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papatango

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« Responder #105 em: Junho 05, 2004, 06:20:39 pm »
Outra curiosidade é que a ministra da defesa (se não me engano) da Noruega já disse que se fosse hoje, não compraría as cinco Nansen.

Outra coisa.
As Naasen são slassificadas como fragatas ASW. Os equipamentos que transportam, fazem dela um meio para a Noruega caçar submarinos na costa. Portanto, não são exactamente o navio que precisamos.

Claro que uma Naasen, é muito superior a uma Perry, mas o seu radar é uma especie de filho mais pequeno do SPY-1 e está preparada (mas não equipada) para misseis anti-aéreos mais modernos, além de já ir utilizar os ESSM. Ou seja, poderiamos operar uma Naasen, mas o seu conceito de utilização e as suas armas principais teriam que ser outros. Se comprassemos este tipo de navio, com o objectivo de suprir a necessidade da marinha para dois navios anti-aéreos, então o armamento sería diferente e logo, o preço do navio, também sería maior.

O que necessitamos é de um navio de defesa de área. Para isso é necessário um bom radar, e uma capacidade de defesa anti-aérea que inclua misseis ESSM e SM-2 ou SM-3, além naturalmente dos Harpoon e torpedos.

A marinha reduzirá a sua quantidade de barcos a cinco. Mas desses, os dois que futuramente substituirão as Perry, devem ser minimamente capazes, se alguma vez quisermos mandar um LPD para algum lado e o tivermos que proteger.

Estas Naasen, (com esta configuração) são muito bonitas, mas seriam um substituto para as Vasco da Gama.

Lembro que as Pereira da Silva (AGORA NÃO ME ENGANEI) foram substituidas pelas Vasco da Gama.

É exactamente este velho e vetusto navio (a versão norueguesa das Pereira da Silva), embora modernizado que as Naasen vêm substituir.

Parece que a marinha da noruega também já chegou á conclusão de que para as guerras assimetricas, contra o terrorismo, trafico de droga etc... o mais lógico é apostar em navios relativamente grandes, mas que não precisam de armas muito sofisticadas, e do pessoal e dinheiro que é necessário gastar nelas.

Cada vez acho que o NPO faz mais sentido.
Só espero que divulguem logo como é que serão as versões do NPO que deverão ser feitas, baseadas no actual projecto.


Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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FinkenHeinle

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« Responder #106 em: Junho 05, 2004, 06:34:48 pm »
Citação de: "Fábio G."
Defensa

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A Marinha francesa encomenda o missil "Exotec Block III"

A Direcção Geral de Armamento francesa formalizou com a MBDA um contrato para a nova versão Block III do missil anti-navio superficie-superficie Exotec MM40. Também se supõe que esta firma vá para a frente com a integração do AM39 no novo avião de combate Rafale e transformar os actuais Block 2  na variante avançada.


Alguém sabe quais serão as caracteristicas técnicas do Exocet Block III???
Um Forte Abraço.
André Finken Heinle
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"Em condições normais, corro para vencer e venço. Em situações adversas, também posso vencer. E, mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo." (AYRTON SENNA)
 

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Spectral

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« Responder #107 em: Junho 05, 2004, 09:54:11 pm »
Concordo com o Papatango. Apesar do tamanho e de terem um AEGIS a bordo, as Nansen são fragatas ASW. Aliás parece que todo o seu sistema anti-aéreo foi optimizado para o ESSM, fazendo com que uma possível utilização do SM-2 não compense ( o sitema não teria alcance suficiente para guiar os mísseis).


A questão LPH vs LPD já é velha, e apesar de todos os benefícios que um LPH traz, preferia antes ver 2 LPDs, ou então ver a diferença de dinheiro entre um LPD e um LPH investida noutros projectos.

E, claro parabéns à IZAR. A carteira de encomendas é bem grande, e se conseguirem o contrato australiano então  :wink: Já agora, os australianos também estão interessados em 2 LPH, e muitos falam numa encomenda conjunta.

Os holandeses também têm uns LPH previstos, na continuação da série "Enforcer". Anda para aí um site do constructor com informação sobre todos os projectos dessa série ( que também começa a registar um sucesso assinalável)...

Cumptos
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Fábio G.

