Votação

Unificação das Forças de Segurança (votar e apresentar argumentos)

Concordo Totalmente
20 (23.8%)
Concordo Parcialmente
29 (34.5%)
Discordo
35 (41.7%)

Votos totais: 73

Votação encerrada: Fevereiro 14, 2009, 12:06:38 pm

Unificação das Forças de Segurança

  • 155 Respostas
  • 45986 Visualizações
*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #135 em: Agosto 24, 2017, 02:32:44 pm »
Lightning a missão visão seria quase essa. Só que no caso menos radical a GNR não faria policiamento e iria de forma faseada perder as suas zonas de responsabilidade: no início iria perder totalmente o literal e depois ia sendo substituída pela PSP no interior.

Concordo que todas as polícias militares seriam extintas, passando a GNR a ficar com as suas responsabilidades.

Não vejo é com bom olhos a GNR a ser utilizada como infantaria ligeira no estrangeiro, que talvez seja um termo demasiado abrangente. Agora, se fosse para algo do estilo «protecção de força» aí já acharia que faria mais sentido.

A UCC e a Polícia Marítima ou ficam numa nova unidade na Marinha (Guarda Costeira) ou na GNR. Talvez a UCC poderia era até passar para o SEF, mas isso já seria uma maluquice minha.

O SEF e a ASAE não seriam absorvidas por nenhuma outra entidade e a Guarda Prisional também iria permanecer "independente".

A hipótese mais radical acho que seria um pesadelo em termos de moral e recursos humanos por isso acho que a separação de responsabilidades e de áreas, tal como o corte em tudo que está duplicado faria mais sentido; especialmente a longo-prazo.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #136 em: Agosto 24, 2017, 03:40:19 pm »
Não vejo é com bom olhos a GNR a ser utilizada como infantaria ligeira no estrangeiro, que talvez seja um termo demasiado abrangente. Agora, se fosse para algo do estilo «protecção de força» aí já acharia que faria mais sentido.

Certo, eu só dei o exemplo do que fizeram no Iraque, mas concordo com a ideia de ser mais Policia Militar e menos Infantaria.

Citar
A UCC e a Polícia Marítima ou ficam numa nova unidade na Marinha (Guarda Costeira) ou na GNR. Talvez a UCC poderia era até passar para o SEF, mas isso já seria uma maluquice minha.

Acho que isso, com algum aumento de pessoal e ficarem com os postos fronteiriços terrestres, e criamos uma Guarda de Fronteiras, que é a antiga Guarda Fiscal ;D.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5328
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #137 em: Agosto 26, 2017, 09:52:03 pm »
Já varias vezes sugeri um modelo semelhante ao agora proposto pelo Lighting. Nos outros países com sistemas duais, as várias forças  complementam-se; é normal ver a Gendarmerie Nacionale a intervir ao lado dos CRS, tal como é normal ver os Carabinieri actuar ao lado da Polizia di Stato.

GNR ficava com: a UEP (para fundir com a sua UI), funções de Policia Militar e de guarda de instalações militares, mantinha as funções de guarda fiscal, de guarda florestal e o GISP. Intervinha no estrangeiro quando necessário e apoiava as  FFAA em caso de conflito. Total de elementos entre os 10 e os 15 mil.

PSP ficava com o PJ, ASAE, SEF, unidades de intervenção rápida, trânsito, policiamento geral. 30 a 35 mil elementos.

Guarda Costeira ficavam com Polícia Marítima, UCC da GNR, ISN, Faróis e capitanias. Cerca de 10 mil elementos.

MAI criava unidade de helis ligeiros para apoio às três forcas de segurança com cerca de 10 helis bimotores. SAR e combate a FF como missão secundaria.
Talent de ne rien faire
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #138 em: Agosto 27, 2017, 01:08:05 pm »
Não é possível ter os bombeiros todos profissionais, alias, maioria dos países europeus, está dentro do que temos, bombeiros voluntários em grande número e depois uma minoria de sapadores. Os sapadores estão normalmente concentrados em grandes meios populacionais e os voluntários em zonas mais de interior ou pequenos meios.

Sou favorável como disse noutras ocasiões a fusões:

SEF + PJM ser parte integrante da PJ
PSP + GNR + Guarda Prisional + Policia Municipal + Policia Marítima - não faz sentido existirem em separado num país tão pequeno
PM + PA + PE - pode-se facilmente criar uma formação unificada para este tipo de policias militares

Na Finlândia, só existe um corpo de policia, movem-se em carrinhas, observam as pessoas, marcam presença e actuam sempre que necessário, desde mau estacionamento a delitos graves. Não entendo por que raio por cá é preciso tanta especialização em vez de policias bem formados e bem equipados.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #139 em: Agosto 27, 2017, 07:44:15 pm »
Não é possível ter os bombeiros todos profissionais, alias, maioria dos países europeus, está dentro do que temos, bombeiros voluntários em grande número e depois uma minoria de sapadores. Os sapadores estão normalmente concentrados em grandes meios populacionais e os voluntários em zonas mais de interior ou pequenos meios.

Acho que "não é possível", não é grande justificação, podemos ter 50.000 polícias profissionais, 30.000 militares profissionais, milhares de polícias municipais, médicos, enfermeiros, e restantes funcionários públicos, mas não podemos ter 10.000 bombeiros? Vi um artigo sobre os bombeiros espanhóis em Portugal, e eles disseram que ficaram admirados de ver tanto voluntário,  pelo que parece em Espanha são bem menos em relação aos profissionais.
« Última modificação: Agosto 27, 2017, 08:30:23 pm por Lightning »
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #140 em: Agosto 27, 2017, 11:58:04 pm »

Acho que "não é possível", não é grande justificação, podemos ter 50.000 polícias profissionais, 30.000 militares profissionais, milhares de polícias municipais, médicos, enfermeiros, e restantes funcionários públicos, mas não podemos ter 10.000 bombeiros? Vi um artigo sobre os bombeiros espanhóis em Portugal, e eles disseram que ficaram admirados de ver tanto voluntário,  pelo que parece em Espanha são bem menos em relação aos profissionais.

Temos cerca de 7000 bombeiros profissionais e 25000 voluntários. A maioria se fosse fazer o curso de bombeiro sapador ficaria pelo caminho. Não só perdes pessoal como aumentas depois a despesa do Estado a suportar os bombeiros sapadores. Foram sempre estes os dois motivos pelos quais grande parte dos países da UE nunca profissionalizaram os bombeiros.
O problema não é a bombeirada, a formação é sempre necessária, o problema é o que sempre existiu: falta de organização e fiscalização.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #141 em: Agosto 28, 2017, 02:18:40 pm »
Este debate faz-me lembrar o ultimo Coastex 17, aquele tal exercício lá para os lados de Tróia em que os outros países mandaram as respectivas guardas costeiras. Portugal fez-se representar por 8 forças, além das que integram o ECGFF (não acabem com "tacharia" que não é preciso)... ;D :jok:
Citar
Além das entidades que integram o ECGFF, participaram neste exercício oito instituições nacionais (Força Aérea Portuguesa, Autoridade Tributária e Aduaneira, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Direcção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Polícia Judiciária, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Direcção-geral de Saúde e Agência Portuguesa do Ambiente).

https://www.diariodaregiao.pt/2017/05/29/troia-acolheu-primeiro-exercicio-europeu-de-guardas-costeiras-fotogaleria/



Saudações


"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #142 em: Agosto 28, 2017, 04:19:47 pm »
As entidades portuguesas que integram o ECGFF são a Marinha, a Autoridade Maritima Nacional e a GNR.
http://www.ecgff.eu/home/21-chair/downloads/category/12-working-documents?download=34

Podiamos só ter uma Guarda Costeira como a maioria dos países, mas também podiamos ser como a Itália que apesar de ter Guarda Costeira não a livra de também ter 3 entidades. ou podiamos ser como a Dinamarca, em que é a Marinha e pronto.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5319
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #143 em: Setembro 03, 2017, 10:35:00 pm »
As entidades portuguesas que integram o ECGFF são a Marinha, a Autoridade Maritima Nacional e a GNR.
http://www.ecgff.eu/home/21-chair/downloads/category/12-working-documents?download=34

Podiamos só ter uma Guarda Costeira como a maioria dos países, mas também podiamos ser como a Itália que apesar de ter Guarda Costeira não a livra de também ter 3 entidades. ou podiamos ser como a Dinamarca, em que é a Marinha e pronto.

Eu continuo achar, que quanto menos instituições melhor. A GNR pode ficar com o controlo terrestre costeiro, a marinha fica com o mar. 

Ainda no outro dia me questionei, todos os concelhos têm policias, mas corpos dos bombeiros não! Isto não faz sentido.

outro assunto sensível que muitas vezes me fazem pensar,  porque razão o Inem e os bombeiros fazem o mesmo trabalho?
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #144 em: Setembro 04, 2017, 02:58:00 am »
Já em 2013 se discutia uma possível unificação no seio das Forças de Segurança e estamos em 2017 exatamente na mesma...

http://www.defesa.pt/Documents/20130307_IDN_reforma_do_estado_soberania_jan2013.pdf
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #145 em: Setembro 04, 2017, 09:39:13 am »
Ainda no outro dia me questionei, todos os concelhos têm policias, mas corpos dos bombeiros não! Isto não faz sentido.

Eu pensava que tinham :o, até a terrinha dos meus país no Minho tem bombeiros voluntários. O problema é que os bombeiros não são do governo, alguns sáo das câmaras municipais, mas a maior parte são das Associações, acho que é assim, e essas associações são independentes do governo ou câmaras, tem é acordos com essas entidades, com a Protecção Civil, INEM, etc, acho que é um sistema complicado.

Citar
outro assunto sensível que muitas vezes me fazem pensar,  porque razão o Inem e os bombeiros fazem o mesmo trabalho?

