Uniforme camuflado em uso no Exército Português

  • 343 Respostas
  • 101389 Visualizações
*

whiskey01

  • Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« em: Dezembro 14, 2015, 02:53:51 pm »
Boas a todos.

Estou a realizar uma pesquisa relativa a uma possível substituição do actual uniforme número 3 (camuflado) em uso no Exército Português, e gostava de saber quais as vossas opiniões relativas ao nosso camuflado, nao só em termos funcionais, como também em termos de qualidade. Este uniforme ja foi bastante criticado nomeadamente devido à climatização (frio no inverno e quente no verão), perder a cor com as lavagens e ter aquelas presilhas nas mangas que se abrem com facilidade.
Se alguém conhecer artigos na internet que exponham estas questões ou quiserem dar a vossa opinião acerca deste tema, seria uma optima ajuda. Na minh opinião é um assunto que e pouco debatido mas tem uma grande importância.  :N-icon-Gun:
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5318
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« Responder #1 em: Dezembro 14, 2015, 09:37:28 pm »
Boas a todos.

Estou a realizar uma pesquisa relativa a uma possível substituição do actual uniforme número 3 (camuflado) em uso no Exército Português, e gostava de saber quais as vossas opiniões relativas ao nosso camuflado, nao só em termos funcionais, como também em termos de qualidade. Este uniforme ja foi bastante criticado nomeadamente devido à climatização (frio no inverno e quente no verão), perder a cor com as lavagens e ter aquelas presilhas nas mangas que se abrem com facilidade.
Se alguém conhecer artigos na internet que exponham estas questões ou quiserem dar a vossa opinião acerca deste tema, seria uma optima ajuda. Na minh opinião é um assunto que e pouco debatido mas tem uma grande importância.  :N-icon-Gun:

Uma coisa que posso dizer é que o tecido utilizado nos nossos soldados é similar ao canadiano, ou seja, os quadros que aparecem no tecido depois de lavado é o mesmo que aparecia nos neles.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« Responder #2 em: Dezembro 14, 2015, 10:28:56 pm »
Aparecem os quadrados mas o material é diferente. O tecido dos uniformes canadianos é mais grosso.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« Responder #3 em: Dezembro 15, 2015, 10:48:58 am »
Tenho quase a certeza que o camuflado Canadiano bem como de qualquer país da OTAN é bem mais resistente que o nosso! :N-icon-Axe:

whiskey01 tanto a FOEsp como a Companhia de Precursores já apareceram em exercícios usando umas "Combat Shirts" no padrão "multicam". Os militares portugueses no Iraque também já apareceram usando esse camuflado.


A Companhia de Precursores Aeroterrestres da Escola de Tropas Pára-quedistas, presente com uma grande quantidade de equipamentos e armamentos, e dois manequins, um equipado para salto automático (à esquerda) e outro de abertura manual. Também aqui se nota a inclusão de alguns artigos de uniforme em camuflado “multicam”.


Militares espanhóis, portugueses (camuflados multicam “mais verdes”) e americanos assistem à missa. De assinalar, à direita a Bandeira Nacional Portuguesa e o “Crachat” Comando.


Fonte: http://www.operacional.pt/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5318
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« Responder #4 em: Dezembro 16, 2015, 10:06:13 am »
Citar
Tecnologia: Portugal equipa soldados do futuro Fato controla temperatura através de circuito líquido no interior do casaco.

A segurança dos militares é, cada vez mais, garantida por equipamentos como exoesqueletos ou fatos robóticos que têm maior capacidade de carga, mobilidade e autonomia. Para combater temperaturas extremas surgem agora produtos como o PERMAC, um fato que aquece ou arrefece o corpo através de um circuito líquido, incorporado no interior do casaco, e controlado por um sistema eletrónico. O Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE) é um dos parceiros deste protótipo que "dá ao militar o máximo conforto para que a sua performance seja a mais alta possível", explica Braz Costa, diretor-geral do centro. Por outro lado, a Lavoro, em Guimarães, fez umas botas com material anti-balístico e para o deserto, outra empresa nacional, a Sky Pro Shoes, desenvolveu uma botas com solas especiais testadas pelo exército dos Emirados Árabes Unidos. Braz Costa, diz que a Plataforma de Indústrias da Defesa Nacional (idD) tem ajudado as empresas nacionais a "entrar pela porta da frente" no mercado internacional da esfera militar.



Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/domingo/detalhe/tecnologia_portugal_equipa_soldados_do_futuro.html
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Apontador

  • Membro
  • *
  • 17
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« Responder #5 em: Janeiro 13, 2016, 05:52:51 pm »
A exemplo do que fazem já outros países, o Exército Português e os outros ramos das Forças Armadas devem ter em conta a componente "imagem" - para além da componente meramente prática - na escolha do uniforme em geral e do camuflado em concreto. No mundo atual, a imagem é fundamental.

Não interessa muito para Portugal fazer um enorme esforço em mandar as suas tropas para missões internacionais, para depois ninguém saber que elas estão lá, uma vez que usam uniformes camuflados que não se destinguem dos usados pelas  tropas de outros países. É isso que acontece desde que, na década de 1990, o Exército Português adoptou um camuflado inteiramente copiado do DPM britânico (usado pelos militares do Reino Unido e de inúmeros outros países), deixando de usar um modelo próprio.

Diversos países avançado, como a Austrália, a Bélgica, a Suécia e outros, entenderam há muito a importância da componente imagem nos seus uniformes. Estes países adotaram padrões camuflados muito próprios, que imediatamente distinguem a nacionalidade dos seus militares .

Porque não voltar ao tradicional camuflado m/63 em uso no Exército Português até à década de 1990 ? Este camuflado tinha um padrão próprio que - além de bem adaptado à paisagem típica do território português - o distinguia claramente como português, distinguindo-se de modelos estrangeiros. Curiosamente, alguns países estrangeiros - como o Brasil - apreciaram as qualidades deste padrão, adptando-o para as suas forças armadas, onde é conhecido ainda por "camuflado português". Ou seja, ironicamente, há exércitos estrangeiros a preferirem o camuflado português, enquanto que o Exército Português prefere os camuflados estrangeiros...
Apontador
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Crypter

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« Responder #6 em: Janeiro 13, 2016, 10:56:45 pm »
Eu continuo a dizer que as FA podiam e deviam fazer mais pelo tecido empresarial Português!

Portugal tem uma forte industria Têxtil que se encontra completamente desaproveitada pelas FA. Mesmo a nível de investigação..

É algo que não consigo compreender como p.e. os recrutas andam com as mesmas roupas que se usavam no meu tempo!!

Apoio completamente aí a ideia do camarada Apontador! Está na hora de as F.A. abrirem vagas para a malta do marketing!! ;)
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« Responder #7 em: Janeiro 13, 2016, 11:02:44 pm »
Sempre tive a ideia que o chamado 'camuflado português' era fortemente influenciado pelo camuflado francês dos anos 50/60. 
Talent de ne rien faire
 

*

Apontador

  • Membro
  • *
  • 17
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« Responder #8 em: Janeiro 14, 2016, 09:54:08 am »
Sempre tive a ideia que o chamado 'camuflado português' era fortemente influenciado pelo camuflado francês dos anos 50/60.

Efetivamente, o camulado adoptado pelos paraquedistas franceses em 1947, conhecido por "Léopard"  (em inglês referido como "Lizard") serviu de inspiração a padrões de camuflado adotados por vários países do mundo, incluindo o Tigerstripe, usado pelos EUA no Vietname. O camuflado do Exército Português m/61 era quase uma cópia do Léopard. No entanto, o camuflado m/63 que lhe sucedeu - ainda que inspirado no Léopard - era já consideravelmente distinto deste, uma vez que tinha as manchas verticais em vez das horizontais, formando um padrão original. Para além disso, o m/63 tinha tons mais acastanhados, melhor adaptados à paisagem portuguesa. Estas diferenças deram-lhe um cunho distintamente português, permitindo que a nacionalidade dos nossos militares fosse claramente identificada.
Apontador
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« Responder #9 em: Janeiro 14, 2016, 11:10:15 am »
Eu continuo a dizer que as FA podiam e deviam fazer mais pelo tecido empresarial Português!

Portugal tem uma forte industria Têxtil que se encontra completamente desaproveitada pelas FA. Mesmo a nível de investigação..

É algo que não consigo compreender como p.e. os recrutas andam com as mesmas roupas que se usavam no meu tempo!!

Apoio completamente aí a ideia do camarada Apontador! Está na hora de as F.A. abrirem vagas para a malta do marketing!! ;)

No meu tempo andava-se com uma farda muito "fashion" toda verde, o camuflado só se recebia já "pronto" e era melhor que a porqueira que eles agora recebem. Fábricas capazes de fabricar uma farda em condições temos e muitas, o problema é que o Estado não quer gastar dinheiro e por isso quem é mais barateiro leva o concurso. Isso pode-se ver nas rações de combate Made In Spain.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

Apontador

  • Membro
  • *
  • 17
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« Responder #10 em: Janeiro 14, 2016, 12:01:01 pm »
Eu continuo a dizer que as FA podiam e deviam fazer mais pelo tecido empresarial Português!

Portugal tem uma forte industria Têxtil que se encontra completamente desaproveitada pelas FA. Mesmo a nível de investigação..

É algo que não consigo compreender como p.e. os recrutas andam com as mesmas roupas que se usavam no meu tempo!!

Apoio completamente aí a ideia do camarada Apontador! Está na hora de as F.A. abrirem vagas para a malta do marketing!! ;)

No meu tempo andava-se com uma farda muito "fashion" toda verde, o camuflado só se recebia já "pronto" e era melhor que a porqueira que eles agora recebem. Fábricas capazes de fabricar uma farda em condições temos e muitas, o problema é que o Estado não quer gastar dinheiro e por isso quem é mais barateiro leva o concurso. Isso pode-se ver nas rações de combate Made In Spain.

A escolha do camuflado DPM britânico aparentemente teve precisamente o objetivo dos uniformes poderem ser comprados no estrangeiro. Existem inclusive  informações internas do Exército a indicarem marcas estrangeiras específicas às quais comprar os uniformes. O padrão m/63 - como era especificamente português - era praticamente só fabricado pela indústria nacional e dificilmente podia ser comprado lá fora.

Ainda por cima, foi escolhido um padrão de camuflagem criado para o ambiente do Norte e Centro da Europa e não para o ambiente da Europa do Sul e especificamente de Portugal.

Isto lembra a escolha dos novos uniformes para as polícia municipais, que foram aprovados em portaria de 22 de setembro de 2015. Os uniformes escolhidos são basicamente os modelos vendidos pela marca espanhola Insignia. Até os emblemas e distintivos são à espanhola e não têm nada a ver com a tradição portuguesa. Isto é mesmo que dizer "comprem em Espanha e não em Portugal".

Ou seja, anda o Estado Português a dizer que quer desenvolver a indústria nacional e criar empregos para os portugueses e depois incentiva os seus organismos a comprar à indústria estrangeira....
Apontador
 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« Responder #11 em: Janeiro 14, 2016, 05:43:30 pm »
Só me dão razão  8)
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« Responder #12 em: Janeiro 15, 2016, 07:11:14 pm »
Eu continuo a dizer que as FA podiam e deviam fazer mais pelo tecido empresarial Português!

Portugal tem uma forte industria Têxtil que se encontra completamente desaproveitada pelas FA. Mesmo a nível de investigação..

É algo que não consigo compreender como p.e. os recrutas andam com as mesmas roupas que se usavam no meu tempo!!

Apoio completamente aí a ideia do camarada Apontador! Está na hora de as F.A. abrirem vagas para a malta do marketing!! ;)

No meu tempo andava-se com uma farda muito "fashion" toda verde, o camuflado só se recebia já "pronto" e era melhor que a porqueira que eles agora recebem. Fábricas capazes de fabricar uma farda em condições temos e muitas, o problema é que o Estado não quer gastar dinheiro e por isso quem é mais barateiro leva o concurso. Isso pode-se ver nas rações de combate Made In Spain.

Vê-se nas rações espanholas, nas boinas que castanhas e azuis que passam a roxas, nas insígnias de boina feitas à pressão, nas botas AT que descolam a sola...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Joaoferriva

  • Membro
  • *
  • 59
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-9
Re: Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« Responder #13 em: Dezembro 25, 2017, 08:52:48 pm »

Alguém sabe que tipo de uniforme é adotado pelo exército português, como os multicam, franceses ou noruegueses. Eu acho que ainda não há informações sobre novos uniformes e a substituição dos atuais?

 :)
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5318
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Uniforme camuflado em uso no Exército Português
« Responder #14 em: Dezembro 25, 2017, 08:56:29 pm »

Alguém sabe que tipo de uniforme é adotado pelo exército português, como os multicam, franceses ou noruegueses. Eu acho que ainda não há informações sobre novos uniformes e a substituição dos atuais?

 :)

Pelo que sei, em 2019 haverá um concurso público para aquisição de camuflados e outros equipamentos em larga escala, por isso é esperar para ver quem será o vencedor.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, jorgeshot1, Srgdoido