viu-se agora, vieram logo a público dizer que opção Alcochete é "criminoso", mas usar o local como campo de tiro é perfeitamente normal
Isso creio que é falta de informação sua.
No passado a Quercus sempre se queixou da existência do CTA e opôs-se fortemente à sua expansão em 1985 (expansão essa que talvez tenha violado a lei ambiental da altura...).
Hoje em dia a existência do CTA tal como está é tolerada pelas associações ambientalistas porque a FAP compensa as relativamente limitadas actividades que lá se desenrolam com uma gestão ambiental muito cuidada do espaço e consideram isso preferivel à possibilidade de os terrenos serem utilizados para fins imobiliários.
Quanto ao Montijo, eu tinha na ideia que o Montijo tinha sido excluido, antes de as possibilidades se concentrarem em Rio Frio e Ota, devido ao conflicto de espaço aéreo entre a Ota e o Montijo.
Creio aliás que essa questão se coloca sempre à opção Portela + 1: o espaço aéreo é limitado e um segundo aeroporto tem sempre de ficar relativamente longe da Portela e logo, longe de Lisboa.
Além disso, há o facto não desprezável de a Portela estar numa zona urbana, com as implicações de segurança e ambientais que isso implica.
Já agora, quais são as estimativas de custos para uma solução Montijo + Portela ?