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« Responder #108 em: Junho 06, 2004, 01:56:11 pm »
Eu não estou a dizer que se comprassem as F-310 com esta configuração que foi feita para os requisitos da Armada da Noruega. A F-310 é uma fragata bastante capaz é uma derivada da F-100, tem menores prestações claro com o radar SPY-1F mas não deixa de ser bastante capaz e muito mais barata que uma F-100. Para nós o ideal era uma Fragata entre a F-100 e F-310 mas com a capacidade AAW derivada da F-100, ou seja de menores prestções e mais barata, SPY-1F com SM-2 III ou SM-3 e ESSM, para mim é uma boa opção para substituir as OHP. Penso que será dificil termos opções melhores que esta, não estou a ver o nosso Governo nem daqui a 30 anos a comprar fragatas novas como as F-100 ou melhores para não dizer que o Governo tem tensencia a comprar tudo em segunda mão, não me admira nada que as substitutas das VG e OHP sejam fragatas em 2ª mão.
  Quanto ás criticas que ouvi ás F-310 foi de jornais e não de alguem Governo norueguês, ou seja mais parecem criticas politicas e sensionalistas ( o mesmo aconteceria em Portugal).
 

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Fábio G.

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« Responder #109 em: Junho 06, 2004, 03:31:02 pm »
F-310 Nansen-class frigate

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Lockheed Martin Delivers First Aegis Weapon System to Norway

The Aegis Missile Ship introduces a new concept in "capital ships"

Lockheed Martin marked the completion of the first Aegis Integrated Weapon System (IWS) with the SPY-1F radar for the Royal Norwegian Navy today with a pull- the-plug ceremony at its Moorestown facility. The system will be packed and shipped to Spanish shipbuilder IZAR for installation on the Fridtjof Nansen, the first ship of the F310 Norwegian frigate program, now under construction in Ferrol, Spain.
The system, which includes Lockheed Martin's SPY-1F radar, successfully completed a full range of acceptance tests during the past several months to verify system performance. Today's pull-the-plug ceremony marks the completion of testing and symbolizes the system is ready for shipboard installation.
"The work done by all parties in connection with the design, construction and testing that has taken place here is amazing," said Capt. Per Erik Goransson of the Norwegian Defence Logistics Organization. "Many skeptics declared that the plan was too ambitious when the program started. But you have proved them wrong!"
In all, five Norwegian New Frigates are currently under contract for production.
"The Nansen-class frigate program is a tremendous international partnership that will provide the people of Norway with proven state-of-the- art capabilities at sea," said Fred P. Moosally, president of Lockheed Martin Maritime Systems & Sensors. "The sailors of the Fridtjof Nansen can operate with the confidence that the SPY-1F and its Integrated Weapons System is ready for all missions."
The SPY-1F system is an important element of Lockheed Martin's responsibilities on the Norwegian Frigate program, which includes integration of the entire IWS encompassing all sensors, weapons, software development, communications, and navigation. The system is based on the Aegis Weapon System, originally developed by Lockheed Martin for the U.S. Navy.
The SPY-1F multi-function radar is a scaled version of Lockheed Martin's SPY-1D radar, which is the most advanced naval surveillance, anti-air warfare and missile defense radar in the world. The SPY-1F is designed to meet the mission needs for a range of ships from corvettes to aircraft carriers.
"This pull-the-plug ceremony will allow the Lockheed Martin and IZAR partnership to safely proceed with the coming F-310 activities, with the common aim to fulfill the Royal Norwegian Navy requirements and expectations," said Jose M. Herranz, IZAR's New Norwegian Frigates director. "This is part of both front-end companies' willingness to succeed in this and future achievements."
The Aegis Weapon System is currently deployed on 71 ships deployed around the world, and 26 more ships are planned. In addition to the U.S. and Norwegian navies, Aegis is aboard Japanese and Spanish warships and the Republic of Korea recently selected Aegis for its newest class of destroyers.


http://www.naval-technology.com/project ... index.html
 

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Spectral

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« Responder #110 em: Junho 06, 2004, 09:34:35 pm »
Fábio, acho que não estás a perceber bem a situação.

