 2020, 09:12:38 am »
E assim começa:

O "Grenadier" já não vai ser português. Fabricante automóvel INEOS desiste de fábrica em Estarreja
Citação de: MadreMedia / Lusa
«A empresa transmitiu à Câmara Municipal de Estarreja a difícil decisão de suspender o investimento», informa a autarquia, na sua página na Internet.

De acordo com o que foi transmitido pelo grupo britânico, a suspensão deve-se a uma reavaliação das opções, face à crise provocada pela pandemia da covid-19.

De acordo com a comunicação à Câmara, a decisão «nada teve a ver com uma mudança da visão de Estarreja como local de produção», sendo a principal razão a perspectiva de redução de vendas no sector automóvel.

A INEOS aponta que foi forçada a rever o investimento previsto, face «à mudança de paradigma, devido à diminuição da produção regular dos fabricantes de automóveis na Europa».

O fabricante salienta que a previsão para o sector automóvel é de vir a registar «uma quebra de vendas na ordem dos 20% a 30%, para os próximos anos».

O CEO da Ineos Automotive, Dirk Heilmann, justificou que «o novo cenário permitirá à INEOS produzir o Grenadier numa unidade industrial já em funcionamento».

Irá assim «usufruir da força de trabalho com histórico de construção na área automóvel e da capacidade técnica instalada, que possibilita a fabricação de outro produto».

O recurso a uma das fábricas do grupo já existentes, na óptica do administrador, «anula os riscos inerentes à construção e arranque de uma nova unidade fabril».

O grupo inglês INEOS Automotive anunciou em Janeiro que iria fabricar um novo veículo 4x4, o "Grenadier", cujo chassi e carroçaria seriam produzidos em Estarreja, num investimento de 300 milhões de euros.

Para o presidente da Câmara de Estarreja, Diamantino Sabina, a decisão «constitui um duro golpe para o Município» e «um revés naquilo que poderia ser um salto qualitativo em termos económicos e sociais».

«A covid-19, neste caso, foi-nos fatal, neste caso, mas não podemos esmorecer», disse, referindo que o Eco Parque Empresarial de Estarreja «continua a registar uma procura considerável».

(...)
Fonte: https://24.sapo.pt/economia/artigos/o-grenadier-ja-nao-vai-ser-portugues-fabricante-automovel-ineos-desiste-de-fabrica-em-estarreja (4 de Julho de 2020)

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #137 em: Janeiro 09, 2021, 12:58:07 am »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #138 em: Julho 06, 2022, 01:33:24 pm »
Há menos carros novos este ano nas estradas portuguesas e quebra deve manter-se


 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #139 em: Fevereiro 23, 2023, 05:17:59 pm »
Leixões recebe 115 carros da Autoeuropa por dia prontos a exportar


 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #140 em: Março 23, 2023, 05:27:32 pm »
CaetanoBus ganha concurso em Madrid e torna-se líder a hidrogénio em Espanha

A empresa de Gaia, que conta já com mais de uma centena de autocarros eléctricos a hidrogénio em várias cidades europeias, foi seleccionada para fornecer 10 unidades à EMT Madrid, a operadora de transportes públicos da capital espanhola.



Poucos dias após ter assinado com o operador alemão de transportes públicos Deutsche Bahn (DB) "o maior acordo-quadro de sempre na Europa" para o fornecimento de autocarros elétricos movidos a hidrogénio, no valor de cerca de 40 milhões de euros, a CaetanoBus acaba de anunciar que venceu um novo concurso internacional, desta vez em Espanha.

"O operador de transportes públicos da capital espanhola– EMT Madrid – selecionou a CaetanoBus para fornecer 10 autocarros elétricos a hidrogénio, neste que foi o primeiro grande concurso de aquisição deautocarros desta tecnologia para Madrid", sublinha a empresa de Gaia, esta quinta-feira, 23 de março, em comunicado.

Os autocarros encomendados pela empresa madrilena, o modelo Caetano H2.City Gold, serão equipados com a nova geração de pilha de combustível da Toyota, sendo que a CaetanoBus faz parte do universo Salvador Caetano e é detida pela Toyota Caetano Portugal - que junta o grupo português e a Toyota - e os japoneses da Mitsui.

A CaetanoBus não revela o valor deste contrato com a EMT Madrid, empresa que, no concurso lançado para o efeito, sinalizava um valor da ordem dos 640 mil euros por unidade.

Esta dezena de autocarros em Madrid, que "estarão em operação em 2024", vem impulsionar as vendas do Caetano H2.City Gold, que "conta já com mais de 115 unidades vendidas para várias cidades europeias na Alemanha, França, Espanha, Dinamarca e Portugal", enfatiza a CaetanoBus.

