SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)

  • 278 Respostas
  • 43895 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
« Última modificação: Fevereiro 14, 2024, 09:45:22 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, MMaria

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 216
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 58 vez(es)
  • +20/-143
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #241 em: Fevereiro 14, 2024, 10:10:33 am »
Aprender para não fazer figura de bobo. Entende? A estupidez é evidente e continua a ser provada, sempre que posta. Parece que humildade não é suficiente, um pouco de boa educação também vinha a calhar.

Mal interpretação ou não me fiz entender, se foi esse o caso então peço desculpas (e cá está a humildade que me foi pedida).
Vamos começar de novo.

É que se especula que a FAB iria atrás de F-16 usados, quando reproduzi o título perguntando sobre os '30 f-16' da FAP deveria ter complementado: se não interessaria vende-los, até por isso que a pergunta seguinte é se não aceitariam troca por ST. Se estivesse num fórum chileno, danes, ou do raio que o parta, mas que tenha o avião, provavelmente faria a mesma pergunta.
Era só uma simples critica à ideia da FAB em forma de bom humor, uma coisa que começo entender que não existe por aqui e quanto à educação, a devolvo da mesma maneira que recebo.

Capisce?

 
« Última modificação: Fevereiro 14, 2024, 10:39:52 am por MMaria »
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1563
  • Recebeu: 500 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #242 em: Fevereiro 14, 2024, 06:25:57 pm »
Não percebo mesmo porque querem reduzir a compra de Gripen, é um bom avião, produzido em casa e será o melhor da América do Sul e Central

E com isso mandam a tralha dos AMX e F-5 desta para melhor de uma vez por todas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1362
  • Recebeu: 545 vez(es)
  • Enviou: 2222 vez(es)
  • +680/-119
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #243 em: Fevereiro 14, 2024, 08:24:51 pm »
Aprender para não fazer figura de bobo. Entende? A estupidez é evidente e continua a ser provada, sempre que posta. Parece que humildade não é suficiente, um pouco de boa educação também vinha a calhar.

Mal interpretação ou não me fiz entender, se foi esse o caso então peço desculpas (e cá está a humildade que me foi pedida).
Vamos começar de novo.

É que se especula que a FAB iria atrás de F-16 usados, quando reproduzi o título perguntando sobre os '30 f-16' da FAP deveria ter complementado: se não interessaria vende-los, até por isso que a pergunta seguinte é se não aceitariam troca por ST. Se estivesse num fórum chileno, danes, ou do raio que o parta, mas que tenha o avião, provavelmente faria a mesma pergunta.
Era só uma simples critica à ideia da FAB em forma de bom humor, uma coisa que começo entender que não existe por aqui e quanto à educação, a devolvo da mesma maneira que recebo.

Capisce?
A tua mensagem original dava a entender uma provocação de que não usávamos os nossos F-16 quando o oposto é verdade (usariamos mais se não tivessemos falta de pessoal e dinheiro para manutenção). Mas não, obviamente não vamos trocar F-16 por Super Tucano.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, MMaria

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 216
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 58 vez(es)
  • +20/-143
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #244 em: Fevereiro 14, 2024, 09:28:59 pm »
Não percebo mesmo porque querem reduzir a compra de Gripen, é um bom avião, produzido em casa e será o melhor da América do Sul e Central.

Nem eu, está dando muito rumor essa tal entrevista, mas é verdade que os números não dão com a baixa dos F-5M e A-1 esse número de 36, ou mesmo os 50 aventados com o tal de acréscimo de 25% do contrato. Especulações na própria noticia que coloquei o link antes:

Citar
...Atente-se, porém, que a fala do comandante não descarta um novo lote de Gripen, pelo contrário: Damasceno disse que a necessidade de mais caças, para além do contrato atual de 36 unidades, pode ser contemplada em parte com um segundo lote de Gripen e (enfatizamos que utilizou e, não ou) em parte com outra aeronave.
...
Se a decisão for adquirir caças F-16 para complementar os Gripen, muito provavelmente seriam unidades usadas e modernizadas. Resta saber de onde viriam essas aeronaves*.

Também comenta-se entre os profissionais da mídia de Defesa que a segunda aeronave poderia ser um LIFT (Lead-In Fighter Trainer), como o M-346, na versão de combate M-346FA.


https://www.aereo.jor.br/2024/02/13/comandante-da-aeronautica-diz-que-a-fab-pode-comprar-um-segundo-lote-de-cacas-gripen-e-tambem-uma-outra-aeronave/

* Foi nesse sentido que coloquei minha mensagem, de modo algum uma provocação de que não usam os F-16, vou editá-la.
Sds

« Última modificação: Fevereiro 14, 2024, 09:32:54 pm por MMaria »
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1362
  • Recebeu: 545 vez(es)
  • Enviou: 2222 vez(es)
  • +680/-119
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #245 em: Fevereiro 14, 2024, 09:30:47 pm »
Para a FAB o ideal seria um segundo caça com muita compatibilidade dos seus componentes com o JAS 39 mas não estou a ver que caça se enquadra...
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 216
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 58 vez(es)
  • +20/-143
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #246 em: Fevereiro 14, 2024, 09:42:23 pm »
Para a FAB o ideal seria um segundo caça com muita compatibilidade dos seus componentes com o JAS 39 mas não estou a ver que caça se enquadra...

Usado, o próprio JAS 39 C/D, por motivos óbvios?

Novo, FA-50 = motor da mesma família, aproximação com os coreanos por conta do KC?

'Tradição italiana' dos Xavante e AMX = M-346, inclusive aventado na própria nota?

Só pressão sobre os suecos para se decidirem pelo KC?

Sabe-se lá...
« Última modificação: Fevereiro 14, 2024, 09:42:50 pm por MMaria »
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1362
  • Recebeu: 545 vez(es)
  • Enviou: 2222 vez(es)
  • +680/-119
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #247 em: Fevereiro 14, 2024, 09:49:44 pm »
Para a FAB o ideal seria um segundo caça com muita compatibilidade dos seus componentes com o JAS 39 mas não estou a ver que caça se enquadra...

Usado, o próprio JAS 39 C/D, por motivos óbvios?

Novo, FA-50 = motor da mesma família, aproximação com os coreanos por conta do KC?

'Tradição italiana' dos Xavante e AMX = M-346, inclusive aventado na própria nota?

Só pressão sobre os suecos para se decidirem pelo KC?

Sabe-se lá...
Pois eu não sou grande conhecedor da família JAS 39 pelo que assumi que a aquisição de versões anteriores não servia os interesses do Brasil.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 216
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 58 vez(es)
  • +20/-143
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #248 em: Fevereiro 14, 2024, 09:59:16 pm »
Pois eu não sou grande conhecedor da família JAS 39 pelo que assumi que a aquisição de versões anteriores não servia os interesses do Brasil.

Para 'fazer número' acho que serviria, só uma ideia minha.
Pelo que me recordo da novela FX a FAB dizia que só compraria aviões novos... até na época tinha a história de leasing dos C/D enquanto não se entregavam os E/F, e que deu em nada. No mais, é bizarro pensar que, enquanto 'briga' com a LM para colocar o KC na Suécia em lugar dos C-130, o Brasil vá justo buscar os F-16 para sí.

Sds!

 
« Última modificação: Fevereiro 14, 2024, 10:04:27 pm por MMaria »
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1362
  • Recebeu: 545 vez(es)
  • Enviou: 2222 vez(es)
  • +680/-119
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #249 em: Fevereiro 14, 2024, 10:38:57 pm »
Pois eu não sou grande conhecedor da família JAS 39 pelo que assumi que a aquisição de versões anteriores não servia os interesses do Brasil.

Para 'fazer número' acho que serviria, só uma ideia minha.
Pelo que me recordo da novela FX a FAB dizia que só compraria aviões novos... até na época tinha a história de leasing dos C/D enquanto não se entregavam os E/F, e que deu em nada. No mais, é bizarro pensar que, enquanto 'briga' com a LM para colocar o KC na Suécia em lugar dos C-130, o Brasil vá justo buscar os F-16 para sí.

Sds!

 
E quem poderia fornecer essas versões? A própria Suécia?
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #250 em: Fevereiro 14, 2024, 10:52:38 pm »
O F16 é equivalente ao Gripen. Mas ao contrario do E é um caça já desenvolvido enquanto que o modelo da Saab, permitiu ao Brasil, não apenas ter acesso à tecnologia que no futuro poderá lhe permitir produzir um caça 100% seu, mas também participou como parceiro dos suecos no desenvolvimento do avião. Um dos exemplos é o cokpit, em que a tela única foi feita no Brasil:



Segundo ponto. A primeira tranche de Gripen E foi adquirida para substituir os Mirage 2000. Posteriormente e provavelmente serão adquiridos mais pela Fab, para substituir primeiro os F5 e depois os Amx.

https://olhardigital.com.br/2023/09/27/carros-e-tecnologia/fab-reduz-pedido-de-cacas-gripen-e-negocia-venda-de-avioes-militares-para-suecia/

Por último, percebo a escolha do Gripen E e tendo em conta as razões apontadas não discordo e até me parece uma opção plausível em termos de de vendas na América Centro e do Sul. Se não fossem essas as razões e para mim, teria escolhido o Super Hornet.



Saudações

P.S. Outra das razões para a escolha do Gripen seria o desenvolvimento conjunto da versão naval. Com o fim do S. Paulo, provavelmente caiu.



P.S. 2 - A FAb opera com os aparelhos E99/R99. Na realidade os caças são sobretudo vectores de misseis Ar Ar. E isso até os A4 modernizado, pode lançar misseis de curto e médio alcance. Por isso a substituição dos caças nunca foi muito urgente.



https://www.defesaaereanaval.com.br/artigos/exclusivo-programa-de-modernizacao-dos-cacas-af-11a-da-marinha-do-brasil

Citar
Já a versão BVR ainda é uma incógnita, mas o radar permite a integração do míssil Derby, já utilizado pela FAB.

P.S. 3 - Os suecos tem um kit de modernização das versões mais antigas para o padrão E. Uma serie deles vão ser modernizados pois no maximo a Saab recebeu 70 encomendas do novo E para a FAS.

Citar
In December 2022 Sweden ordered an upgrade package from Saab for a number of their Gripen C/D fighters. The upgrade includes new engines, a new radar and a new electronic warfare system. The order value is approximately SEK 3.5 billion and the contract period is 2023–29.[179] In September 2023 Swedish FMV and Saab signed additional orders for the Gripen E and C/D versions. The new orders enables the C/D version to continue serving after 2030 parallel with the introduction of the E

https://en.wikipedia.org/wiki/Saab_JAS_39_Gripen

 
« Última modificação: Fevereiro 14, 2024, 10:57:56 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10047 vez(es)
  • +8453/-245
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #251 em: Fevereiro 14, 2024, 11:47:46 pm »
O Gripen foi a melhor escolha para a FAB. Reduzir o número de futuras células é um erro crasso. A segunda melhor opção seria o Rafale, que é bastante mais caro. O Super Hornet, com todas as restrições que os américas impõe, não seria, quanto a mim, uma boa opção.

MM, a escolha de palavras foi infeliz e a sua mensagem não passou. Mas continuemos. No hard feelings.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 216
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 58 vez(es)
  • +20/-143
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #252 em: Fevereiro 15, 2024, 01:23:57 am »
Reduzir o número de futuras células é um erro crasso.

Pode contar, se chegar em 50 Gripens já será para soltar rojões: já acalma as coisas porque dão para um esquadrão na Capital, outro no Rio e um no Sul (os argentinos, já sabes). O resto do país, bem, tem uns esquadrões 'de caça' com ST aqui e acolá, nem podem reclamar...
 
Já vão bons dez anos desse 'estudo':

Citar
Força Aérea Brasileira vai adquirir um total de 108 caças Gripen NG
...
“Tivemos em 2007 um estudo de viabilidade para imaginar cenários futuros”, disse o representante [da força aérea]. “Chegaram a esse número final com base nos requisitos para o futuro.”
...
https://www.aereo.jor.br/2014/11/18/forca-aerea-brasileira-vai-adquirir-um-total-de-108-cacas-gripen-ng/

Levei dois dias para perceber a escolha infeliz das palavras, novamente me desculpo.

Sds

« Última modificação: Fevereiro 15, 2024, 01:25:59 am por MMaria »
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #253 em: Fevereiro 15, 2024, 12:48:51 pm »
Actualmente a Fab tem 54 caças em serviço, entre Gripen, F5 e Amx.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_aeronaves_das_For%C3%A7as_Armadas_do_Brasil#Atuais

Mais 93 ST, entre treino e missões varias. Ora tendo em conta que os Mirage 2000 em Anápolis eram 12 a Fab para ficar com o mesmo número de caças precisará de um total de 58 caças Gripen.

Saudações

P.S. A marinha tem mais 6 Skyhawk que são equivalentes em capacidade aos F5M. Portanto no total o Brasil conta com cerca de 60 caças actualmente.

https://www.naval.com.br/blog/2022/03/24/marinha-do-brasil-recebe-ultimo-jato-af-1-skyhawk-modernizado/







"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #254 em: Fevereiro 15, 2024, 02:19:09 pm »
Comandante da Aeronáutica fala em novo lote de caças de Gripen ou F-16 para FAB? Explicamos


Em uma entrevista recente ao jornal O Globo, o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual Comandante da Aeronáutica comentou sobre as negociações para compra de um segundo lote de caças Gripen. A surpresa foi uma possível compra de outro tipo de aeronave. Um slide de uma apresentação da FAB, fotografado pelo Cavok e amplamente compartilhado nos últimos dias como sendo imagem da FAB, mostra um F-16 como estudo de Projetos Futuros. Explicamos o motivo do F-16 no slide e quando esta imagem foi divulgada.


Durante a entrevista ao jornal, Damasceno explicou que o número de 36 caças atualmente adquiridos não atende a capacidade para a Força Aérea Brasileira. Os atuais caças F-5EM/FM devem em breve começar a ser desativados, com a última aeronave deixando o serviço operacional em 2029. Os A-1A mesmo após modernizados também não devem passar de 2025. Com as entregas do Gripen continuando até 2027, (conforme imagem exclusiva abaixo), a Força Aérea Brasileira poderá optar por um caça “tampão”.

Os 36 caças Gripen, adquiridos por R$ 18,2 bilhões, chegarão até 2027, sendo 25 deles (incluindo 8 biplaces) nos três últimos anos

O comandante respondeu ao O Globo: “Os 36 caças são um número que não nos atende. Trabalhamos na possibilidade de ampliação do lote porque o contrato permite ampliação de 25% ou redução na mesma proporção. Estamos trabalhando nisso e acreditando muito que a Suécia deva comprar algumas unidades de KC-390 (cargueiro da Embraer desenvolvido com a FAB). Parte pode ser um segundo lote (de Gripen) e parte uma outra aeronave”.

A Suécia vem buscando uma forma de substituir seus C-130 Hercules e o KC-390 da Embraer poderá ser uma moeda de troca para o Brasil adquirir um segundo lote de caças suecos. Sobre isso, Damasceno respondeu: “Eu diria que é mais a necessidade de ter um produto desse. Vários países já adquiriram o avião, principalmente da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o que coloca nosso avião em uma vitrine importante”.

Mas e o tal slide do F-16? Bom, no final de outubro de 2023, houve uma apresentação sobre os planos da FAB, onde foi mostrado um cronograma de entrega dos jatos Gripen, KC-390 e possíveis compras.


Estávamos na apresentação e vimos também com surpresa que nos slide que tinha o título Projetos Futuros, estavam as imagens do Gripen e do F-16 em “Novos Caças”, entre outros projetos como helicópteros Blackhawks, um substituto para o Bandeirante (o SkyCourier ou o C-98 Caravan da Textron), e drones e aeronaves de vigilância.

Após a apresentação, questionamos sobre a imagem do F-16. Foi respondido que a imagem foi usada de forma meramente ilustrativa, que não representava que havia uma negociação em curso para o F-16 de forma específica. Na época, em outubro de 2023, foi explicado que a aeronave F-16 pode ser um dos jatos que a FAB avaliará para suprir a falta em um futuro próximo de capacidade de ataque/caça. Mas o Gripen E/F continua sendo a primeira opção, em uma forma de padronização, mas isso dependerá do orçamento estar disponível para os novos jatos Gripen E/F de um segundo lote. Segundo o oficial da FAB, várias possibilidades estão sendo estudadas.

Ainda na apresentação, foi mostrado um slide sobre o recebimento de aeronaves KC-390 da FAB. Segundo a informação, as 19 aeronaves devem ser entregues até 2034, totalizando um valor de R$ 19,4 bilhões.


NOVO AVIÃO PRESIDENCIAL

Sobre o novo avião presidencial brasileiro, Damasceno explicou: “O nosso avião que atende ao presidente está com 18 anos. Daqui a pouco, a gente começa um processo de aquisição de outro avião. O mercado sempre oferece oportunidades de aviões usados. A autonomia do atual (avião) é boa, mas não é excelente para um país da nossa posição em relação à Europa e à Ásia. Isso é importante para qualquer presidente. Mas ainda estamos analisando cenários”.

O Brasil adquiriu recentemente aeronaves A330 usadas que estão sendo usadas para missões de transporte, designadas KC-30 na FAB. Uma destas aeronaves poderia se tornar um novo avião presidencial, mas internamente na FAB esta opção não vem sendo visto com bons olhos, pois os dois aviões vem sendo utilizados com frequência em diversas missões logísticas e isto afetaria esta capacidade de transporte na FAB.

 :arrow:  https://www.cavok.com.br/comandante-da-aeronautica-fala-em-novo-lote-de-cacas-de-gripen-ou-f-16-para-fab-explicamos