Acho que "o trabalho" é do INEM, mas como eles não tem pessoal para estar nas terrinhas todas, "emprestam/dão (não sei ao certo)" uma ambulância aos bombeiros de uma certa região para eles usarem nas emergências médicas a pedido do INEM, é um dos tais acordos.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #146 em: Setembro 04, 2017, 10:09:20 am »
Ainda no outro dia me questionei, todos os concelhos têm policias, mas corpos dos bombeiros não! Isto não faz sentido.

outro assunto sensível que muitas vezes me fazem pensar,  porque razão o Inem e os bombeiros fazem o mesmo trabalho?

Quando refere que todos os concelhos têem polícias, está a referir-se à PSP + GNR, certo?
Dou-lhe o exemplo do distrito de Viseu, só 2 dos 24 concelhos têem PSP (Viseu e Lamego), todos os restantes concelhos estão sob a alçada da GNR. No interior do país é raro o concelho que tenha PSP, só capitais do distrito e pouco mais!

E mesmo os destacamentos de cada concelho não têem sequer operacionais suficientes para patrulhar o concelho (estou a falar de 1 só patrulha!). É muito frequente haver um acidente por exemplo no concelho de Sernancelhe e vir uma patrulha de Penedono ou de Moimenta, porque Sernancelhe não tem nenhuma disponível naquele instante.

Mas também pergunto se a PSP é o mais apropriado para o interior do país com sedes de concelho com 1.000 ou pouco mais habitantes!!!!!! Vejo-a muito mais como força citadina e sem meios sequer para andar em percursos sem alcatrão. O caso mais mediático do que descrevo foi o caso do Palito, tiveram de chamar a Cavalaria da GNR para patrulhar a área, porque..... a maior parte do terreno não é acessível por qualquer veículo!
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #147 em: Setembro 04, 2017, 10:14:26 am »
Ainda no outro dia me questionei, todos os concelhos têm policias, mas corpos dos bombeiros não! Isto não faz sentido.

Eu pensava que tinham :o, até a terrinha dos meus país no Minho tem bombeiros voluntários. O problema é que os bombeiros não são do governo, alguns sáo das câmaras municipais, mas a maior parte são das Associações, acho que é assim, e essas associações são independentes do governo ou câmaras, tem é acordos com essas entidades, com a Protecção Civil, INEM, etc, acho que é um sistema complicado.

Citar
outro assunto sensível que muitas vezes me fazem pensar,  porque razão o Inem e os bombeiros fazem o mesmo trabalho?

Acho que "o trabalho" é do INEM, mas como eles não tem pessoal para estar nas terrinhas todas, "emprestam/dão (não sei ao certo)" uma ambulância aos bombeiros de uma certa região para eles usarem nas emergências médicas a pedido do INEM, é um dos tais acordos.

Julgo que todos os concelhos têem corpos de Bombeiros voluntários. Normalmente o Município lá do sítio "controla" a Direcção da Associação ou quando tal não acontece, vemos as guerras do costume nos telejornais, das Direcções das Associações (eleitas pelos sócios) contra o Comando dos Bombeiros (operacionais).
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5319
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #148 em: Setembro 05, 2017, 10:19:44 pm »
Ainda no outro dia me questionei, todos os concelhos têm policias, mas corpos dos bombeiros não! Isto não faz sentido.

outro assunto sensível que muitas vezes me fazem pensar,  porque razão o Inem e os bombeiros fazem o mesmo trabalho?

Quando refere que todos os concelhos têem polícias, está a referir-se à PSP + GNR, certo?
Dou-lhe o exemplo do distrito de Viseu, só 2 dos 24 concelhos têem PSP (Viseu e Lamego), todos os restantes concelhos estão sob a alçada da GNR. No interior do país é raro o concelho que tenha PSP, só capitais do distrito e pouco mais!

E mesmo os destacamentos de cada concelho não têem sequer operacionais suficientes para patrulhar o concelho (estou a falar de 1 só patrulha!). É muito frequente haver um acidente por exemplo no concelho de Sernancelhe e vir uma patrulha de Penedono ou de Moimenta, porque Sernancelhe não tem nenhuma disponível naquele instante.

Mas também pergunto se a PSP é o mais apropriado para o interior do país com sedes de concelho com 1.000 ou pouco mais habitantes!!!!!! Vejo-a muito mais como força citadina e sem meios sequer para andar em percursos sem alcatrão. O caso mais mediático do que descrevo foi o caso do Palito, tiveram de chamar a Cavalaria da GNR para patrulhar a área, porque..... a maior parte do terreno não é acessível por qualquer veículo!

estava mais a referir me à Policia Municipal!

Por exemplo  Guimarães e Vila Nova de Famalicão não têm bombeiros profissionais, mas enterram o dinheiro camarário na policia municipal.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #149 em: Setembro 05, 2017, 10:42:05 pm »
Uma policia municipal dá lucro... Bombeiros não.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."