Além disso, esta encomenda "vem fortalecer a parceria da CaetanoBus com importantes operadores que começam a adotar autocarros elétricos de tecnologia a hidrogénio na Europa, uma vez que a EMT Madrid investiu recentemente 10,8 milhões de euros na construção de uma estação de abastecimento de hidrogénio, nas suas instalações em Madrid", observa a empresa gaiense.

"Espanha é um mercado estratégico para nós e por isso estamos muito orgulhosos por nos tornarmos líderes de mercado ao fornecermos mais 10 unidades do H2.City Gold a outro importante operador como a EMT Madrid. A mobilidade a hidrogénio é fundamental para descarbonizar grandes frotas de autocarros e crucial para combater as mudanças climáticas de forma sustentável", afirma Nuno Lago de Carvalho, CCO da CaetanoBus.

A encomenda da EMT Madrid acontece depois de a CaetanoBus "já ter fornecido autocarros a hidrogénio a alguns dos operadores mais importantes de Espanha, como a TMB (Transporte Metropolitano Barcelona), ALSA, mais recentemente AVANZA, e depois de em 2022 ter vencido os concursos da EMT Tarragona, Guaguas e ITC (Instituto Tecnológico de Canarias)".

Os 10 H2.City Gold da EMT Madrid, equipados com a segunda geração da Fuel Cell Stack da Toyota, serão os primeiros autocarros a hidrogénio deste operador.

O H2.City Gold é um autocarro standard de piso baixo, com carroçaria de alumínio e que a partir de 2024 será equipado com a nova geração da pilha de combustível Toyota com uma potência nominal de 70 kW.

"A segunda geração do sistema Toyota de pilhas de combustível é mais compacta, mais leve e ainda mais eficiente, fornecendo mais densidade de potência, do que a geração anterior", afiança a CaetanoBus, realçando que "estes novos módulos de célula de combustível da segunda geração são agora montados na Europa, nas instalações de Investigação e Desenvolvimento da Toyota Motor Europe, em Zaventem, Bruxelas".

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/caetanobus-ganha-concurso-em-madrid-e-torna-se-lider-a-acelerar-a-hidrogenio-em-espanha
 
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Re: Indústria Automóvel
« Responder #141 em: Abril 04, 2023, 08:48:07 am »
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/caetanobus-ganha-euromilhoes-frances-para-autocarros-eletricos-a-hidrogenio

CaetanoBus ganha “euromilhões” francês para autocarros a hidrogénio
A empresa de Gaia, que há menos de um mês tinha assinado com a alemã Deutsche Bahn um contrato no valor de 40 milhões de euros, acaba de vencer “o maior acordo-quadro de sempre em França para autocarros elétricos movidos a hidrogénio”. Vai fornecer de até 60 veículos.

A CaetanoBus, empresa do universo Salvador Caetano, "meteu o turbo" em 2023.

m menos de um mês, ganhou três contratos para o fornecimento de cerca de 130 autocarros a hidrogénio na Europa.

Firmou o maior acordo-quadro de sempre na Europa para autocarros elétricos movidos a hidrogénio com o operador alemão Deutsche Bahn – contrato para o fornecimento de 60 veículos, no valor de cerca de 40 milhões de euros -, a que adicionou 10 autocarros num contrato estabelecido com a  espanhola EMT Madrid, e, agora, o fornecimento de até 60 veículos em França.

"Na sequência de um exigente concurso internacional, o operador francês de transportes públicos, CTS – Compagnie des Transports Strasbourgeois, elegeu a CaetanoBus para o fornecimento de até 60 autocarros elétricos a hidrogénio, nos próximos cinco anos", anunciou a empresa de Gaia, esta segunda-feira, 3 de Abril, em comunicado.

A CaetanoBus garante que, somando este contrato da CTS, "tornou-se o fabricante de autocarros europeu com mais encomendas em carteira no segmento a hidrogénio".

"Estamos muito entusiasmados pelo reconhecimento internacional da CaetanoBus e orgulhosos do nosso papel no processo de transição das frotas de autocarros para a tecnologia a hidrogénio na Europa, essencial para atingir as metas da descarbonização, importantíssimo para melhorar a qualidade de vida das gerações futuras", afirma Nuno Lago de Carvalho, CCO da CaetanoBus.

 

"A mobilidade a hidrogénio é crucial para a descarbonização dos transportes públicos e estamos muito empenhados em fornecer esta tecnologia agora para a cidade de Strasbourg e no futuro para mais cidades francesas", remata o mesmo gestor.


De acordo com a CaetanoBus, a cidade de Estrasburgo, sede do Parlamento Europeu, pretende investir na mobilidade a hidrogénio nos próximos anos, sendo que a empresa gaiense "foi o primeiro fabricante "a ser selecionado para fornecer autocarros elétricos movidos a hidrogénio.

 

"Este é um marco importante para a CaetanoBus, uma vez que é o maior acordo-quadro de sempre em França para autocarros elétricos movidos a hidrogénio", enfatiza a empresa detida pela Toyota Caetano Portugal - que junta o grupo português e a Toyota - e os japoneses da Mitsui.


O H2.City Gold, "co-branded" entre a CaetanoBus e a Toyota, é um autocarro standard de piso baixo, com carroçaria de alumínio e que a partir de 2024 será equipado com a nova geração da pilha de combustível da Toyota com uma potência nominal de 70 kW.

 

A CaetanoBus afiança que estes autocarros serão também equipados com um conjunto de baterias de tecnologia LTO, com capacidade de 44 kWh e um motor elétrico com uma potência de pico de 180 kW.


"Esta é a combinação perfeita para assegurar a maior eficiência do mercado", garante a empresa, adiantando que o H2.City Gold oferecerá uma autonomia de mais de 500 quilómetros, "sendo capaz de igualar a autonomia dos autocarros convencionais a diesel num único abastecimento".


O mercado francês de autocarros a hidrogénio está a ter um grande desenvolvimento nestes últimos tempos e está a tornar-se num dos mais relevantes da Europa.


"O H2.City Gold está, atualmente, a ter sucesso em França, sendo que as suas primeiras unidades nesse país estão em operação em La Roche-Sur desde 2022 e a cidade de Les Sables d' Olonne vai receber as suas primeiras unidades ainda este ano", realça a CaetanoBus.

"No final de 2022, o modelo foi também seleccionado para fazer parte do catálogo da CATP - Centrale d'Achat du Transport Public, igualmente um marco muito importante e de relevância estratégica para a CaetanoBus", sublinha.

Além disso, "um demonstrador deste modelo tem realizado várias ações de marketing e testes em condições reais de operação em mais de duas dezenas de cidades francesas e o ‘feedback’ dos operadores, motoristas e passageiros tem sido extremamente positivo", assegura a CaetanoBus
 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #142 em: Maio 29, 2023, 07:45:58 pm »
A Autoeuropa está a preparar a saída de Portugal que deve acontecer dentro de "três ou quatro anos". Quem o diz é o gestor e professor universitário Luís Todo Bom que critica o Governo por não parecer "preocupado" com isso.

https://zap.aeiou.pt/autoeuropa-sai-de-portugal-537888
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Re: Indústria Automóvel
« Responder #143 em: Maio 29, 2023, 09:52:48 pm »
A Autoeuropa está a preparar a saída de Portugal que deve acontecer dentro de "três ou quatro anos". Quem o diz é o gestor e professor universitário Luís Todo Bom que critica o Governo por não parecer "preocupado" com isso.

https://zap.aeiou.pt/autoeuropa-sai-de-portugal-537888

À 1 ano e meio escrevi precisamente essa tendência:

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12756.105

Se a VW vai investir nos próximos anos 160 mil milhões de euros e Portugal fica de fora....... estamos mesmo a imaginar o que vai acontecer à fábrica e a quem lá trabalha!!!!!!

Mas a esquerda não quer saber disso! Vai agora rebaixar-se aos capitalistas dos patrões! O turismo é que é! Os países do mundo enriquecem se se dedicarem ao turismo..... como por exemplo....... nenhum país!!!!!
O caso de Itália, que até é dos países que mais turistas recebe em todo o mundo...... afinal quem se dedica ao turismo vive de migalhas (sul de Itália), ao contrário do todo poderoso norte!!!! E mesmo no norte, as lindíssimas Veneza, Florença (para mim a cidade Italiana mais bonita) não são pólos de atração de riqueza, ao contrário de Milão e Bolzano que eclipsam qualquer outra região!!!!!

Mas quando é que um governo de esquerda se preocupa com a permanência de empresas em Portugal? Esses neoliberais! Se não contribuírem para o cofre do rato são desprezadas!!!!

E o que é que representa a riqueza criada pela Autoeuropa para o país (1 a 2% da riqueza anual ou se quisermos 1/10 de todo a riqueza criada pelo turismo de que tanto se fala, com apenas 5 000 trabalhadores!?!?).

A esquerda é que sabe. Os empresários e proprietários são uns bandidos e devem ser marginalizados e ameaçados com mais impostos!!!!

Desde que escrevo aqui que refiro se um país quer enriquecer e dar melhores condições aos nacionais, que aposte na indústria. Nada cria tanta riqueza! E se sobrar uns tostões, que se aposte na agricultura, porque precisamos de comer......

Que sorte que nós temos, com um governo jovem, que aposta no verde do ambiente, assim como na verdura da racionalidade destas criaturas que nada fizeram na vida que não fosse viverem do orçamento, ora do cofre do rato, ora da teta do Estado!!!!!

E chegamos a este ponto que desprezamos uma fabriqueta que cria quase 2% da riqueza do país e produz entre 100 a 300 000 automóveis por ano!!!!! Isto com apenas 5 000 trabalhadores.

Mas vamos antes apostar no verde do Hidrogénio, que nos vai permitir produzir Hidrogénio com um custo 10 vezes superior ao gás (que até nem está muito barato! Notícia da SIC Notícias).

Dêmo-nos por felizes por termos estes políticos visionários e verdes! Verdes como o infeliz cérebro que neles habita!
« Última modificação: Maio 29, 2023, 10:10:03 pm por Viajante »
 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #144 em: Maio 30, 2023, 06:20:03 am »
Nem quero imaginar a desgraça que vai ser quando a Autoeuropa fechar, mais de 5000 pessoas para o desemprego de um momento para outro

Quanto ao governo, eles não têm visão nenhuma nem querem saber , o objetivo é irem-se governando a eles próprios até às eleições seguintes
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Re: Indústria Automóvel
« Responder #145 em: Junho 12, 2023, 11:23:52 am »
Parece que o desgoverno anda a ler as nossas conversas e abriu os olhos  :mrgreen:

https://www.turbo.pt/autoeuropa-novo-modelo/

E porque é que a Eutoeuropa vai ter um novo modelo em 2025?

A resposta é o PRR  :mrgreen:

https://www.jornaldenegocios.pt/multimedia/negocios-tv/detalhe/contrato-da-volkswagen-no-prr-certamente-tera-contribuido-para-novo-veiculo-na-autoeuropa
 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #146 em: Junho 12, 2023, 02:03:06 pm »
Desculpem lá o offtopic mas um gajo que se chama "Todo Bom" não consigo ler sem me rir  :mrgreen:,  mas deve ter sido o sucesso com as miudas na escola  c56x1.
 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #147 em: Junho 12, 2023, 03:07:12 pm »
Desculpem lá o offtopic mas um gajo que se chama "Todo Bom" não consigo ler sem me rir  :mrgreen:,  mas deve ter sido o sucesso com as miudas na escola  c56x1.

Deve ter tido os seus 10 segundos de fama  :mrgreen:
 
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Re: Indústria Automóvel
« Responder #148 em: Agosto 04, 2023, 01:41:31 pm »

Há dois meses em Portugal, a marca chinesa BYD já vendeu 100 carros elétricos, mas a nível global vende mais que a Tesla, de Elon Musk. No mercado nacional, as vendas de carros elétricos cresceram 119% nos primeiros sete meses
03 AGOSTO 2023 09:23
 
Vítor Andrade
Coordenador de Economia

A construtora automóvel norte-americana Tesla, do empresário Elon Musk, lidera destacadamente as vendas de carros elétricos em Portugal, tanto no acumulado dos primeiros sete meses deste ano (4.604 unidades) como no mês de julho, isolado (496 carros colocados no mercado).
Os dados, divulgados esta quarta-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), mostram ainda que a francesa Peugeot é a segunda do ranking nacional de vendas de carros elétricos, com 1.604 unidades comercializadas de janeiro e julho e com 258, apenas neste último mês.
As alemãs BMW, Volkswagen e Mercedes, seguem-se no top cinco, com 1.569, 1.557 e 1.229 carros elétricos vendidos em Portugal nos primeiros sete meses do ano, ainda segundo os dados da ACAP.
A marca que mais cresceu – daquelas cinco -, em comparação com o mesmo período do ano passado, foi a Volkswagen, que registou um aumento de 765% das suas vendas em solo português.
A marca chinesa de carros elétricos BYD, que entrou no mercado português há dois meses, já conseguiu vender 100 automóveis. A nível global, esta marca vendeu 1,8 milhões de carros em 2022, tendo, por isso, ficado à frente da norte-americana Tesla, cujas vendas se ficaram pelos 1,3 milhões de unidades.
As estatísticas da ACAP concluem ainda que em Julho de 2023 se registou um aumento de 112,2%, nas vendas de carros elétricos em Portugal, em comparação com o mesmo mês de 2022, tendo sido matriculados 2.697 ligeiros de passageiros novos.
Já nos primeiros sete meses de 2023 verificou-se um aumento de 119,5%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, no mercado de veículos ligeiros de passageiros novos elétricos, tendo sido matriculados 19.771unidades.


Fonte : Expresso
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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