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Geopolítica-Geoestratégia-Política de Defesa => Portugal => Tópico iniciado por: Onurb em Junho 05, 2009, 10:52:27 am

Título: Portugal entrega vigilância da costa a Espanha
Enviado por: Onurb em Junho 05, 2009, 10:52:27 am
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Portugal entrega vigilância da costa a Espanha
por VALENTINA MARCELINOHoje

Júri do MAI considerou que oferta era a mais vantajosa, pois ligava o sistema de radares portugueses ao de Espanha sem custos acrescidos. Livre concorrência pode estar em causa.

O júri do Ministério da Administração Interna (MAI) do concurso para adjudicar o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) decidiu que a empresa espanhola Indra é a que está em melhores condições para instalar toda a rede de radares da costa portuguesa. O relatório final preliminar - o definitivo só dentro de dez dias, que é o prazo de contestação das outras duas concorrentes - foi concluído na passada sexta-feira, prazo prometido pelo secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, que coordena o processo.

Um argumento de peso foi o facto de Espanha, já em fase de negociações finais, ter puxado de uma 'carta' forte: a oferta, sem qualquer despesa para Portugal, da ligação e interconexão com o sistema SIVE - a rede de radares espanhola -, ficando a execução da promessa "apenas dependente dos acordos correspondentes com este Estado". A "cartada" política deitou por terra os concorrentes de peso da Thales, de França, e da Globaleda, dos Açores. Nenhuma das empresas quis comentar, mas não afastam a possibilidade de contestar a decisão. A oferta gratuita, ao alcance apenas da empresa espanhola, que nunca foi considerada anteriormente, pode ser interpretada como uma violação do princípio da concorrência, pois só um dos concorrentes a pode apresentar.

A agravar a situação está o facto de fazerem depender essa proposta de futuro acordo entre os Governos, dando uma dimensão política, igualmente inatingível para as outras empresas.

Neste concurso, que decorre desde 2007, para substituir os radares da costa portuguesa de tecnologia "obsoleta" , conforme avaliação da própria GNR, apresentaram-se empresas com as melhores tecnologias do mundo. Israelitas, americanos, franceses lutaram pela vigilância da costa nacional.

A empresa espanhola não foi considerada tecnicamente superior, sendo a Globaleda, associada com os israelitas da Elta (que têm a vigilância da fronteira de Israel), a eleita neste aspecto. Curiosamente, Espanha utiliza os radares desta marca na sua fronteira mais problemática, a sul do país, embora, para Portugal, tenha concorrido com radares dinamarqueses e câmaras americanas. Este equipamento, apesar de ser a componente mais importante do sistema, não foi alvo de testes.

Além da ligação ao sistema espanhol, a Indra teve outro argumento importante. Diminuiu em 40% o valor do preço de manutenção dos equipamentos. Quando apresentou a proposta era cerca de 11 milhões de euros, na última semana baixou para oito milhões, o que pode ser considerado pelos concorrentes como pouco realista. A Indra apresentou um preço total de 25,5 milhões de euros, a Thales 24 milhões e a Globaleda 26 milhões de euros. O Governo previa gastar 30 milhões. Vários prazos do concurso falharam, atrasando a compra e criando problemas nos radares existentes (ver caixa em cima). Só daqui a dois anos o SIVICC está completo.


http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... id=1254437 (http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1254437)

Alguem sabe alguma coisa sobre esta noticia?
Será isto verdade?
Obrigado
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Junho 05, 2009, 12:10:30 pm
Só da vontade de chorar se for verdade... mais uma vez se olha a facilitismos...
Título:
Enviado por: AC em Junho 05, 2009, 12:20:21 pm
Considerando a confusão que o artigo faz entre países e empresas, se fosse em papel fazia uma bolinha e metia no caixote da reciclagem.

Já agora, a Globaleda concorreu em parceria com a Empordef.

Aguardemos por informações mais esclarecidas.
Título:
Enviado por: manuel liste em Junho 05, 2009, 02:01:46 pm
Também podem dizer que Portugal entregou a segurança aérea de Madeira a Espanha. Seu novo radar é de Indra

Também podem dizer que os EUA entregaram a segurança dos seus F-18 a Espanha. Parte de seu mantemento é de Indra

Também podem dizer que os europeus entregaram a segurança dos Eurofighter a Espanha. Indra também está alá

...e a seguridade do tráfego aéreo da Argentina, Marrocos, do tráfego ferroviário de San Luis nos EUA, etc. Todo entregue a Espanha, caramba :lol:
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 05, 2009, 02:09:53 pm
Um título muito sensasionalista para tão parcas informações. Temos que esperar o que sai daqui e se é que sai alguma coisa...
Título:
Enviado por: typhonman em Junho 05, 2009, 04:40:53 pm
No rodapé da TVI 24 passa " Portugal entrega defesa da costa a espanha"...

Estes jornalistas... :?
Título:
Enviado por: Vicente de Lisboa em Junho 06, 2009, 01:39:57 pm
Jasu que mau jornalismo. E viva os Açores independentes...  :lol:
Título:
Enviado por: Marcus Aurelius em Julho 10, 2009, 10:32:23 pm
Como foi exposto, vários países já realizaram práticas semelhantes e se bem se recordam, há uns dois anos, a FAP foi responsável pelo patrulhamento do espaço aéreo dos países Bálticos ao abrigo da NATO - mas não podemos esperar títulos [ou notícias] bem elaboradas da TVI...
Título:
Enviado por: legionario em Julho 15, 2009, 01:28:30 pm
So temos que agradecer aos espanhois a sua solicitude.
A outra opçao é Portugal dotar-se de meios proprios de vigilancia.
Título:
Enviado por: cromwell em Julho 15, 2009, 01:42:07 pm
Citação de: "legionario"
So temos que agradecer aos espanhois a sua solicitude.A outra opçao é Portugal dotar-se de meios proprios de vigilancia.


 :rir:  :rir:

Realmente, legionário, acha correcto deixarmos a vigilância a estrangeiros?

É uma vergonha e é perder um bocado da nossa independência.

É este PS, é este governo de treta!
Título:
Enviado por: AC em Julho 15, 2009, 04:15:11 pm
...

Caro legionário e cromwell, era bom que aprendessem a ler mais que o título dos tópicos antes de postar disparates.

Apesar dos titulos sensacionalistas, o que está em causa é apenas a adjudicação da compra e instalação de equipamento a uma empresa espanhola.
A ir pela mesma bitola, é como dizer que entregámos o transporte aéreo táctico a espanha porque comprámos os C-295...
Título:
Enviado por: JLRC em Julho 15, 2009, 11:53:12 pm
E a defesa aérea aos gringos porque comprámos o F-16 etc. Só vamos ter uma guarda-costeira portuguesa porque os NPO e as vedetas são construídas nos ENVC (mas o aço vem de onde? e os motores? e os radares? e as peças de vante?, e...e...e...). A criançada infelizmente não sabe ler e interpretar em português :cry:
Título:
Enviado por: legionario em Julho 16, 2009, 10:42:27 am
Por acaso até estava  a pensar no sistema de vigilancia espanhol que esta instalado no sul (na zona do Guadiana) e que tambem fornece informaçoes às autoridades portuguesas sobre os movimentos suspeitos de embarcaçoes em aguas portuguesas.

Caro AC, devolvo-lhe o "cumprimento" que me fez  e   se  lhe falta inspiraçao para comentarios interessantes nao se sinta obrigado a responder aos comentarios dos outros ...
Título:
Enviado por: legionario em Julho 16, 2009, 10:47:47 am
Citação de: "JLRC"
E a defesa aérea aos gringos porque comprámos o F-16 etc. Só vamos ter uma guarda-costeira portuguesa porque os NPO e as vedetas são construídas nos ENVC (mas o aço vem de onde? e os motores? e os radares? e as peças de vante?, e...e...e...). A criançada infelizmente não sabe ler e interpretar em português :cry:


Caro JLRC, a sua argumentaçao vai numa direçao completamente errada porque nao responde a nada do que foi dito.
A sua vontade de comunicar é assim tanta ?
Título:
Enviado por: nestor em Julho 19, 2009, 04:23:13 am
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A empresa espanhola não foi considerada tecnicamente superior, sendo a Globaleda, associada com os israelitas da Elta (que têm a vigilância da fronteira de Israel), a eleita neste aspecto. Curiosamente, Espanha utiliza os radares desta marca na sua fronteira mais problemática, a sul do país, embora, para Portugal, tenha concorrido com radares dinamarqueses e câmaras americanas. Este equipamento, apesar de ser a componente mais importante do sistema, não foi alvo de testes.


