Finalmente: Leopard II para Portugal

  • 1706 Respostas
  • 478490 Visualizações
*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1513
  • Recebeu: 468 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +310/-191
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1350 em: Janeiro 15, 2023, 03:36:26 pm »
Não faz sentido trocar os Leos por VCI.

A única opção sensata é adquirir CV90, com spike já integrado, e as versões restantes como PM, comando, recon, etc


Fazer o mesmo enormíssimo erro que os Holandeses fizeram seria retroceder nas capacidades do Exército

E Pizarro sinceramente nem pensar



Faz todo o sentido trocar esses CC por VBCI, pelos motivos apresentados por mim.
Mas gostava de saber em que se baseia para dizer que não faz sentido.

Os Holandeses erraram em quê?
Já agora seria bom explicar.

Mas retroceder em quais capacidades do Exército Português ?

Os 37 CC tem algum peso de decisão no campo de batalha, se não os tivermos que capacidades reais se perdem ?
Nenhuma, meu caro, nenhuma!!
 
E quanto ao CV90 ou o Pizarro são o quê?
Não estão na mesma classe ?
Era muito mais útil em termos de capacidades o Exército possuir dois BiMec na BriMec em vez de ter o GCC e o BiMec que actualmente possui.

Abraços
Os Holandeses erraram porque acharam que tanques não eram mais necessários e venderam-nos ao desbarato, permitindo-nos arranjar 37 bons tanques a preço de saldo
Os Belgas fizeram o mesmo, e ainda levaram mais longe ao se verem livres de tudo o tinha lagartas.....
Se 37 é pouco? É, mas é melhor que 0
Além disso não esquecer que os Holandeses alugam 18 Leos aos alemães e servem juntos no 414 pz btn (se não estou em erro) porque se aperceberam que o que fizeram foi um erro

Percebo que seja mais mas mesmo mais que urgente trocar o caixão de alumínio mas não vejo como boa opção nos livrarmos de tanques, até porque por este andar eles só voltariam no dia de São Nunca

 
Aqui vou mais para os achismos mas será que seria boa ideia passar para 2 BImec? talvez não seria melhor manter 1, tê-lo bem equipado e depois eventualmente com mais pessoas interessadas iniciar a formação de um segundo?

O que eu quero dizer é que, para mim acho mais importante o exército focar-se em resolver os seus problemas de condições, equipamento, carreira e etc etc do que acrescentar unidades e manter os mesmos problemas
Mas lá está é um bocado achismos, para mim prefiro uma força até uma força mais pequena e bem equipada e depois a partir dai ir crescendo


Pizarro pode ser um VCI como o CV90 mas por algum motivo o CV90 tem sido um sucesso de vendas

Para o CV90 as versões todas desde comando a shorad estão prontas para compra e equipariam perfeitamente a Brigada toda, além da integração de Spike já pronta, algo obrigatório. O número de países que os usa também facilitaria a aquisição de peças e reduziria custos.
Neste momento é o melhor VCI no mercado e um que está pronto para hoje e para o futuro próximo

 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 3995
  • Recebeu: 2592 vez(es)
  • Enviou: 2136 vez(es)
  • +5703/-2792
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1351 em: Janeiro 15, 2023, 07:09:31 pm »
Não querendo entrar em discussão o que era melhor, o CV90 que parece excelente, mas algo mais adaptado a geografia montanhosa e de bosques por todo o lado da Suécia. Diferente de zonas onde operam Leopard 2 e outros.
Temos os Pandur que foi a escolha seguida de forças médias, sem qualquer sistema moderno AA e AC e nem isso metem. O que não faltam são "torres" até mistas a operar sistemas desses. Tomara que os metessem nesses e porta morteiros e a coisa já ficava mais decente.

O CC ainda irá andar por cá muito tempo como se vê, desde que moderno. E o que falta é também isso, modernizar e até os tais 18 que faltam. Não é nenhum pesadelo logístico comparando com outros Países.
Alguns Países dão passos e depois arrependem-se. Também se tem visto isso na Europa
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8601
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1352 em: Janeiro 19, 2023, 08:38:54 pm »
Zelensky afirma que Portugal "está disponível" para enviar tanques
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/zelensky-afirma-que-portugal-esta-disponivel-para-enviar-tanques
Citar
Portugal está disponível para enviar tanques para a Ucrânia, esperando apenas a permissão da Alemanha, o país que tem as licenças dos mesmos.

Esta informação foi revelada esta quinta-feira por Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, durante uma conferência de imprensa onde também esteve Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu, que esta tarde já tinha manifestado o apoio a Zelensky.

"Eles estão motivados e apoiam-nos, mas estão à espera de um documento correspondente daqueles estados que têm o direito de concedê-lo. A Polónia está pronta e, para ser honesto, Finlândia, Portugal, Espanha, e outros países estão prontos para fornecer-nos um pequeno número de tanques que eles têm ao serviço. Estamos todos à espera do consentimento do país que detém os direitos de certas licenças relevantes", disse.

