Substituição dos Alpha-jet

  • 1876 Respostas
  • 330016 Visualizações
*

JohnM

  • Especialista
  • ****
  • 936
  • Recebeu: 505 vez(es)
  • Enviou: 312 vez(es)
  • +77/-25
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1200 em: Maio 09, 2021, 04:23:23 pm »
 

*

redkukulkane

  • Membro
  • *
  • 182
  • Recebeu: 98 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +12/-56
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1201 em: Junho 24, 2021, 11:53:29 pm »
esta explicado a aparencia do super tucano em alverca. 8)

http://www.passarodeferro.com/2021/06/segundo-lote-de-super-tucano-para-o.html
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1202 em: Junho 25, 2021, 07:09:20 am »
« Última modificação: Junho 25, 2021, 07:12:32 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1203 em: Julho 13, 2021, 11:45:03 am »
Parece que a quando da resposta ao RFI(request for information) do projecto pay by the hour.

O A-29 não foi oferecido pela Embraer mas sim pela Elbit.

A não ser que exista uma alteração a LPM, a formação avançada vai continuar a ser feita nos EUA pelo menos até 2028 pois a verba disponível não chega.
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1204 em: Julho 22, 2021, 09:26:32 pm »


O momento pelo que os tugas que seguem as páginas do FB da FAP e do Pássaro de Ferro esperam ansiosamente com grande expectativa.
Hoje foi a vez dos nigerianos.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1205 em: Julho 25, 2021, 11:19:20 am »
 Então mas a Nigéria ainda consegue ter alguns Alpha de versão alemã a voar e nós já os mandamos pastar faz um par de anos?  :mrgreen: :mrgreen:

https://www.cavok.com.br/aviao-da-forca-aerea-nigeriana-e-abatido?fbclid=IwAR3OAeGG3DGcuRbmSAp1YCLnzNuhcTDy7vVwCtPDga0X1rK7i9tZtIVOduY



Citar
Air Force modifies weapon delivery systems of its alpha jets

http://www.passarodeferro.com/2018/03/venda-de-alhpa-jet-vista-delegacao.html
Citar
Embora a Nigéria utilize maioritariamente o modelo E (de origem francesa), muitos dos sistemas são comuns também ao modelo A (de origem alemã). Em 2015 a Nigéria  adquiriu igualmente quatro células do modelo A, no caso a partir de um fornecedor nos EUA.

Saudações
« Última modificação: Julho 25, 2021, 11:21:29 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1206 em: Julho 25, 2021, 01:57:49 pm »
Planeamento da Manutenção, após Phase-Out, das Aeronaves Alpha Jet da Força Aérea Portuguesa

https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/8303/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf

Na página 115:

Decisão
O  plano operacional específico  desenvolvido,  pela  Força  Aérea  Portuguesa,  para  a sustentabilidade da frota Alpha Jet, refere que a esta deverá ser explorada até janeiro de 2018,  assumindo  que  depois  desse  marco,  a  frota deixará  de  operar,  estando  neste momento em período de Phase-Out.
No entanto, até ao momento, nenhuma solução foi definida, sabendo que poderá ainda voar 237 HV, sem que nenhuma IPP seja realizada às células das aeronaves.

Material
A falta de material, é um fator que se tem vindo a fazer sentir, nomeadamente material de consumo,  originando,  por  vezes,  maiores  tempos  de  imobilização  das  aeronaves  e consequentemente  atrasos  no  curso  de  pilotagem.  Esta  falta  de  material  deve-se, maioritariamente, à grande demora de entrega por parte dos fornecedores, mas também ao  elevado  preço  que  estes  impõem à Força  Aérea  Portuguesa. 

Tudo  isto  acresce  as revisões, por vezes, algo deficientes por parte de organizações externas subcontratadas, levando também ao aumento dos tempos de imobilização para remoção e instalação dos componentes,  mas  também  a  um  maior  desgaste  de  componentes  rotáveis  pela  sua elevada rotatividade de utilização nas aeronaves.


Célula
No  período  compreendido  entre  1975  e  1978,  a  IABG  e  a  Dornier  identificaram  duas localizações  críticas  nas  células  das  aeronaves,  WS  54/55  e  a  FS27  BH30,  que correspondem às furações das secções de encastramento das asas na fuselagem (Figura 5.8 ) e às zonas da fuselagem de encastramento das asas

Para não voltarmos ao mesmo assunto de 5 em 5 páginas...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1207 em: Julho 25, 2021, 02:31:08 pm »
Planeamento da Manutenção, após Phase-Out, das Aeronaves Alpha Jet da Força Aérea Portuguesa

https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/8303/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf

Na página 115:

Decisão
O  plano operacional específico  desenvolvido,  pela  Força  Aérea  Portuguesa,  para  a sustentabilidade da frota Alpha Jet, refere que a esta deverá ser explorada até janeiro de 2018,  assumindo  que  depois  desse  marco,  a  frota deixará  de  operar,  estando  neste momento em período de Phase-Out.
No entanto, até ao momento, nenhuma solução foi definida, sabendo que poderá ainda voar 237 HV, sem que nenhuma IPP seja realizada às células das aeronaves.

Material
A falta de material, é um fator que se tem vindo a fazer sentir, nomeadamente material de consumo,  originando,  por  vezes,  maiores  tempos  de  imobilização  das  aeronaves  e consequentemente  atrasos  no  curso  de  pilotagem.  Esta  falta  de  material  deve-se, maioritariamente, à grande demora de entrega por parte dos fornecedores, mas também ao  elevado  preço  que  estes  impõem à Força  Aérea  Portuguesa. 

Tudo  isto  acresce  as revisões, por vezes, algo deficientes por parte de organizações externas subcontratadas, levando também ao aumento dos tempos de imobilização para remoção e instalação dos componentes,  mas  também  a  um  maior  desgaste  de  componentes  rotáveis  pela  sua elevada rotatividade de utilização nas aeronaves.


Célula
No  período  compreendido  entre  1975  e  1978,  a  IABG  e  a  Dornier  identificaram  duas localizações  críticas  nas  células  das  aeronaves,  WS  54/55  e  a  FS27  BH30,  que correspondem às furações das secções de encastramento das asas na fuselagem (Figura 5.8 ) e às zonas da fuselagem de encastramento das asas

Para não voltarmos ao mesmo assunto de 5 em 5 páginas...

Ou seja, os Nigerianos que compraram 4 células A no mercado civil americano, e decidiram coloca-las a voar em missão COIN, além de recuperarem parte dos modelos E, não têm problemas de falta de material, problemas com a manutenção por operadores externos, questões de elevado preço e afins em barda, continuando a voar enquanto nós é mais bolos nas secretárias, é isso? Só para ficar esclarecido e não voltar ao assunto 5 páginas à frente...  :mrgreen: :mrgreen:


Citar
Delegação nigeriana acompanhada por elementos do Comando da BA11 junto ao monumento ao Alpha Jet     

Cumprimentos   :mrgreen: :mrgreen:

P.S:. Olha, estes também,. Grandes malucos, ainda aquilo cai em cima de um F35...  :mrgreen: :mrgreen:


Citar
https://skiesmag.com/news/top-aces-wins-part-of-contract-for-usaf-adversary-air-training/
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1208 em: Julho 25, 2021, 02:39:24 pm »
Not fair

A querer comparar-nos com super potências como a Nigéria
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1209 em: Julho 25, 2021, 03:17:58 pm »
Not fair

A querer comparar-nos com super potências como a Nigéria

Em corrupção devemos estar ao mesmo nível...

Imagino a indignação se a FAP fosse comprar 4 células a uma empresa civil para um modelo em fim de vida e em que o F-16 faz o mesmo.
Ainda mais quando este ano estão a receber 12 Super Tucano,

https://www.dw.com/en/nigeria-receives-us-planes-for-boko-haram-fight/a-58612268


Ainda não encontrei a confirmação se esta perda foi abate ou avaria.



https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1210 em: Julho 25, 2021, 03:35:54 pm »
Citando o Dw, foi abate.

https://www.dw.com/en/nigeria-military-plane-shot-down-by-bandits/a-58320288

Citar
The Nigerian air force on Monday said that one of its planes "came under intense enemy fire" from armed groups with the pilot ultimately forced to bail out.

The Alpha Jet had been operating around the boundaries of Zamfara and Kaduna State when the incident happened.

Air force spokesman Edward Gabkwet said in a statement that the fighter jet was "returning from a successful air interdiction mission" on Sunday

"Using his survival instincts, the pilot, who came under intense ground fire from the bandits, was able to evade them and sought refuge in nearby settlements awaiting sunset," the statement said.

The pilot, Abayomi Dairo, found his way to an army base where he was rescued after ejecting from the cockpit.





HSMW, se a FAP comprasse 4 células, por exemplo de Jet Ranger ou do Hughes 500, que tanto faz treino além de levar armamento (algo que a FAP não tem nos Koala), era um gajo feliz. Mas isto sou eu...  ;)





Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1211 em: Julho 26, 2021, 04:03:10 pm »
Mas querem o Alpha Jet para quê? Para COIN há aeronaves melhores e mais baratas, ou em alternativa os F-16 fazem o mesmo e sem a necessidade de manter uma linha logística diferente. Para treino também já se encontra tecnologicamente desfasado.

Já faz lembrar a conversa dos Alouette belgas.

O Hughes 500 e o Jet Ranger sofrem dos mesmos defeitos do Koala. A FAP não precisa de mais um modelo monomotor, precisa sim de um heli militar a sério, e opções não faltam.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1212 em: Julho 26, 2021, 04:32:22 pm »
Mas querem o Alpha Jet para quê? Para COIN há aeronaves melhores e mais baratas, ou em alternativa os F-16 fazem o mesmo e sem a necessidade de manter uma linha logística diferente. Para treino também já se encontra tecnologicamente desfasado.

Já faz lembrar a conversa dos Alouette belgas.

O Hughes 500 e o Jet Ranger sofrem dos mesmos defeitos do Koala. A FAP não precisa de mais um modelo monomotor, precisa sim de um heli militar a sério, e opções não faltam.
Dc, qual o avião de treino da esquadra caracóis?  ;)



Outra questão: Tens 5 Koalas. 1 vai para Ovar, ficam 4. Com 56% de disponibilidade sobram no máximo 3 Koalas. Treino, Sar a até apoio aos fogos, com no máximo 3 helis ? (e se vierem mais 2, 5?). Vai ser a loucura...  :mrgreen:



Por ultimo: A FAP nem velho, nem novo nem assim assim. Temos os Merlin, topo de gama, estão como estão. Vamos buscar um heli civil, e metemos até a treinar CSAR e vêm 5, imagine-se por 20 milhões mais Iva. Evakuação portanto só quando os generais vão ao cagatório. Arrasta-se o upgrade de F16, P3 e casos como o dos Merlin nem ouves falar. Sim, opções é o que não faltam, até se falam nos corredores da FAP, do P8, do F35 e de um ou outro modelo da Leonardo. De resto, preto no branco 0. E alguém acha que neste manancial vem alguma coisa? Nem velho nem novo. Basta ver que até os os Gregos vão buscar uns Kiowa, outros uns Cobra, inclusive comprando os Black Hawk jordanos ( e não tenho duvida que os Australianos e Venon Americanos também em breve irão). Portanto, nada vem. E enquanto isso os Caracóis continuam a voar a secretárias, os Koala não dão para os gastos e na RCA como os Mi24/35 andam sempre no prego (é discutível se não estão na mesma onda das peças de museu), voam os comandos e paras em Mi17 de carga, sem nada, seja antigo ou moderno, que mande uns foguetes ou balas lá para baixo. E conversas à parte, mais a sério ou a brincar, vão continuar sem nada (muito provavelmente. Mas isso é um debate para outras ocasiões, tipo porque os Belgas com mais helis que nós têm um comando conjunto)  ;)




Saudações

P.S. De repente lembrei-me da USAF quando tirou os Ov10 de serviço porque existiam "soluções melhores e mais modernas". Depois no Iraque executaram umas horas valentes a distribuir fruta...  ;)

https://edition.cnn.com/2016/03/11/politics/decades-old-planes-used-against-isis/index.html

Citar
A pair of nearly 50-year-old planes has been brought out of retirement to fight ISIS.

The Vietnam-era OV-10 Bronco turbo-propeller planes are part of an experiment to see if "light turbo-prop aircraft" are more effective in conducting counterinsurgency operations, a U.S. military representative told CNN this week.
During their deployment, the planes flew 120 combat missions against ISIS targets as part of the counter-ISIS coalition, said spokesman Capt. Bryant Davis of U.S. Central Command, which oversees military operations in the Middle East.

https://www.thedrive.com/the-war-zone/17162/document-offers-new-details-about-those-ov-10-broncos-that-went-to-fight-isis





 
 
« Última modificação: Julho 26, 2021, 04:55:27 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1213 em: Julho 27, 2021, 06:23:41 pm »
Eu não me preocupo com a Esq. 103, eu preocupo-me sim com a rentabilidade de ter uma esquadra própria de jactos de treino, para um volume de formandos bastante reduzido. Isto numa FAP que nem dinheiro tem para manter os actuais meios. O PC-21 ainda vá, que é barato de adquirir e operar e substituía o TB-30 e o AJet. Mais que isso, parece-me demasiado para a nossa realidade.

O OV-10 tem a grande vantagem de ser um meio barato para aquilo que faz. É um A-10 low cost, adequado a missões de COIN, para as quais o A-10 seria overkill. Teria curiosidade em saber o custo de operação do Alpha comparativamente ao A-10, tendo em mente que o A-10 foi feito para levar pancada e operar na linha da frente em bases com poucas infraestruturas.

Quanto aos helis, a questão é simples, não adianta que os helis de evacuação seja tão limitados como os exemplificados. Também não faz sentido termos tantos modelos ligeiros, quando a nossa realidade pede um ligeiro, um médio e um médio/pesado. Se é para comprar em segunda mão, que se fosse buscar uns UH-1N ou Y, UH-60 ou HH-60H, ou mais uns Lynx. Em alternativa proceder à militarização de todos os Merlin, garantir a sua disponibilidade para serem destacados, e então adquirir uma mão cheia de OH-58 meramente para escolta.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1214 em: Julho 27, 2021, 08:02:47 pm »
Boas ha muito que nao me pronuncio por este nosso forum mas de vez em quando tenho que deixar no ar alguma coisa....possivelmente aqui o pessoal segue como eu as comissoes de Defesa Nacional....outros colegas teem outras informacoes de outras fontes....no meu caso e so para acabar de vez com a coisa nao existe nenhuma verba para aquisicao compra de aeronaves para substituicao dos alpha jet o que so por si so acho uma tremenda burrice ...nao se acautelou esta situacao assim por muito que defendamos esta ou aquela compra nao passa e so por nos aqui a debater porque a realidade e mesmo assim....nao  existe verba ponto....nao havendo verba pois tambem nao existe a vontade dos nossos governantes logo...nao vira nem ST nem PC21 bola....
apenas um desabafo ....
abraxo
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW