BI Paraquedista - Organização/ Equipamento/ Doutrina

  • 80 Respostas
  • 44471 Visualizações
*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: lança granadas nas galil
« Responder #45 em: Janeiro 03, 2009, 05:17:36 pm »
Citação de: "voador"
...por outro lado como esta arma é 7,62mm e mais precisa serve (à falta de melhor) como arma para atirador especial (não confundir com sniper), daí no afeganistão os militares para quedistas (do 2BParas) estarem dotados dos equipamentos da tal anteriormente referida foto. ...

Sim, eu até percebo que têm de trabalhar com o que têm.
Mas coitado do atirador designado. Tem ainda de andar com o lança grandas, e as granadas!! Uma arma mais levezinha dava jeito. Podia ser a G3 que é boa arma para isso, mas sem lança granadas. Por exemplo, se precisa fazer uns tiros em pé bem que pode treinar os deltoides.


Citação de: "voador"
... o lança granadas 40mm HK 79 que se usa c a G3, não é passivel de adaptação à galil, ...


E não dá mesmo ou nunca tentaram???
É que não me parece que não dê mesmo. Os gajos que adaptaram o M203 para a Galil também adaptavam o HK79.
Ou mesmo cá, temos pessoas a trabalhar muito bem e não me parece assim tão dificil com as maquinas correctas.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3461
(sem assunto)
« Responder #46 em: Janeiro 03, 2009, 05:42:45 pm »
Galil com o Leupold Mark 4 4.5-14x50mm LR/T M1 Illum. Reticle


7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #47 em: Janeiro 03, 2009, 07:00:10 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Galil com o Leupold Mark 4 4.5-14x50mm LR/T M1 Illum. Reticle




Tá bonito sim senhor.
Por acaso não sabe se o soldado se deu bem com aquelas fixações da mira naquele sitio?

Podiam fazer o mesmo à G3.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Death Angel

  • 47
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #48 em: Janeiro 03, 2009, 10:48:18 pm »
Este soldado que está na foto é Português?
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Janeiro 03, 2009, 11:43:59 pm »
claro que é portugues !!! no afeganistão mas sim é...
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1672
  • Recebeu: 391 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +99/-45
(sem assunto)
« Responder #50 em: Janeiro 03, 2009, 11:48:55 pm »
E não é soldado é 2º Cabo... :twisted:
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Death Angel

  • 47
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #51 em: Janeiro 04, 2009, 12:44:49 am »
Citação de: "raphael"
E não é soldado é 2º Cabo... :twisted:
 

*

Portucale

  • Membro
  • *
  • 197
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #52 em: Janeiro 04, 2009, 01:39:33 am »
O que me chama mais a atenção na foto são as protecções nos joelhos.  :o

Novos hábitos..........................
Eis aqui
quase cume da cabeça da Europa toda
O Reino Lusitano
onde a Terra se acaba
e o Mar começa.

Versos de Camões
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1672
  • Recebeu: 391 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +99/-45
(sem assunto)
« Responder #53 em: Janeiro 04, 2009, 02:36:33 am »
Isso não me admira nada... admira-me é faltar tudo o resto, a começar numas botas mais confortáveis, colete, luvas, capacete de kevlar... enfim, mas como era foto para mostrar o jovem no meio do afeganistão e tal a empunhar a bela da arma com a bela da boina... quase como a dizer: "Eu estou aqui"!
Mas claro faz parte, para o álbum de recordações, para contrastar com aquela ideia de ao chegar ao aeroporto de Kabul (KAIA) e ao descer a rampa do C-130 e inalar o ar da região... e pensar de repente... "Eh lá! Isto não é para mim! Que faço eu aqui?"... faz tudo parte do processo de interiorização! :twisted:
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #54 em: Janeiro 04, 2009, 03:53:14 pm »
Citação de: "Portucale"
O que me chama mais a atenção na foto são as protecções nos joelhos.  :o

Novos hábitos..........................