A ver quien me puede decir donde se encuentran esos famosos radares ELTA israelies, pues a principios del 2008 esta era la distribucion de los EVAS españoles:

EVA nº 1: acuartelamiento El frasno
-radar: Indra Lanza 3D
-localizacion: Inoges,Calatayud (Zaragoza)
-lema:"No hay mejor"

EVA nº 2: acuartelamiento Villatobas (a eliminar???)
-radar: Indra Lanza 3D¿? -localizacion: Villatobas (Toledo)

EVA nº 3: acuartelamiento Constantina
-radar: Indra Lanza 3D
-localizacion: Constantina (Sevilla)
-lema: "Mirando al Sur"

EVA nº 4: acuartelamiento Rosas
-radar: Indra Lanza 3D
-localizacion: monte Pani, Rosas (Gerona)
-lema: "Ser o no ser"

EVA nº 5: acuartelamiento Aitana
-radar: Alenia RAT 31 SL/T -localizacion: pico Aitana, entre Confrides y Alcolecha (Alicante)
-lema: "Siempre vigilantes"

EVA nº 7: acuartelamiento Puig major
-radar: Indra Lanza 3D
-localizacion: pico Puig major, Soller (Islas baleares) -lema: "No más allá"

EVA nº 9: acuartelamiento Motril
-radar: Alenia RAT 31 SL/T -localizacion: Motril (Granada)

EVA nº 10: acuartelamiento Barbanza
-radar: Indra Lanza 3D -localizacion: monte Iroite, Noya (La Coruña)

EVA nº 11:acuartelamiento Alcalá de los Gazules
-radar: Indra Lanza 3D -localizacion: pico del Montero, Alcalá de los Gazules (Cádiz)

EVA nº12: acuartelamiento Espinosa Monteros
-radar: Alenia Rat 31 SL/T -localizacion: picon del fraile, entre Espinosa de los Monteros (Burgos) y Soba (Cantabria)
-lema: "Donde nadie está, estamos nosotros"

EVA nº 13: acuartelamiento Morron de espuña
-radar: Indra Lanza 3D -localizacion: Morron de Espuña, Totana (Murcia) -lema: "Nos la jugamos"

EVA nº 14: (En desarrollo-problemas protestas)
-radar: Indra Lanza 3D ¿?
-localizacion:pico del lobo, entre Cerezo de Arriba (Segovia) y Sierra de Ayllon (guadalajara)

EVA nº 21: acuartelamiento Pozo de las Nieves
-radar: Indra Lanza 3D
-localizacion: pico de Las Nieves, San Mateo (Gran Canaria).

EVA nº 22: acuartelamiento Peñas del chache
-radar: Alenia Rat 31 SL/T -localizacion: Peñas del Chache (Lanzarote) -lema: "Siroco"

EVA nº 23: (En estudio- protestas)
-radar: Indra Lanza 3D -localizacion: Isla del hierro

Sevilla y Cadiz creo que estan en el sur y los de Canarias mas al sur todavia, disponen del nuevo radar Lanza 3D fabricado por Indra.

Por cierto, la avioneta que se dirigia a Portugal fue detectada por un EVA español, seguramente el de Cadiz dotado del radar Lanza 3D.



Saludos.
Título:
Enviado por: YOMISMO em Julho 20, 2009, 10:19:14 am
Creo que hace referencia a los radares instalados en el SIVE (sistema de vigilancia del Estrecho), no a los radares de defensa aérea.

En cuanto al ofrecimiento hecho por España hacia Portugal no creo que deba verse como un ataque contra la soberanía portuguesa, más bien como una forma de ayuda entre vecinos ya que interconectar estas redes de vigilancia pernite actuar con rapidez.

Además no tiene gran sentido hablar de un intento de controlar nada desde España ya que actualmente, Portugal apenas cuenta con un sistema de defensa aérea antiguo ya que solo dispone de algunos F16 y sus radares y sistema AAM están obsoletos y son de poco alcance (solo visual y solo son fiables los misiles de los F16).

Espero que nadie de los foristas portugueses se tome a mal mis comentarios pero la defensa AA en portugal está basada en misiles sidewinder muy antiguos y "caducados" y con una tasa de éxito muy baja y no van acompañados de ningún medio de respuesta inmediata (misiles guiados por radar) salvo que algún F16 despegue en scramble desde ¿Montijo?.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Julho 20, 2009, 11:58:41 am
Portugal tem misseis BVR, AIM-120 AMRAAM, os F-16 estão baseados em Monte Real.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.photobucket.com%2Falbums%2Fv320%2FCharlie7%2F862803.jpg&hash=df8093d1d39e4802ec898c0317fd81ee)
Título:
Enviado por: nelson38899 em Julho 20, 2009, 12:15:32 pm
Citação de: "YOMISMO"
Además no tiene gran sentido hablar de un intento de controlar nada desde España ya que actualmente, Portugal apenas cuenta con un sistema de defensa aérea antiguo ya que solo dispone de algunos F16 y sus radares y sistema AAM están obsoletos y son de poco alcance (solo visual y solo son fiables los misiles de los F16).

Espero que nadie de los foristas portugueses se tome a mal mis comentarios pero la defensa AA en portugal está basada en misiles sidewinder muy antiguos y "caducados" y con una tasa de éxito muy baja y no van acompañados de ningún medio de respuesta inmediata (misiles guiados por radar) salvo que algún F16 despegue en scramble desde ¿Montijo?.


detesto quando os castelhanos falam sem saber. Para sua informação os nossos caças são quase todos MLU versão M4 e M5. Se não sabe o que é isso vá a este site http://www.f-16.net/f-16_versions_article2.html (http://www.f-16.net/f-16_versions_article2.html). Quanto aos radares que dispomos não se preocupe, http://www.emfa.pt/www/unidadedetalhe.p ... &cod=11134 (http://www.emfa.pt/www/unidadedetalhe.php?lang=pt&cod=11134).
Título:
Enviado por: YOMISMO em Julho 20, 2009, 05:36:41 pm
Tranquilo Nelson que usted no ha comprendido mis comentarios. Solo digo que sus fuerzas armadas no disponen de ningún misil bvr salvo (o solo) los que llevan los f16 (me da igual que sean mlu como si son versión A).

Por un lado está el sistema de defensa aérea (radares+misiles+cazas interceptadores); en el caso de Portugal solo existe la combinación radar+f16 (con amraam creo y sidewinder). El sistema Chaparral solo es un sistema de defensa de área o punto(guiado IR).

Creo que no disponen de nada que permita hacer una vigilancia costera (intrusos a cota 0 acercándose desde el mar) y por eso vino el ofrecimiento de España. Nada más.

Y otra cosa, Nelson, aunque no soy castellano y creo que usted intenta crear un "insulto" con esa palabra que sepa que es un honor que nos llamen castellanos ya que la bandera de Castilla y León ha estado izada en muchos sitios del Mundo durante muchos siglos (aunque creo que  usted  conocerá muy bien el imperio castellano ya que le causa tanto "detestamiento", tanto que puede ser confundido con envidia.....)
Título:
Enviado por: cromwell em Julho 24, 2009, 02:12:14 pm
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Nova-vigi ... cle=234450 (http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Nova-vigilancia-na-costa-portuguesa.rtp&headline=20&visual=9&tm=8&article=234450)
Título:
Enviado por: nelson38899 em Julho 27, 2009, 03:20:25 pm
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Radares combatem o crime
SIVICC custa 25 milhões e começa a ser instalado no Algarve, estendendo-se a toda a costa, até ao Minho. Sistema vai ficar ligado a Espanha
00h30m
CARLOS VARELA

A costa portuguesa vai finalmente dispor de uma muralha tecnológica contra a criminalidade organizada e transnacional. Dá pelo nome de Sistema Integrado de Vigilância Comando e Controlo e custa 25 milhões de euros.

O sistema vai começar a ser instalado ainda no Verão e o núcleo operativo é um conjunto de radares e outros sensores, móveis e fixos, que vão surgir ao longo da costa e destinados à vigilância do mar até às 25 milhas náuticas (cerca de 50 km).

O combate ao tráfico de droga, à imigração ilegal e ao contrabando são as principais ameaças que levaram à instalação do SIVICC, uma plataforma tecnológica que vai ser operada pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC), a força que surgiu com a extinção da Brigada Fiscal, na sequência da reestruturação da GNR, no início do ano.

A prioridade para a construção é dada ao Algarve, segundo fontes policiais adiantaram ao JN, tendo em conta o maior nível de ameaça do tráfico de droga e o risco latente da imigração ilegal, numa primeira fase que deverá estar concluída dentro de nove meses, após o que se estenderá a toda a restante costa portuguesa, até ao Minho, um dos pontos igualmente sensíveis, pelas acções de tráfico de droga marítimo.

A operação do sistema vai ser feita a partir dos destacamentos da UCC de Olhão, Sines, Lisboa, Figueira da Foz e Matosinhos, mas o comando e controlo ficará sediado em Lisboa, no comando daquela unidade da GNR, em Alcântara, onde será recolhida toda a informação em tempo real e dadas instruções consoante os alvos vão sendo identificados.

O SIVICC, que subsitui o obsoleto sistema LAOS, já praticamente inoperacional, vai ser composto por pelo menos 32 radares, fixos e móveis, complementados por intensificadores de imagem e câmaras para gravação de imagens, instalações terrestres que permitirão ao comando da UCC determinar alvos e designar missões a forças terrestres e marítimas, por si só ou em conjugação.

O principal instrumento no mar serão as LVI (Lanchas de Vigilância e Intercepção), um total de 12 embarcações rápidas, concebidas para perseguirem as designadas lanchas voadoras usadas pelos traficantes de droga, e num segundo plano surgem as LFA (Lanchas de Fiscalização em Águas Interiores), mas o sistema é aberto e permite operar igualmente com meios terrestres e aéreos.

A infra-estrutura vai ficar interligada com o sistema homólogo espanhol, o SIVE (Sistema Integrado de Vigilância Exterior), para troca de informações e identificação e seguimento de alvos, uma vez que o tipo de ameaças e riscos é similar.

Mas para o secretário de Estado da Administração Interna José Magalhães, tão importante como a ligação do SIVICC a Espanha é a ligação ao VTS, um sistema civil de monitorização do tráfego marítimo, mais virado para a segurança e salvaguarda da vida no mar, "mas que acaba por também por ter utilidade em termos de segurança interna", segundo declarações do governante, ao JN.

Daí que, sustenta Jose Magalhães, o grande impulsionador do SIVICC a nível governamental, o "nosso interesse em conseguir estabelecer o interface entre os dois sistemas e os protocolos que foram estabelecidos entre o MAI e o Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações". E a interoperabilidade "não trouxe acréscimo de custos ao SIVICC e vai traduzir-se em mais informação, relativamente aos dados de tráfego marítimo conseguidos pelo VTS, o que é essencial".

Os custos previstos para o SIVICC é de 25 milhões de euros, de acordo com a assinatura do contrato de adjudicação entre o Estado e a Indra, a empresa espanhola que também construiu o SIVE, mas o investimento poderá vir a ser inferior. "O sistema é para defesa da fronteira sul da Europa, logo candidatámo-nos às verbas comunitárias que estão previstas para o efeito", esclarece José Magalhães. O governante sustenta, no entanto, que o SIVICC embora seja operado pela GNR, "recolhe informação para ser partilhada com outras forças, como o SEF, a PJ, ou a Marinha".

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http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Naciona ... id=1318265 (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1318265)