SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #225 em: Dezembro 27, 2023, 04:26:41 am »
A diferença de custo não me parece que seja assim não significativa, especialmente porque o risco de dano é mais elevado no caso de transporte marítimo. Agora a questão das certificações arruma com o assunto. Obrigado pelo esclarecimento, amigo Vitor -- como sempre, uma contribuição positiva.
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #226 em: Janeiro 10, 2024, 09:21:38 pm »
Olás.

KC-390, F-39, E-99M... e outros chiches.


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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #227 em: Janeiro 11, 2024, 03:04:13 am »
Só faltam mesmo os helicópteros.
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #228 em: Janeiro 12, 2024, 01:41:40 am »
As mesmas características que dão vantagem ao Ká-Cê em termos de velocidade e altitude, i.e., a sua motorização, traduzem-se numa enorme desvantagem no toca ao reabastecimento de helis. Por alguma razão não vemos KC-135 ou MRTT a reabastecerem helis. O problema é a que a máquina de propaganda da EMB, AKA Departamento de Marketing, promoveu esta característica e agora não quer dar o braço a torcer.
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #229 em: Janeiro 13, 2024, 01:01:42 am »
Olás.

Havia um vídeo de reportagem sobre o NAM Atlântico em que, por um breve momento, aparece um KC-390 com o probe estendido e logo atrás um H-36 Caracal da FAB, mas logo cortam. Percebo que seria parte da campanha de certificação, vou ver se encontro e posto. Entretanto as notícias mais recentes dão que o foco é nas campanhas de certificação REVO do F-39 e do SC-105. E, aproveitando o post, mais voos sobre o Planalto Central.


Sds!!
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #230 em: Janeiro 13, 2024, 06:11:30 am »
Olás.

Havia um vídeo de reportagem sobre o NAM Atlântico em que, por um breve momento, aparece um KC-390 com o probe estendido e logo atrás um H-36 Caracal da FAB, mas logo cortam. Percebo que seria parte da campanha de certificação, vou ver se encontro e posto. Entretanto as notícias mais recentes dão que o foco é nas campanhas de certificação REVO do F-39 e do SC-105. E, aproveitando o post, mais voos sobre o Planalto Central.


Sds!!

Meu caro procure a vontade que esse video, que eu vi onde aparece o tal caracal, e não assim " logo atrás "convenhamos, nao acrescenta nada quanto à certificação AAR 390 para heli, pois não se vê nada !!!

Está aqui um video sobre AAR a um caracal, o reabastecedor é um KC130H da FAB, aliás só podia ser.


Continuamos com alguns sonhadores por aqui, há coisas que no FD, nunca mudam, e ainda bem.

Eu continuarei à espera, mas sentado.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 13, 2024, 09:31:56 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #231 em: Janeiro 13, 2024, 11:00:27 am »
Olás.

Concordo com sua dúvida. A velocidade de estol do KC-390 é em torno dos 120kt enquanto o cruzeiro de um Caracal uns 140kt, assim a margem de segurança deve ser estreita. Por outro lado, as especificações da FAB previam que o novo cargueiro deveria cumprir todas as missões que o Hércules fazia.
Assim só nos resta esperar mesmo.

Sds!
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #232 em: Janeiro 18, 2024, 10:59:19 pm »
 
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #233 em: Janeiro 19, 2024, 03:52:12 pm »
 

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #234 em: Janeiro 19, 2024, 10:35:56 pm »
Caça F-39 Gripen destaca-se nos testes de IRST durante simulação de combate aéreo


Citar
A aeronave F-39E Gripen de matrícula FAB 4100, dedicada a testes no Brasil, participou de uma campanha de ensaios em voo em Anápolis (GO) para testar o Infrared Search and Track (IRST), sensor passivo de detecção de alvo de longa distância.

Para a atividade, dois caças F-39E Gripen e um F-5 simularam um combate aéreo. A aeronave de testes, FAB 4100, conduzida pelo piloto de provas da Saab, Jonas Jakobsson, teve como missão localizar as outras duas aeronaves utilizando o IRST.

Um segundo Gripen foi conduzido pelo Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez, piloto de provas do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) da Força Aérea Brasileira (FAB). Já o F-5 voou sob o comando do Coronel Bettega , também piloto de testes do IPEV.

Foram realizados três voos que duraram entre 1h e 1h30. Profissionais brasileiros, da Saab e da Embraer, estiveram envolvidos em toda a campanha de ensaios, com o acompanhamento de engenheiros suecos da Saab.

“O objetivo dos testes foi garantir que o sistema é capaz de localizar as ameaças dentro das especificações previstas e fazem parte da campanha global de ensaios do Gripen E para todas as aeronaves do modelo, não só as da FAB”, disse Martin Leijonhufvud, chefe do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC) no Brasil.

“Fizemos um bom voo, com a colaboração dos demais caças, para testar o IRST e também verificar a resolução da imagem obtida, que é muito importante para que o piloto entenda se há um ou mais alvos e seja capaz de planejar suas ações”, comentou o piloto sueco Jonas Jakobsson.

O IRST é capaz de detectar e identificar alvos a longas distâncias por meio de suas assinaturas infravermelhas, ou seja, pelo calor emitido. Localizado na parte dianteira do caça, o sistema funciona como um sensor passivo que identifica objetos de interesse de tipos e em ambientes variados, seja elas aeronaves em voo, embarcações no mar ou viaturas em terra.


Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 20.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / MSL Group
 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2024/01/19/caca-f-39-gripen-destaca-se-nos-testes-de-irst-durante-simulacao-de-combate-aereo/
 

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Vitor Santos

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #235 em: Janeiro 25, 2024, 04:49:09 pm »
 

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #236 em: Fevereiro 13, 2024, 04:28:26 pm »
Ah, não.

“Os 36 caças são um número que não nos atende. Trabalhamos na possibilidade de ampliação do lote porque o contrato permite ampliação de 25% ou redução na mesma proporção... Parte pode ser um segundo lote (de Gripen) e parte uma outra aeronave.”



https://www.aereo.jor.br/2024/02/13/comandante-da-aeronautica-diz-que-a-fab-pode-comprar-um-segundo-lote-de-cacas-gripen-e-tambem-uma-outra-aeronave/

Cadê aqueles Os 30 F16A/B MLU da FAP?
Aceitam uma troca por ST?

 :-P
« Última modificação: Fevereiro 14, 2024, 09:30:06 pm por MMaria »
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #237 em: Fevereiro 14, 2024, 12:05:42 am »
Não são 30, são 28. E os cerca de 10 que voam têm mais emprego operacional que toda a frota de caça da FAP. Aprende, não só factos mas, mais importante, humildade.
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #238 em: Fevereiro 14, 2024, 12:32:33 am »
Não são 30, são 28. E os cerca de 10 que voam têm mais emprego operacional que toda a frota de caça da FAP. Aprende, não só factos mas, mais importante, humildade.

Mais perguntas:

Por que tamanha estupidez?
O que é que tenho de aprender?
Onde está a falta de humildade?

Vá catar coquinhos para ver se melhora o humor. Farias bem.

 :G-beer2:
« Última modificação: Fevereiro 14, 2024, 12:45:22 am por MMaria »
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #239 em: Fevereiro 14, 2024, 03:07:04 am »
Aprender para não fazer figura de bobo. Entende? A estupidez é evidente e continua a ser provada, sempre que posta. Parece que humildade não é suficiente, um pouco de boa educação também vinha a calhar.

Já agora onde estão os 36 Gripen da FAB? Ou será que têm menos que os 28 F-16 da FAP?

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