Aqueles calhaus espetados nos joelhos doem bastante.
Não são novos habitos. Já se usa há alguns anos.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #55 em: Janeiro 04, 2009, 05:24:22 pm »
Citação de: "raphael"
mas como era foto para mostrar o jovem no meio do afeganistão e tal a empunhar a bela da arma com a bela da boina... quase como a dizer: "Eu estou aqui"!
Mas claro faz parte, para o álbum de recordações, para contrastar com aquela ideia de ao chegar ao aeroporto de Kabul (KAIA) e ao descer a rampa do C-130 e inalar o ar da região... e pensar de repente... "Eh lá! Isto não é para mim! Que faço eu aqui?"... faz tudo parte do processo de interiorização! :twisted:


E o que é um grande orgulho de certo para todos os militares Portugueses que estiveram lá e que vieram para casa intactos e com o sentimento de missão cumprida.
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #56 em: Janeiro 08, 2009, 11:13:00 am »
Sim ... quem esteve no afeganistão seja qual fosse a unidade questionou-se. Mas ainda bem !!!
É sinal que era humano.
Isto é apenas uma opinião pessoal, mas sim a defesa de portugal hoje passa pelo afeganistão, quer se goste ou não.
 

*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #57 em: Fevereiro 04, 2009, 10:24:45 pm »
Então, ainda ninguem conseguiu descobrir o actual organigrama dos batalhões páras e qual o equipamento a eles incorporado? Em relação á companhia de apoio e aos misseis Milan não se chegou a nenhuma conclusão! Já agora alguém sabe tambem como está a BRR de defesa anti aérea? Quantos lançadores Stinger estão atribuidos?
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Orgânica dos BParas
« Responder #58 em: Fevereiro 07, 2009, 08:11:39 pm »
Citação de: "migbar2"
Então, ainda ninguem conseguiu descobrir o actual organigrama dos batalhões páras e qual o equipamento a eles incorporado? Em relação á companhia de apoio e aos misseis Milan não se chegou a nenhuma conclusão! Já agora alguém sabe tambem como está a BRR de defesa anti aérea? Quantos lançadores Stinger estão atribuidos?


Desde que acabou a BAI e foi criada a BrigRR, os BParas sofreram uma grande alteração estrutural, pelo facto de terem perdido as suas CCS e CAC e ter sido criada um CCAp (companhia de comando e apoio).
A tipologia de missões também mudou e agora os BParas estão mais predispostos para operações de curta duração (3 a 5 dias) com os seus meios organicos e normalmente apeados.
Porém, decorrem no presente momento estudos e propostas para alterar radicalmente a sua organica e tipo de meios.
Neste momento e para já um BPara basicamente é constituido por Comando e EM (20 elementos);
CParas (x3):
Comando
PelParas (x3)
3 secções c/ 2 galil AR, 2 galil ARM e 2 G3/A4 c/ HK 79 e SecCmd c/ 2 MetLig 7,62mm MG 3
SecACar c/ 4 carl Gustav 84mm
Sec LGA/MortLig c/ 3 LGA 40mm Santa Barbara ou 3 Mort 60mm Longo Alcance C-01
As CParas não têm meios auto organicos
CCAp
Comando
PelRec c / 9 Toyotas land cruiser c/ 4 MetPes Browning 12,7mm, 4 LGA 40mm Santa Barbara e 8 MetLig 7,62mm MG 3 (e/ou FN MAG)
PelACar c/ 9 Toyotas c/ 8 Misseis Milan II;
PelMortMed c/ 1 Toyota, 4 Unimog 1300 e 4 Mort 81mm Longo Alcance L16/A2
Secção Sniper c/ Acuracy e ........
Secção VCB c/ 4 radares e sistemas de sensores remotos (actualmente não se considera que seja rentavel a sua utilização apesar de existir o material pq este tipo de material nao se coaduna c operações apeadas)
PelSanitário c/ 4 Auto macas medias do tipo Iveco 40.10 ou 40.12
Secção de reabastecimento e transporte
com 16 viaturas tacticas medias (principalmente iveco 40.10, iveco 40.12 e Unimog 1300)
Secção de Transmisões com viaturas toyota com sistemas de transmissão da familia 525 (em fase evolutiva)

Sao utilizados ainda com caracter supletivo, Morteirete 60mm; M72 LAW, Pistola Metralhadora 8mm UZI

Claro que a pistola continua a ser a P 38

De referir que esta é a organica dos BParas quando não estão assigandos para missões tipo kosovo ou afeganistão ou NRF ou FRI, porque nesse caso a sua organica é especifica para essas missões

Espero que a curiosidade esteja satisfeita no tocante ao material principal
 

*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Orgânica dos BParas
« Responder #59 em: Fevereiro 07, 2009, 10:32:17 pm »
Citação de: "voador"
Citação de: "migbar2"
Então, ainda ninguem conseguiu descobrir o actual organigrama dos batalhões páras e qual o equipamento a eles incorporado? Em relação á companhia de apoio e aos misseis Milan não se chegou a nenhuma conclusão! Já agora alguém sabe tambem como está a BRR de defesa anti aérea? Quantos lançadores Stinger estão atribuidos?

Desde que acabou a BAI e foi criada a BrigRR, os BParas sofreram uma grande alteração estrutural, pelo facto de terem perdido as suas CCS e CAC e ter sido criada um CCAp (companhia de comando e apoio).
A tipologia de missões também mudou e agora os BParas estão mais predispostos para operações de curta duração (3 a 5 dias) com os seus meios organicos e normalmente apeados.
Porém, decorrem no presente momento estudos e propostas para alterar radicalmente a sua organica e tipo de meios.
Neste momento e para já um BPara basicamente é constituido por Comando e EM (20 elementos);
CParas (x3):
Comando
PelParas (x3)
3 secções c/ 2 galil AR, 2 galil ARM e 2 G3/A4 c/ HK 79 e SecCmd c/ 2 MetLig 7,62mm MG 3
SecACar c/ 4 carl Gustav 84mm
Sec LGA/MortLig c/ 3 LGA 40mm Santa Barbara ou 3 Mort 60mm Longo Alcance C-01
As CParas não têm meios auto organicos
CCAp
Comando
PelRec c / 9 Toyotas land cruiser c/ 4 MetPes Browning 12,7mm, 4 LGA 40mm Santa Barbara e 8 MetLig 7,62mm MG 3 (e/ou FN MAG)
PelACar c/ 9 Toyotas c/ 8 Misseis Milan II;
PelMortMed c/ 1 Toyota, 4 Unimog 1300 e 4 Mort 81mm Longo Alcance L16/A2
Secção Sniper c/ Acuracy e ........
Secção VCB c/ 4 radares e sistemas de sensores remotos (actualmente não se considera que seja rentavel a sua utilização apesar de existir o material pq este tipo de material nao se coaduna c operações apeadas)
PelSanitário c/ 4 Auto macas medias do tipo Iveco 40.10 ou 40.12
Secção de reabastecimento e transporte
com 16 viaturas tacticas medias (principalmente iveco 40.10, iveco 40.12 e Unimog 1300)
Secção de Transmisões com viaturas toyota com sistemas de transmissão da familia 525 (em fase evolutiva)

Sao utilizados ainda com caracter supletivo, Morteirete 60mm; M72 LAW, Pistola Metralhadora 8mm UZI

Claro que a pistola continua a ser a P 38

De referir que esta é a organica dos BParas quando não estão assigandos para missões tipo kosovo ou afeganistão ou NRF ou FRI, porque nesse caso a sua organica é especifica para essas missões

Espero que a curiosidade esteja satisfeita no tocante ao material principal









Muito obrigado pela sua disponibilidade caro Voador  :D .
Sem duvida que temos aqui uma estrutura interessante e verdadeiramente pensada para a realidade do salto operacional tipico de primeira linha de intervenção. Os meios pesados e altamente automobilizados virão depois se necessário e na mão de outras unidades...curioso sem duvida.
Na minha opinião este tipo de estrutura poderá ter mais umas viaturas, mas espero que novas reorganizações não estraguem o essencial desta, pois para mim isto tem mais lógica do que termos nos páras uma estrutura embora aligeirada a fazer lembrar a Brigint!