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Força Aérea Portuguesa / Re: Avistamentos de aeronaves militares
« Última mensagem por tenente em Hoje às 12:34:55 pm »
Low pass do C-130H "16805" sobre a pista 20 do Aeroporto Humberto Delgado, no passado dia 3/05. 8)



Afirmativo CG, eu estava lá, no Twy whishey, e por causa da Torre e do quartel dos socorros, quando me apercebi do C em voo rasante, não tive tempo de sacar o telemóvel.

Excelente Foto.

Abraço
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por ricardonunes em Hoje às 12:32:41 pm »
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It's official now
Russian Ministry of Defense: Russia launches a ground attack in the Kharkiv region of Ukraine

Parece que com 50 000 homens
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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Política em Portugal
« Última mensagem por P44 em Hoje às 12:27:38 pm »
Governo diz que Portugal pode ser suspenso de Schengen

Atraso na instalação do novo sistema de controlo de fronteiras que tem de ser validado em julho

O Governo considera que há um risco de Portugal ser suspenso do Espaço Schengen devido a um atraso na instalação dos sistemas necessários para a entrada em vigor dos novos sistemas de controlo de fronteiras na UE. Em causa estão equipamentos que têm de ser testados e validados até julho — data em que os Estados-membros têm de fazer uma declaração de prontidão — mas cujos procedimentos ainda não estão concluídos.

https://expresso.pt/semanario/primeiro/em-destaque/2024-05-09-governo-diz-que-portugal-pode-ser-suspenso-de-schengen-d0bdf108
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Exército Português / Re: Pandur II
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 12:16:48 pm »
https://www.facebook.com/share/r/XwN3G6MxUX9BY61m/

Mais um caso de um tipo de arma que "não temos" veículos para ela. Tinham de se mandar vir de Marte

Aquela suspensão ao fim de vinte ou trinta disparos há de ficar boa sim ...
Costumo nestes casos lembrar que até em Portugal temos exemplos de plataformas onde foram instaladas armas, desadequadas para a dimensão da viatura.

Exemplo é o V150, um veículo equivalente ao Chaimite (com casco moldado e não casco soldado como o da Chaimite) e que recebeu uma torre com uma peça de 90mm.

Aquilo até fica muito guerreiro e fica até bem em paradas militares. O problema, é que o problema detetado em Portugal foi detetado em outros países. A energia do recuo, quando a peça dispara, por muitos cuidados que se tenha, tem sempre que ir para algum lugar e numa viatura de quatro rodas isso fica complicado.
O resultado é sempre o mesmo, e as rachaduras na estrutura começam a aparecer por aqui e por ali.

Os fabricantes gostam sempre de apresentar as suas armas como as mais eficientes e flexiveis que existem no mundo, mas a realidade acaba sempre por ser mais complicada...

No entanto, há sistemas deste tipo que tentaram pelo  menos resolver o problema da absorção da energia, colocando literalmente o morteiro no chão, sendo depois recolhido para sair da área.
O problema, evidentemente, é o tempo que demora para voltar a montar o estaminé.


A viatura Pandur-II evidentemente, teria capacidade para operar um morteiro de 120mm e é uma das falhas mais graves de todo o programa, juntamente com a falta de um sistema anti-aéreo de curto alcance

A Pandur com 120 e outras mais ligeiras com 81 seria bom. O Vantac pode operar um 81

https://tecnodefesa.com.br/morteiros-autopropulsados-um-sistema-de-armas-consolidado/

E nem todos os 120 são disparados de dentro do veiculo, mas nas viaturas mais ligeiras com um sistema basculante apoiando no solo

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Exército Brasileiro / Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Última mensagem por Vitor Santos em Hoje às 12:16:15 pm »
VBC Cav – Os Centauro II BR estão chegando


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Passado mais de um ano da assinatura do contrato entre o Exército Brasileiro (EB) e o Consórcio Iveco–OTO Melara (CIO), para a aquisição inicial de 98 viaturas blindada de combate Cavalaria (VBC Cav) 8X8 Centauro II, finalmente a primeira viatura está pronta.

Em fotos divulgadas recentemente, que foram tiradas na sede da IDV, em Bolzano, no dia 07 de maio, revelam a primeira viatura com a camuflagem no padrão do Exército Brasileiro (EB).


Esta viatura esta sendo preparada para o embarque para o Brasil, que deverá ocorrer nas próximas semanas. A segunda permanecerá na Itália para testes finais, mas deverá embarcar para o Brasil em meados do próximo semestre.

A VBC Cav Centauro II BR passou por uma série de avaliações por militares do EB na Itália e, após sua chegada ao Brasil, que está prevista para o inicio do próximo semestre, será iniciada a última etapa da avaliação técnica e operacional no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Rio de Janeiro (RJ), visando o aceite e adoção, com previsão para que isso ocorra no final deste ano.

Estava prevista uma avaliação no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), em Santa Maria (RS), mas segundo fontes consultadas por T&D, devido as graves inundações que ocorreram no Estado do Rio Grande do Sul, todo o processo poderá ocorrer no CAEx.


 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/vbc-cav-os-centauro-ii-br-estao-chegando/
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Exército Português / Re: Substituição dos M113
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 12:14:20 pm »
Podíamos comprar umas ZPU 4 de 14,5 mm excedentes por esse mundo fora  ;D ;D ;D
Isto agora por aqui já ninguém sabe em que liga joga

Mas 14,5mm não é standard NATO..  :mrgreen:  que tal esta am 12.7mm? 

Estava a gozar. Isto agora um dia destes podemos ser como o Brasil  outros híbridos, dormimos com quem calhar.

Sistemas AA são mais que muitos. Parte deles aproveita equipamentos já existentes, e sofreram modificações/melhoramentos para serem muito mais eficazes. A questão é que não se faz nada. E inventam exercícios de defesa aere com bitubo 20mm e stinger, como anos atrás de fazia com as Boford 40 mm com miras de ferro. É tão patético, que nem no terceiro mundo se vê

Mas calma, em 2017 planearam gastar uns estonteantes 46 milhões, que entretanto passou  36 M para meios de defesa aérea a chegar lá para 2026.

Isto sim épico. É só comparar com a facilidade com que se gastam centenas de milhões com os manos do sitio onde se compara casas de luxo a gente bem colocada cá
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Portugal / Re: Sector Rodoviário
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 12:00:03 pm »
Campanha "Ao volante, o telemóvel pode esperar"


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Força Aérea Portuguesa / Re: KC-390 na FAP
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 11:52:53 am »
Já não devia estar cá o 2º?

Segundo consta, deveria ter chegado no primeiro trimestre de 2024...

Segundo o maioral da FAP fim do segundo semestre fará o primeiro vôo.

Então só pela altura do Natal? ???
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Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 11:48:55 am »
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REPARAÇÃO DAS ASAS DA AERONAVE F-16 N/C 15109   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A.   7.830,00 €   03-05-2024

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=10697947

Aparentemente já estará resolvido, até porque o prazo de execução mencionado era de 2 dias.

(Foto de ontem em Monte Real, 09/05. Autoria: Rui Bruno)



Mais fotos tiradas ontem na BA5 (Crédito: Rui Bruno)




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