SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)

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Lusitano89

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #210 em: Dezembro 13, 2023, 09:38:28 am »
Novos caças Gripen chegam ao Brasil (AO VIVO)


 

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Vitor Santos

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #211 em: Dezembro 13, 2023, 10:56:33 am »
Chegou mais um caça Saab F-39 Gripen da FAB


Citar
Chegou ontem (11/12) ao Porto de Navegantes (SC) o navio MV Florijngracht de bandeira holandesa, trazendo mais um caça Saab F-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O avião matrícula FAB 4107 é o oitavo do tipo entregue ao Brasil. O primeiro, FAB 4100, que chegou em setembro de 2020, segue em Gavião Peixoto (SP) vinculado ao GFCT (Gripen Flight Test Centre).

Os demais caças Gripen, FAB 4101 a 4106, foram incorporados ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás. O FAB 4108 deve chegar em fevereiro de 2024.


 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2023/12/12/chegou-mais-um-caca-saab-f-39-gripen-da-fab/
« Última modificação: Dezembro 13, 2023, 10:57:11 am por Vitor Santos »
 

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #212 em: Dezembro 13, 2023, 10:57:40 am »

 

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #213 em: Dezembro 13, 2023, 11:06:01 am »




 
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #214 em: Dezembro 14, 2023, 09:14:02 pm »
Caça Gripen realizando teste de motor - Força Aérea Brasileira


 

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #215 em: Dezembro 15, 2023, 02:15:04 pm »
Decolagem do CAÇA GRIPEN para Anápolis-GO


 

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MMaria

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #216 em: Dezembro 17, 2023, 04:18:08 pm »
Holas.

Decolagem do CAÇA GRIPEN para Anápolis-GO



Muito bom, Navegantes dista de Anápolis uns 1200 km, sem necessidade de tanque auxiliar e uma corrida de descolagem de 12 segundos com uns 410m de pista utilizada.

Sds!
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #217 em: Dezembro 18, 2023, 08:57:45 pm »
O Navio Mercante que transporta os Caças Gripen da Suécia para o Brasil


 

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #218 em: Dezembro 24, 2023, 05:46:04 am »
Por que vão embarcados em navio? Era mais rápido e menos sujeito a danos se voassem da Suécia para o Brasil.
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raphael

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #219 em: Dezembro 24, 2023, 08:20:44 am »
Por que vão embarcados em navio? Era mais rápido e menos sujeito a danos se voassem da Suécia para o Brasil.

porque fica substancialmente mais caro...

além de que para a travessia do atlântico, mesmo com pit stop nas lajes deve exigir reabastecedor...
« Última modificação: Dezembro 24, 2023, 08:23:17 am por raphael »
Um abraço
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tenente

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #220 em: Dezembro 24, 2023, 11:53:00 am »
Por que vão embarcados em navio? Era mais rápido e menos sujeito a danos se voassem da Suécia para o Brasil.

porque fica substancialmente mais caro...

além de que para a travessia do atlântico, mesmo com pit stop nas lajes deve exigir reabastecedor...

Atravessia do atlântico, a caminho do Brasil, com escala técnica nas Lages ????
Com essa rota, ainda fica bem mais caro.
Essa rota para o atlântico Sul é nova ??

Não será melhor fazerem escala em tenerife/ Cabo Verde, poupam no JetA-1 e  numas HV.

Mas se precisarem de AAR, a FAB nao possui KC390 ?

Cumprimentos
« Última modificação: Dezembro 24, 2023, 11:55:18 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #221 em: Dezembro 26, 2023, 02:15:32 am »
Então mas o Gripen não é o caça mais barato de operar em toda a historia da aviação, com um custo/HV cinco vezes inferior à concorrência? E se a aeronave for danificada no processo de embarque/desembarque então o custo deve ficar substancialmente mais barato... Aeronaves de caça fizeram-se para voar, não para serem embarcadas em navios de carga, já para não falar das vantagens que um ferry flight traz aos pilotos em termos de HV e prática de técnicas de navegação e outros procedimentos inerentes a voar em parelha durante longas horas.
Talent de ne rien faire
 
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #222 em: Dezembro 26, 2023, 03:49:27 am »
é perguntar aos brasileiros porque não os levam em voo...
Um abraço
Raphael
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #223 em: Dezembro 26, 2023, 04:22:28 pm »
Afinal, por que os caças Gripen vieram de navio para o Brasil e não voando?


Após a chegada, de navio, dos dois primeiros caças Gripen NG de série ao Brasil, muitas pessoas se perguntaram o porquê de eles não virem voando.

Como os aviões não vieram voando para o Brasil, mas sim de navio, perguntas floresceram. O meio de transporte gerou muitas dúvidas dos leitores, sobretudo porque o desembarque aconteceu em Santa Catarina, um dos estados brasileiros mais distantes da Suécia.

Dentre as perguntas feitas, elencamos abaixo as principais, que foram respondidas por pessoas ligadas à operação das aeronaves.

Por que não veio voando?

O Gripen E/F é um caça novo, baseado no antigo Gripen A/B/C/D, mas com muitas modificações, e ainda não foi homologado por nenhuma autoridade aeronáutica. Com isso, fica mais difícil de países aceitarem o sobrevoo, ainda mais se tratando de uma aeronave militar.

Outro tema seria a distância e a quantidade de países sobrevoados (8 espaços aéreos) num total de 10.000 quilômetros de distância.

Por sua vez, a distância máxima que o Gripen conseguiria voar sem ser reabastecido, na configuração de translado (sem armas) e com dois tanques auxiliares sob as asas, é de 4.000 km, sendo necessário ao menos duas paradas no trajeto. Toda essa operação seria extremamente custosa, já que além do preço do combustível em si (que tem subido).

O Gripen, como qualquer caça, moderno, é abastecido com JP-8, que é querosene de aviação militar, disponível apenas em bases aéreas, não em aeroportos civis.


Por que não veio sendo reabastecido?

Outra pergunta foi sobre a possibilidade de ele vir sendo reabastecido em voo, economizando ao menos uma escala e resolvendo em parte a questão do reabastecimento de JP-8.

No entanto, isso levanta novamente o problema de se requerer mais um avião (ao menos) na operação, encarecendo custos e necessitando de mais autorizações. Além disso, a própria FAB ainda não está acostumada com o reabastecimento em voo do Gripen usando o KC-390.

Por que Navegantes e não Rio, Natal ou Santos?

Esta pergunta foi a mais recorrente. E a resposta pode parecer mais simples que pareça: apesar destas três cidades serem bem maiores do que Navegantes, os seus portos não são tão próximos dos aeroportos.

O Portonave, onde o Gripen NG desembarcou, está a menos de 3 quilômetros do Aeroporto Internacional de Navegantes, com um traçado favorável pelas ruas da cidade.

Todos os outros aeroportos brasileiros de onde Gripen poderia partir estão distantes de portos. A FAB e a SAAB tem se precavido, e quanto menos o Gripen andar nas ruas, pegar trânsito e ficar exposto, melhor.

Sendo assim, a opção mais barata e viável foi passar com o avião pelas ruas de Navegantes, o que deve ocorrer novamente com a chegada dos próximos produzidos no exterior.


 :arrow:  https://aeroin.net/afinal-por-que-os-cacas-gripen-vieram-de-navio-para-o-brasil-e-nao-voando/
 
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #224 em: Dezembro 26, 2023, 04:32:22 pm »
Lá está certificações, guito e disponibilidade/preço do combustível
Um abraço
Raphael
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