ESE - Enfermagem e AM - Medicina

  • 9 Respostas
  • 5780 Visualizações
*

Linkxx

  • 187
  • +0/-0
ESE - Enfermagem e AM - Medicina
« em: Dezembro 16, 2009, 11:15:03 am »
Bons dias , tenho uma duvida , Estou a pensar concorrer para ESE no próximo ano que se segue , e estava a ponderar concorrer para enfermagem , queria saber se é possivel concorrer em março para a eses em enfermagem , sem ter o exame de biologia feito , visto ,que os exames nacionais são só em junho, mas como o curso da ESE só costuma começar em Setembro eu por essa altura ja teria o exame feito.. cumprimentos

Hugo Gonçalves
--------- PTnet @mIRC -> Canal das Forças de segurança ->#Policia
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: ESE - enfermagem
« Responder #1 em: Dezembro 16, 2009, 02:49:43 pm »
Que eu saiba a ESE não forma enfermeiros... enfermeiros só com licenciatura e a ESE não forma licenciados.
Pelo menos nem está nos cursos que esta tem: http://www.ep-sargentos-exercito.rcts.p ... do_CFS.pdf

A menos que eu esteja desactualizada, tens que ter uma licenciatura em Enfermagem tirada no civil. Vê aqui: http://www.exercito.pt/recrutamento/saude.html
Diz ali: "Quando habilitado desenvolve actividades no âmbito de Farmácia, Saúde e Veterinária. ( Possuir as habilitações literárias exigidas para o desempenho das funções, correspondentes, no mínimo a Licenciatura ou Bacharelato para a Especialidade  de  Enfermeiro e Cardiopneumologia  e  frequência de Ensino Superior para as restantes )."

No entanto na Marinha tens essa opção, tens um curso de "Enfermeiros e Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica". Mas tens que primeiro concorrer como Praça, ficar dois anos como praça e só depois podes concorrer para Sargento, pois na Marinha não dá para concorrer directamente a Sargento.
No entanto uma das condições é ter o exame de biologia feito.
Vê aqui: http://www.marinha.pt/pt/carreira/categ ... utica.aspx

No Exército sinceramente não sei como se entra como Enfermeiro. Só tenho conhecimento do curso de Medicina na Academia Militar
 

*

TiagoFilipe

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
Re: ESE - enfermagem
« Responder #2 em: Dezembro 16, 2009, 04:28:37 pm »
Claro que o Exército também forma enfermeiros(as).
Basta ir consultar as normas de admissão para se perceber isso mesmo.

http://www.ep-sargentos-exercito.rcts.p ... Normas.pdf

Área D (Medicina; Farmácia; Diagnóstico e Terapêutica);[/u]

O 1º ano do CFS das Áreas A, B e C tem lugar na Escola de Sargentos do Exército (ESE) e o 2º ano nas Escolas Práticas das A/S e/ou Unidades, Estabelecimentos ou Órgãos (U/E/O) equivalentes; os cursos da Área D são ministrados na Escola do Serviço de Saúde Militar (ESSM), de acordo com o quadro legislativo que define a sua estrutura curricular;[/u]

Quanto à tua dúvida mesmo Linkxx não te posso adiantar nada, isso terás que te informar "internamente" mas penso que poderás concorrer, pois se os exames são feitos depois não teria assim muita lógica.
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: ESE - enfermagem
« Responder #3 em: Dezembro 16, 2009, 09:55:34 pm »
Então vê aqui:

b. Requisitos Específicos
(1) Ter nota de candidatura igual ou superior a 100 expressa na escala de 0 a 200;
(b) Aos Candidatos aos cursos da Área D, que concluíram o Ensino secundário ao abrigo da portaria nº 230/2008 de 7 de Março, da Portaria nº 370/2008 de 21 de Maio e do Decreto-Lei nº 357/2007 de 29 de Outubro, aos quais não foi atribuída uma nota final do ensino secundário, são aplicáveis as regras em vigor para o acesso ao ensino superior;

(3) Para acesso a cursos da Área D, ter realizado os exames nacionais e obtido uma nota mínima de 10,00 valores (100 pontos, expressa na escala de 0 a 200), nas seguintes disciplinas específicas:
(a) Para Medicina (Enfermagem):
(Cod 02) Biologia/Geologia (B)ou
(Cod 07) Física/Química (Q) ou
(Cod 04) Economia;
 

*

Linkxx

  • 187
  • +0/-0
Re: ESE - enfermagem
« Responder #4 em: Dezembro 17, 2009, 10:25:06 am »
Ola, Tudo bem ? Obrigado Por terem respondido , Malina , Estou colocado na Escola de Serviço de Saude militar , onde os alunos de enfermagem estão alojados e onde tomam as respectivas refeições. E Sim , tiram licenciatura pelo exercito , só que tiram numa universidade Civil , mas pertecem ao CFS , respesctivamente à Area D , mas fazem parte do curso de formação de SArgentos ( os que são do exercito , porque estão os 3 ramos das forças armadas misturados ), isso que tu mostraste no fim é o Exame nacional numa desssas áreas para poder concorrer a enfermagem.Cumps
--------- PTnet @mIRC -> Canal das Forças de segurança ->#Policia
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: ESE - enfermagem
« Responder #5 em: Dezembro 17, 2009, 09:04:53 pm »
E não  é o que querias saber?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: ESE - Enfermagem e AM - Medicina
« Responder #6 em: Dezembro 17, 2009, 10:46:54 pm »
=====================================

Passa o presente tópico a servir para centralizar questões referentes à admissão em Enfermagem, para a Escola de Sargentos do Exército, e Medicina, para a Academia Militar.

Pel'A Moderação
B. Pereira Marques
=====================================
 

*

Linkxx

  • 187
  • +0/-0
Re: ESE - Enfermagem e AM - Medicina
« Responder #7 em: Dezembro 18, 2009, 09:35:02 am »
Já consegui obter a informação que queria , sim posso concorrer à ese para enfermagem sem ter o exame feito , tendo então que apresentar posteriormente a nota , sendo que tenho de entregar o papel que confirma a minha inscrição no exame nacional e a ficha ENES. Obrigado pela vossa colaboração.cumps

Hugo Gonçalves
--------- PTnet @mIRC -> Canal das Forças de segurança ->#Policia
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: ESE - Enfermagem e AM - Medicina
« Responder #8 em: Dezembro 20, 2009, 03:29:58 am »
É uma coisa curiosa. Aceitarem pessoas sem o exame feito. Então e se a pessoa depois não conseguir o exame? Começou um curso para Sargentos e já não vai para o que quer? Segue outra via que não a Enfermagem?
 

*

TiagoFilipe

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
Re: ESE - Enfermagem e AM - Medicina
« Responder #9 em: Dezembro 20, 2009, 06:06:11 pm »
O que é aceite é a candidatura e com mais de que uma área de escolha. Até sairem as notas dos exames nacionais vão sendo feitas todas as outras provas necessárias, ficando esta parte documental pendente e o tempo para exclusão de candidatos é mais que suficiente até o início do CFS.