O problema é que os MLUs cá são o que são. Teríamos os 10 primeiros M-113 modernizados lá para 2030, e a um custo unitário quase igual ao de um CV-9030. Ao menos os CV-90, se alguma vez se lembrassem de os adquirir, entrariam logo de imediato ao serviço, ao contrário de um MLU aos 113.
Os Pandur também têm praticamente todas essas versões, excepto do morteiro Nemo. As que não temos, foi devido à denuncia do contrato, que compreendia 260 originalmente, das quais 20 para os Fuzos. Penso que a certa altura no concurso, a ideia até era ter mais de 300 Pandur, mas esse número deve ter sido reduzido gradualmente.
A ideia de MRAPs retirados do Iraque, é precisamente virem praticamente as custo zero, ao contrário do que seriam os Bushmaster, que teriam de ser novos. Se não há dinheiro para mínimos básicos, vai haver para largas dezenas de veículos que muitos (políticos) veriam como redundantes?
Ok, transporta 10 pessoas, e tem versões x, y e z, mas é também um 4x4, portanto tem as mesmas limitações de mobilidade dos ST5, e este último também tem todas as versões que o Bushmaster tem, e representa um alvo muito maior.
Se a ideia é ter mais APC de rodas na BrigInt, uns Maxxpro a preço simbólico estão disponíveis. Se a ideia é ter as versões que faltam na família Pandur, então basta o ST5 pois tem a mesma capacidade de TT do Bushmaster (inferior aos Pandur 8x8), e custos menores.