Isto só pode ser uma brincadeira, temos apenas 37 Leopards 2A6. ::)
 

*

crachatt

  • Membro
  • *
  • 7
  • +2/-2
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1353 em: Janeiro 19, 2023, 10:08:17 pm »
Zelensky afirma que Portugal "está disponível" para enviar tanques
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/zelensky-afirma-que-portugal-esta-disponivel-para-enviar-tanques
Citar
Portugal está disponível para enviar tanques para a Ucrânia, esperando apenas a permissão da Alemanha, o país que tem as licenças dos mesmos.

Esta informação foi revelada esta quinta-feira por Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, durante uma conferência de imprensa onde também esteve Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu, que esta tarde já tinha manifestado o apoio a Zelensky.

"Eles estão motivados e apoiam-nos, mas estão à espera de um documento correspondente daqueles estados que têm o direito de concedê-lo. A Polónia está pronta e, para ser honesto, Finlândia, Portugal, Espanha, e outros países estão prontos para fornecer-nos um pequeno número de tanques que eles têm ao serviço. Estamos todos à espera do consentimento do país que detém os direitos de certas licenças relevantes", disse.

Isto só pode ser uma brincadeira, temos apenas 37 Leopards 2A6. ::)

Não faz qualquer sentido.. a não ser que seja uma forma dele fazer pressão para deixar os governos sem margem de manobra perante a opinião publica.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18187
  • Recebeu: 5488 vez(es)
  • Enviou: 5851 vez(es)
  • +7123/-9508
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1354 em: Janeiro 20, 2023, 07:20:20 am »
E o costa ralado, por ele iam logo os 37
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 3995
  • Recebeu: 2592 vez(es)
  • Enviou: 2136 vez(es)
  • +5703/-2792
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1355 em: Janeiro 20, 2023, 11:53:45 am »
E o costa ralado, por ele iam logo os 37


Já estava resolvido o problemas dos upgrades nos existentes. E podiam desviar o dinheiro para as coisas habituais onde esbanjam
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8466
  • Recebeu: 3846 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1356 em: Janeiro 20, 2023, 02:36:40 pm »
Pelo Costa, ia logo tudo, despachava-se o equipamento todo das FA. Quanto ao "não fazer sentido" para os ucranianos os nossos "apenas" 37, faz, porque seriam 37, a somar a outros 60 ou 70. Os ingleses vão dar 14 Challenger.

Resta-nos a esperança que sejam apenas fornecidos das versões A4 e A5, que são os que pode haver mais em reserva, sendo o A6 o CC de primeira linha de muitos países.

Se forem doados os nossos, acho que podemos dizer adeus ao CC nas forças armadas portuguesas, e acho que também será um dado adquirido que, seriam doados, e não teríamos nada em troca, seria, essencialmente, cortar uma capacidade sem melhorar outra. Por isso qualquer ideia de que abdicar dos CCs vai permitir melhorar o Exército noutras vertentes, é mito, basta ver que este governo procura qualquer desculpa para não investir na Defesa. Basta ver que até para doar os M-113, andaram a mendigar boleia para os levar lá, que não queriam gastar uns tostões no seu transporte, iam agora gastar 200 ou 300 milhões em IFVs novos?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 3995
  • Recebeu: 2592 vez(es)
  • Enviou: 2136 vez(es)
  • +5703/-2792
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1357 em: Janeiro 20, 2023, 02:47:28 pm »
Pelo Costa, ia logo tudo, despachava-se o equipamento todo das FA. Quanto ao "não fazer sentido" para os ucranianos os nossos "apenas" 37, faz, porque seriam 37, a somar a outros 60 ou 70. Os ingleses vão dar 14 Challenger.

Resta-nos a esperança que sejam apenas fornecidos das versões A4 e A5, que são os que pode haver mais em reserva, sendo o A6 o CC de primeira linha de muitos países.

Se forem doados os nossos, acho que podemos dizer adeus ao CC nas forças armadas portuguesas, e acho que também será um dado adquirido que, seriam doados, e não teríamos nada em troca, seria, essencialmente, cortar uma capacidade sem melhorar outra. Por isso qualquer ideia de que abdicar dos CCs vai permitir melhorar o Exército noutras vertentes, é mito, basta ver que este governo procura qualquer desculpa para não investir na Defesa. Basta ver que até para doar os M-113, andaram a mendigar boleia para os levar lá, que não queriam gastar uns tostões no seu transporte, iam agora gastar 200 ou 300 milhões em IFVs novos?

O Costa, e dada a postura apátrida que tem, para cair em graça até os dava. Resta saber o que o Exército tem a dizer ou se ficam mudos. Se calhar também seguem alguma filosofia não combatente da Marinha e trocam por Mercedes e tacos de golf.

A verdade é que consta como o Leopard 2 fazerem o upgrade até 2025. Upgrade que os aproximava um apouco dos A7, tendo algumas das capacidades.
Assim já nem isso e ficam felizes.
Cada vez mais perto da tropa modelo expedicionário em África. Brigadas médias e ligeiras
« Última modificação: Janeiro 20, 2023, 04:01:24 pm por Pescador »
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 764
  • Recebeu: 341 vez(es)
  • Enviou: 1624 vez(es)
  • +983/-189
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1358 em: Janeiro 20, 2023, 03:08:02 pm »
Tenho alguma dificuldade em entender o silencio que paira sempre nas FA neste tipo de coisas.
De quem vê de fora, como é o meu caso, a ideia que passa é que está tudo bem, tamos mais que preparados e não há necessidades. Não vejo ninguém a por o dedo na ferida e a pedir melhores condições (sem ser ordenados) e meios.

Caso alguém me consiga explicar, agradeço. Sem ironia
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18187
  • Recebeu: 5488 vez(es)
  • Enviou: 5851 vez(es)
  • +7123/-9508
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1359 em: Janeiro 20, 2023, 03:30:12 pm »
Tenho alguma dificuldade em entender o silencio que paira sempre nas FA neste tipo de coisas.
De quem vê de fora, como é o meu caso, a ideia que passa é que está tudo bem, tamos mais que preparados e não há necessidades. Não vejo ninguém a por o dedo na ferida e a pedir melhores condições (sem ser ordenados) e meios.

Caso alguém me consiga explicar, agradeço. Sem ironia

Simples
Ninguém se quer arriscar a ficar sem as reformas e as mordomias.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899, Pescador

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 3995
  • Recebeu: 2592 vez(es)
  • Enviou: 2136 vez(es)
  • +5703/-2792
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1360 em: Janeiro 20, 2023, 04:01:56 pm »
Tenho alguma dificuldade em entender o silencio que paira sempre nas FA neste tipo de coisas.
De quem vê de fora, como é o meu caso, a ideia que passa é que está tudo bem, tamos mais que preparados e não há necessidades. Não vejo ninguém a por o dedo na ferida e a pedir melhores condições (sem ser ordenados) e meios.

Caso alguém me consiga explicar, agradeço. Sem ironia

Simples
Ninguém se quer arriscar a ficar sem as reformas e as mordomias.

Cobardes
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18187
  • Recebeu: 5488 vez(es)
  • Enviou: 5851 vez(es)
  • +7123/-9508
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1361 em: Janeiro 20, 2023, 04:08:36 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 764
  • Recebeu: 341 vez(es)
  • Enviou: 1624 vez(es)
  • +983/-189
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1362 em: Janeiro 20, 2023, 04:59:23 pm »
Tenho alguma dificuldade em entender o silencio que paira sempre nas FA neste tipo de coisas.
De quem vê de fora, como é o meu caso, a ideia que passa é que está tudo bem, tamos mais que preparados e não há necessidades. Não vejo ninguém a por o dedo na ferida e a pedir melhores condições (sem ser ordenados) e meios.

Caso alguém me consiga explicar, agradeço. Sem ironia

Simples
Ninguém se quer arriscar a ficar sem as reformas e as mordomias.

portanto simplificando: O "eu" está à frente da pátria
Se precisássemos algum dia desta gente eram os primeiros a render-se para salvar a pele....

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1363 em: Janeiro 21, 2023, 02:36:26 am »
Portugal apenas ofereceu treino para os Ucranianos nos Leopard 2.

O que se fala é Portugal ceder carros de combate  operacionais e depois receber os carros de combate reconstruidos pela Rheinmetall. Caso contrario os Leopard da Rheinmetall só estariam disponíveis em 2024 para a Ucrânia.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18187
  • Recebeu: 5488 vez(es)
  • Enviou: 5851 vez(es)
  • +7123/-9508
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1364 em: Janeiro 21, 2023, 08:52:14 am »
Tenho alguma dificuldade em entender o silencio que paira sempre nas FA neste tipo de coisas.
De quem vê de fora, como é o meu caso, a ideia que passa é que está tudo bem, tamos mais que preparados e não há necessidades. Não vejo ninguém a por o dedo na ferida e a pedir melhores condições (sem ser ordenados) e meios.

Caso alguém me consiga explicar, agradeço. Sem ironia

Simples
Ninguém se quer arriscar a ficar sem as reformas e as mordomias.

portanto simplificando: O "eu" está à frente da pátria
Se precisássemos algum dia desta gente eram os primeiros a render-se para salvar a pele....

Mas tens dúvidas? Para esta malta isto é um emprego como qualquer outro.

Alguns passavam a comentadores numa TV russa qualquer
« Última modificação: Janeiro 21, 2023, 08:54:53 am por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador