Gripen

  • 442 Respostas
  • 138984 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6831
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #135 em: Abril 14, 2015, 02:41:43 am »
Por falar nisso será que já conseguiram rebocar a fragata avariada lá do médio oriente, não se despachem não, ainda vem o ISIS e fica com ela...

Não te preocupes, o pá! Que deixem ela lá de lambuja! :wink:
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5378
  • Recebeu: 4016 vez(es)
  • Enviou: 9986 vez(es)
  • +8451/-245
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #136 em: Abril 14, 2015, 02:52:53 am »
Citação de: "Colares"
Não sei se foi no Kosovo, foi uma campanha naquela região, as perdas dos F16 eram causadas por mísseis terra-ar, eram muito vulneráveis a esse armamento de origem russa. Isso causou muita preocupação nos EUA, já era um avião ultrapassado na época.

Caro Colares, aqui por estas bandas não se aceitam argumentos infundados de ânimo leve. Se tem uma opinião tão veemente então apresente referências, por favor. Nos últimos 30 anos, o F-16 tem sido o principal caça de combate das forças aéreas dos Estados Unidos e de Israel, só para mencionar as que combatem a sério. Nos próximos 15/20 anos, tanto a USAF quanto a IDF vão continuar a utilizar F-16.

Das centenas de F-16 utilizados em combate as estatísticas a realçar são: 76-1-5! Em que os F-16 abateram 76 caças inimigos; um foi abatido por caças inimigos; e 5 foram abatidos por SAM. Os 5 F-16 abatidos por SAM eram todos americanos e foram abatidos em três conflitos distintos (3 na primeira guerra do golfo, 1 na Bósnia, 1 no Kosovo). O F-16 abatido por outro caça foi numa escaramuça entre dois países da mesma aliança (facilmente pode encontrar informação sobre isto na net). Qualquer entusiasta de assunto militar adivinha quem foi responsável pela maioria das 76 vitorias de F-16, por isso nem vou perder tempo a explicar.

Onde estão então a vulnerabilidade e a obsolescência do F-16? Onde estão os documentos para sustentar a afirmação de que os F-16 foram retirados dum cenário de conflito devido à ameaça de SAM inimigos? Caso não saiba, os F-16 são os únicos caças da USAF utilizados na função Wild Weasel, logo com o potencial de sofrer mais perdas devido à ameaça SAM, no entanto, essa não tem sido a realidade.

Ah e o F-22 só há pouco tempo começou a ser utilizado em ataque ao solo. E mais, as suas características stealth não foram concebidas para ataque ao solo, mas sim para combate aéreo (ao contrário dos F-117, B-2 e F-35).
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, mafets, night_runner

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5378
  • Recebeu: 4016 vez(es)
  • Enviou: 9986 vez(es)
  • +8451/-245
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #137 em: Abril 14, 2015, 03:07:09 am »
Citação de: "Colares"
O Gripen NG me parece ser muito caro para um país como Portugal, não creio que no curto nem no médio prazo estejam ao alcance econômico da nação.

Claramente, se um país com PIB per capita de 11.000 dólares tem capacidade económica para adquirir o caça sueco, então qualquer outro país com PIB superior tem a mesma capacidade. Tudo não passa de vontade política e prioridades.
Talent de ne rien faire
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8668
  • Recebeu: 3250 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4062/-6483
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #138 em: Abril 14, 2015, 09:50:39 am »
Citação de: "Colares"
O ideal mesmo é estender a vida útil dos F16 pelo máximo de tempo possível, fazendo os reparos e atualizações necessárias e mais na frente pensar em outro avião, um aparelho de segunda mão quem sabe, pode ser um Rafale ou um Eurofighter Typhoon de segunda mão viriam bem a calhar após o término da vida útil dos F16, além serem mais baratos, são bons aviões e usados pela NATO.

Cumprimentos.


Citar
A FAB recebeu 6 F-5B (FAB 4800 a 4805), 4 F-5F (FAB 4806 a 4809) e 58 F-5E (FAB 4820 a 4877) que foram adquiridos em dois lotes distintos. O primeiro lote em 1973, direto da fábrica (06 F-5B + 36 F-5E), ao valor de US$ 115 milhões e o segundo lote, em 1988, ex-USAF (04 F-5F e 22 F-5E), ao custo total de US$ 13,1 milhões. As primeiras aeronaves da "Operação Tigre", como ficou conhecido o translado do primeiro lote, foram entregues a partir de 28 de fevereiro de 1975 em Palmdale. Eram 3 F-5B, que chegaram ao Brasil no dia 06 de março do mesmo ano, sendo seguidos de outros 3 F-5B em 13 de maio. Em 12 de junho de 1975, chegavam os primeiros 4 F-5E à BAGL, dando início a uma ponte aérea que só terminaria em 12 de fevereiro do ano seguinte, totalizando 36 aeronaves.

Em 1985, depois de muito procurar, chegou-se a um acordo com o governo Reagan, que aceitou negociar 4 F-5F e 22 F-5E, que sairiam das fileiras da USAF, a um custo de US$ 13,1 milhões, uma bagatela. Por volta de Setembro de 2006, especulava-se a aquisição de 9 aeronaves F-5E Tiger II, usadas da Arábia Saudita, sendo 6 F-5E e 3 F-5F. Esta compra, entretanto, não foi adiante, vindo a Força Aérea Brasileira a adquirir um lote de aeronaves pertencentes à Real Força Aérea da Jordânia. No total foram compradas 11 aeronaves, sendo 8 F-5E monopostos e 3 F-5F bipostos. As primeiras aeronaves vindas da Jordânia chegaram no Brasil em 19 agosto de 2008 e foram enviadas ao Parque de Material da Aeronáutica de São Paulo (PAMA-SP). Todas os F-5 ex-Jordânia foram convertidos em 2013 para o padrão F-5EM e F-5FM.1
Experiência não falta ao Brasil. Aliás o F5 voa por terras brasileiras desde 1975.  :twisted:
Citação de: "Colares"

Cá pensando, nunca vi um F22 escoltando um Tupolev do Putin, sabem que não é coisa séria, aí mandam os F16 tirar umas fotos para publicar na Janes.

Cumprimentos.
Mais um que "percebe da poda"... :twisted:


Também os Suecos e Checos  fartam-se de mandar Gripen interceptar aparelhos Russos. Deve ser porque "não é coisa séria" e para aparecer na Jane's... :twisted:


A FAB... :roll:


Citar
FAB simula interceptação de avião para Copa das Confederações, no Rio
Brasília C-97 foi interceptado no ar por dois caças F-5 na simulação.
Esquema aéreo para grandes eventos foi divulgado nesta quarta-feira (29).

FABIO BRISOLLA DO RIO Um equivocado sinal de emergência emitido na noite de ontem por uma aeronave da American Airlines mobilizou a Força Aérea Brasileira em torno de uma suposta tentativa de sequestro em pleno voo. Com o alerta acionado, um caça F-5 da FAB foi destacado para localizar e escoltar o avião da companhia.
http://www.aereo.jor.br/2014/02/03/falso-alerta-de-sequestro-a-aviao-mobiliza-caca-f-5-da-aeronautica/

Enquanto os atletas conquistavam medalhas, a Força Aérea Brasileira (FAB) já havia interceptado dez aeronaves na operação montada para garantir segurança do espaço aéreo sobre a cidade do Rio de Janeiro. Os voos interceptados, no entanto, não tinham perfil hostil nem representavam riscos para as delegações, apenas se aproximaram demais de uma zona de exclusão aérea.
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/7805/JOGOS-MUNDIAIS-MILITARES---FAB-realizou-dez-intercepta%C3%A7%C3%B5es-na-vigil%C3%A2ncia-do-espa%C3%A7o-a%C3%A9reo-do-RJ
Citar
Um avião da Trip com 30 passageiros foi interceptado pela FAB (Força Aérea Brasileira) quando chegava ao Aeroporto de Tabatinga (1.107 km de Manaus), no domingo. A interceptação é um procedimento legal, mas a Folha teve acesso a uma troca de e-mails em que pilotos dizem que a forma como ela ocorreu pôs em risco a segurança de voo e poderia ter causado uma colisão entre as aeronaves.

http://www.aereo.jor.br/2011/08/13/fab-intercepta-voo-da-trip-e-obriga-piloto-a-fazer-manobra-arriscada/
Enquanto a FAP.

« Última modificação: Abril 14, 2015, 10:17:49 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #139 em: Abril 14, 2015, 10:14:43 am »
Citação de: "Vitor Santos"
Podem espernear que vão ter o Gripen NG, talvez sim, talvez não, o futuro o dirá mas nada ainda é certo.[/i]

Ou vocês têm sérios problemas cerebrais ou sei lá, os brasileiros por aqui andam escrevendo em tupi-guarani. Está mais do que esclarecido que o Saab Gripen NG será da FAB e ponto final.

Bem assim sendo, se é tão certo, pode me dizer (pela quarta vez que faço a pergunta) quantos Gripen NG irá ter o Brasil e quanto se prevê que custe cada um?

Penso que estou a fazer uma pergunta simples que não ofende ninguém no Brasil. Serão só os 36 ou mais que isso?

Citação de: "Vitor Santos"

No dia em que a Força Aérea Brasileira tenha em sua posse legitima de um caça superior ao F-16 venham cá dar-me o troco.

Será em 2019 e pode anotar aí que serei o primeiro a vir aqui desaforar os infernos! Mantenha-se vivo até lá, beba uma taça de vinho antes do almoço e aproveite bem o azeite de oliva (seus produtos tipo exportação) para que você veja o grifo nas cores da FAB. Anote isso aí!

Cá estarei em 2019, se não morrer obviamente, para ouvir o seu "desaforo". Mas até lá lembre-se que o F-16 (ainda que velho, nas suas palavras) é melhor do que tudo o que vocês têm na FAB.

Já que fala em azeite vou-lhe contar um episódio engraçado. À coisa de 2 anos numa conferência aeronáutica cá em Portugal na qual eu fiz parte da organização e na qual participaram vários Brasileiros. Antes de partirem de volta para o Brasil eles deitaram parte da roupa fora para terem espaço na bagagem para levar azeite para o Brasil. Segundo eles me disseram o azeite por aí é extremamente valioso e desejado.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20242
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2238 vez(es)
  • +1333/-3462
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #140 em: Abril 14, 2015, 11:36:06 am »
Citação de: "Colares"
O Gripen NG me parece ser muito caro para um país como Portugal, não creio que no curto nem no médio prazo estejam ao alcance econômico da nação.

O ideal mesmo é estender a vida útil dos F16 pelo máximo de tempo possível, fazendo os reparos e atualizações necessárias e mais na frente pensar em outro avião, um aparelho de segunda mão quem sabe, pode ser um Rafale ou um Eurofighter Typhoon de segunda mão viriam bem a calhar após o término da vida útil dos F16, além serem mais baratos, são bons aviões e usados pela NATO.

Cumprimentos.

Neste momento seria impensável o governo Português adquirir seja que caça for. Os nossos F-16 têm recebido continuamente actualizações por isso ainda vão aguentar-se algum tempo, especialmente porque até houve reforço da própria estrutura do dito caça. No futuro, tudo pode acontecer, mas dúvido que escolhem o F-35 exactamente pela questão dos custos. Como têm acontecido tantas aquisições que nunca esperaria (Leopard II A6, Fragatas M, etc), é algo que teremos que esperar.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8668
  • Recebeu: 3250 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4062/-6483
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #141 em: Abril 14, 2015, 12:26:06 pm »
Deve ser por isso que vão pagar os Gipen NG em "suaves prestações" durante 15 anos (25 anos se contarmos com a data de assinatura do contrato). :roll:  :roll:  :roll:

Citar
Trata-se de um cronograma de 22 anos no total. Os 36 caças seriam entregues entre o 1º ano e o 7º ano, e os pagamentos se dariam entre o 8º ano e 0 22º ano.  O gráfico também mostra que o grosso das entregas se daria entre os anos três e quatro do contrato. Até o segundo ano, pelo gráfico, seriam entregues 8 caças, que já somariam 20 no ano seguinte e mais de 30 no quarto ano. A Saab também ressaltou que o preço para a compra dos caças seria fixo.

http://www.aereo.jor.br/2013/03/15/f-x2-saab-afirma-em-brasilia-que-primeiro-pagamento-do-gripen-sera-somente-apenas-apos-a-ultima-entrega/
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5349
  • Recebeu: 728 vez(es)
  • Enviou: 730 vez(es)
  • +509/-2608
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #142 em: Abril 14, 2015, 12:46:13 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Colares"
O Gripen NG me parece ser muito caro para um país como Portugal, não creio que no curto nem no médio prazo estejam ao alcance econômico da nação.

O ideal mesmo é estender a vida útil dos F16 pelo máximo de tempo possível, fazendo os reparos e atualizações necessárias e mais na frente pensar em outro avião, um aparelho de segunda mão quem sabe, pode ser um Rafale ou um Eurofighter Typhoon de segunda mão viriam bem a calhar após o término da vida útil dos F16, além serem mais baratos, são bons aviões e usados pela NATO.

Cumprimentos.

Neste momento seria impensável o governo Português adquirir seja que caça for. Os nossos F-16 têm recebido continuamente actualizações por isso ainda vão aguentar-se algum tempo, especialmente porque até houve reforço da própria estrutura do dito caça. No futuro, tudo pode acontecer, mas dúvido que escolhem o F-35 exactamente pela questão dos custos. Como têm acontecido tantas aquisições que nunca esperaria (Leopard II A6, Fragatas M, etc), é algo que teremos que esperar.

Foram gastos mais de 600 milhões de euros na actualização dos caças, não faz sentido andar a deita-los fora! Quanto a vocês não sei, mas a mim custa-me muito ver dinheiro deitado fora e que a mim me custa muito ganha-lo
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Johnnie, mafets

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #143 em: Abril 14, 2015, 12:53:27 pm »
10% desse montante vai regressar pela forma da venda dos 12 vipers á Roménia, mas para alem do factor de racionalidade económica não existe nesta data um substituto à medida para o F-16 e isso faz a que a decisão de substituição do mesmo neste momento esteja a ser adiada por potenciais candidatos.

Apontar o F-35 como substituto custando o mesmo por unidade mais que o Siroco é uma leviandade pelo menos para as nossas carteiras, nossas e não só.

Há espaço no mercado para um projeto que venha preencher esta lacuna
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #144 em: Abril 14, 2015, 02:35:53 pm »
Citação de: "Johnnie"
Apontar o F-35 como substituto custando o mesmo por unidade mais que o Siroco é uma leviandade pelo menos para as nossas carteiras, nossas e não só.

Há espaço no mercado para um projecto que venha preencher esta lacuna

E é nessa lacuna que entraria um possível Gripen XL com motor baseado no F-100-PW-.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5378
  • Recebeu: 4016 vez(es)
  • Enviou: 9986 vez(es)
  • +8451/-245
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #145 em: Abril 14, 2015, 02:57:02 pm »
Citação de: "mafets"
Mais um que "percebe da poda"... :twisted:

Deve ser um mais daqueles que pensa que um Tupolev é a versão ligeira dum Tupopesado   :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, mafets

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20242
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2238 vez(es)
  • +1333/-3462
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #146 em: Abril 14, 2015, 02:58:15 pm »
Ou então...

http://sputniknews.com/world/20150412/1020791573.html

Passamos logo para a geração Klingon! :lol:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5378
  • Recebeu: 4016 vez(es)
  • Enviou: 9986 vez(es)
  • +8451/-245
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #147 em: Abril 14, 2015, 03:32:18 pm »
Nada disso. Só há um caminho a seguir no que diz respeito a substituir o F-16. Chama-se KAI-Lockheed KFX e, à semelhança de outros, só existe em modelo. Mas como diz o outro: isso para nos são peaners  :twisted:

Talent de ne rien faire
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20242
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2238 vez(es)
  • +1333/-3462
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #148 em: Abril 14, 2015, 04:00:59 pm »
Citação de: "Colares"
Com todo o respeito, mas dizer que o Gripen NG "existe apenas o modelo" e fazer este paralelo, este sim, existir apenas em modelo da empresa norte americana Lockheed Martin é muito querer dar ênfase a uma afirmação falsa.

O Gripen NG nada mais é que o Gripen C/D, que já voa em vários países do mundo, só que mais moderno, de maior tamanho, maior capacidade de combustível e motor com maior potência, é o que ocorreu entre Hornet e o Super Hornet, simplesmente o Super Hornet era um Hornet maior e mais potente, e mais tecnologia.

Me parece que dizer o tempo todo que o Gripen NG "só existe em modelo", é uma desonestidade intelectual que pouco convence.

Cumprimentos.

O Hornet e o Super Hornet são caças diferentes, mesmo tendo o nome que têm e semelhanças fisicas bastante evidentes.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8668
  • Recebeu: 3250 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4062/-6483
Re: JAS-39 Gripen
« Responder #149 em: Abril 14, 2015, 04:22:09 pm »
Quem têm mais dados, videos ou fotos de outros Gripen NG que se chegue à frente e poste com as devidas fontes.  :roll:

Citar
Gripen NG
O demonstrador de tecnologia de dois assentos foi apresentado em 23 de abril de 2008. Tem maior capacidade de combustível, um motor mais potente, maior capacidade de carga, e melhorias aviônicas, entre outras.4

O novo Gripen NG (Nova Geração) será propulsionado pelo turbofan Volvo Aero RM12, a versão sueca do motor GE F414-400 do F/A-18E/F. O novo motor produz 20% de empuxo a mais que o turbofan anterior — 98 kN (22.000 lbf) — permitindo uma velocidade de super cruzeiro de Mach 1,2 com mísseis ar-ar e ar-terra. Comparado ao Gripen D, o peso máximo de decolagem do Gripen NG aumenta de 14.000 para 16.000 kg (30,900–35,300 lb) com aumento do peso vazio de 200 kg (440 lb).4 Devido ao trem de pouso principal ter sido realocado, a capacidade interna de combustível aumentou 40%, o que aumenta o alcance para 4,070 km (2.200 milhas náuticas). A nova configuração de chassi permite a adição de dois cabides de armas na fuselagem. Seu radar AESA Ericsson PS-05/A acrescenta uma antena nova para testes de voo a partir de meados de 2009.

O Gripen teve seu vôo inaugural em 4 de março de 1993.6 O vôo de teste durou cerca de 30 minutos e atingiu uma altitude máxima de cerca de 6.400 metros (21.000 pés). Em 21 de janeiro de 2009, o Gripen Demo voou sem pós-combustão Mach 1,2 para testar sua capacidade de super cruzeiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/JAS_39_Gripen

Citar
Nas fotos divulgadas no Twitter, o “mockup” do Saab Gripen E exposto no tradicional Farnborough International Airshow, que ocorrerá de 14 a 20 de julho, em Hampshire, na Inglaterra. O Gripen E é apresentado com uma camuflagem digital e armado com 5 mísseis Meteor.

Citar
SAAB DIVULGOU NOTAS SOBRE MAQUETE E SIMULADOR DO GRIPEN NG NA FEIRA LAAD 2015, QUE OCORRERÁ NO RIO DE JANEIRO ENTRE 14 E 17 DE ABRIL
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/