Uma Nansen é uma fragata ASW. O seu sistema AEGIS SPY-1F, está programado para trabalhar apenas com ESSMs, já que lhe falta o alcance ( principalmente a capacidade de guiar os mísseis a grandes distâncias) para usar o SM-2. Logo não faz sentido falar em SM-2+Spy-1F, quanto mais em SM-3...

Mas e seguindo a sugestão, o que seria necessário para transformar uma Nansen numa fragata AAW ? O mais simples seria colocar um AEGIS SPY-1D ( mais à frente sobre este sistema), mas muito provavelmente a estrutura da Nansen não aguentaria algo tão grande ( basta ver as imagens do Spy-1D). Logo seria necessário um casco maior.

E o que é que é um casco semelhante à Nanse, mas maior ( 1000ton) com um SPY-1D ? Pois é ... Uma F-100!

Ou seja, se quísessemos uma fragata AAW, acabaríamos a comprar uma F-100.

Já agora e sobre estas, não sei se os espanhóis terão feito a melhor opção quanto ao radar/sistema de combate.  O SPY-1D foi introduzido no final dos anos 80 com as Arleigh Burke, e pode começar a ficar um pouco desactualizado. As Arleigh Burke a ser lançadas estão já receber um SPY-1D actualizado (tb não sei exactamente a configuração do Aegis espanhol), e os DD(X) vão receber um radar novo. Além que o SPY-1D é uma evolução directa da combinação originial SPY/AEGIS das Ticonderoga.

Por outro lado, a combinação APAR/Sewaco nas LCF e Sachsen tem cumprido todas as expectativas, revelando ( devido à sua estrutura modular mais moderna) uma grande capacidade para o upgrade no futuro.
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Fábio G.

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« Responder #111 em: Junho 07, 2004, 12:04:33 am »
Pelo que tinha lido numa reportagem sobre as F-310 o SPY-1F poderia perfeitamente utilizar os SM-2, ou talvez não.


Navios com AEGIS (falta as Kongo):
http://www.afconships.com/products.html
« Última modificação: Junho 08, 2004, 01:06:16 pm por Fábio G. »
 

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Rui Elias

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Mais armamento
« Responder #112 em: Junho 07, 2004, 12:19:20 pm »
Colegas:

Desculpem lá estar sempre a bater no ceguinho, mas não acham que o grau de ameaça de Espanha (que constroi fragatas) e da Noruega (que as compra) é semelhante ao nosso?

Porque é que em Portugal não haverá um gobverno com visão  estratégica de longo prazo, e capacidade de comunicação para convencer a Naçaõ Portuguesa da necessidade de se apostar mais na segurança e defesa, para afectar mais 0,3% do PIB para a Defesa, para que daqui a uns 10 a 15 anos possamos ter uma Marinha à altura da dimensão das nossa águas?

Contentamos-nos com duas ou três  Perry's usadas (e as fotos que se viram não são nada lisongeiras), quando as Vasco da Gama estão a entrar em meio de vida e não há planos para mais? :oops:
 

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Spectral

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« Responder #113 em: Junho 08, 2004, 04:14:28 pm »
Rui, mais uam vez a questão é o dinheiro.

Fábio: se calhar até podem, mas :

1-com apenas 8 células ( expansíveis para 16) para os mísseis ( 4 ESSMs por célula, mas apenas UM SM-2 por cada) não se teria um número razoável de Standards ( que justificasse a sua utilização)

2- e principalmente por o SPY-1F ser sempre referido como optimizado para ESSM, ele até poderia suportar os SM-2, mas devido às suas características de alcance e capacidade de guiamento dos mísseis, a perfomance de um SM-2 seria igual.
Um exemplo.

O alcance do ESSM é cerca de 30-40 km ( estimativa generosa). O SPY-1F detecta um aparelho inimigo a 2000m de altitude, 150 km de distância (aqui inventei os números, mas para o que é serve). Como o ESSM apenas alcanca os ditos 30-40 km, o "iluminador de tiro" ( a parte do radar que vai corrigindo o percurso do ESSM até perto do alvo) apenas precisa de ter um alcance máximo de 40-50 km ( alcance máximo dos máximos do ESSM). Ora, se tivéssemos um SM-2 e o lançásse-mos com este radar, o iluminador de tiro apenas o iria conduzir até aos 50km, logo não seria possível tirar partido do maior alcance do SM-2. Neste caso um ESSM serve perfeitamente.

Nota: isto é apenas uma dedução minha. Claro que posso estar enganado e o SPY-1F suportar o SM-2 até uma distância maior ( e a razão da sua não aquisição ser económica) :wink: , mas a insistência na adaptação ao ESSM sugere isto.

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Guilherme

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« Responder #114 em: Junho 09, 2004, 05:24:54 pm »
 

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Fábio G.

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« Responder #115 em: Junho 10, 2004, 01:41:40 pm »
Citar
IZAR BOTA EL ÚLTIMO DE LOS SEIS CAZAMINAS QUE HACE PARA LA ARMADA.

Hoy se pone a flote el sexto y último cazaminas – denominado Tajo- que Izar está construyendo para la Armada española. Se trata del único buque de la clase Segura que entrará a formar parte de la Flotilla de Medidas Contra Minas de la Armada, que tiene su base en el Arsenal Militar de Cartagena (Murcia). De todas formas, el Tajo no será entregado a la Marina hasta dentro de un año aproximadamente, una vez completado el periodo de pruebas en el mar.
 

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Fábio G.

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« Responder #116 em: Junho 15, 2004, 02:03:05 pm »
Novo submarino U-209 sul-africano.

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Another milestone in South Africa's multi-billion rand arms deal will be reached on Tuesday in Germany, when the SA navy's latest addition to its maritime arsenal is officially launched.

The first of the Type 209-class submarines, S 101, will be launched in Kiel by the chief of the navy, vice-admiral Johan Retief and his wife Helena.

"This is a unique occasion... where on the same day we launch (a vessel) and name another," said navy spokesperson commander Brian Stockton.

Stockton was referring to the official naming of the fourth patrol corvette, SAS Mendi, which will be christened by Helena Retief in the Kiel shipyard where both vessels were under construction.

Defence Minister Mosiua Lekota would not attend either ceremony.

The navy's Project Wills will see the acquisition of three Type 209 submarines to replace the decommissioned Daphne-Class submarines.

The Type 209-1400 SAN submarine is from the widely-used Type 209 stable, and according to a naval publication, the submarine is "a modern, conventionally-powered and highly capable" submarine.

According to Stockton, the strategy is to build and accept complete submarines in Germany and sail the fully operational vessels to South Africa, a "turn-key" approach.

The combat system is mainly of German design, but components would be largely manufactured in South Africa and shipped to Germany for installation and testing.

According to preliminary timeframes, the first submarine is expected to be delivered in 2005, the second in 2006 and the third in 2007.

Asked what would become of the retired Daphne-class submarines, Stockton said the navy was considering as one of several options the possibility of converting the SAS Assegaai and/or the SAS Umkhonto into a museum at Simon's Town.

The first decommissioned submarine, the SAS Spear, was sold as scrap metal.

South Africa is the only African country to effectively operate and maintain submarines.
 

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Fábio G.

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« Responder #117 em: Junho 15, 2004, 03:09:04 pm »
1º navio chinês da classe O52C prepara-se para as provas de mar.

http://forum.keypublishing.co.uk/attach ... 7514&stc=1

http://forum.keypublishing.co.uk/attach ... 8826&stc=1

Informação sobre esta classe:

Citar
Rumored as a 7,000t class fleet air-defense DDG armed with a Chinese Aegis system to be built at Dalian Shipyard, this new type of DDG (Type 052C or Type 052BK?) is actually being constructed at Jiangnan Shipyard, the same place where two 052B DDGs are still being fitted. This indicates that 052 series have adopted a modular design so that different variants with different primary missions can be built quickly with standardized modules. Even though 052C appears generally similar to 052B, the biggest difference lies with the 4 fixed (active?) phased array antennas embedded in the walls of the foreward superstructure on 4 sides. Among them, two antennas are covering the forward hemisphere while the other two are covering the rear hemisphere. The same arragement can be found onboard the US Arleigh Burke class DDG and Japanese Kongo class DDG. As the result, unlike 052B, two Type 730 CIWS are relocated to the raised platform in front of bridge and on top of the rear helicopter hanger. The installation of 4 phased array antennas indicates that 052C will certainly be the first Chinese DDG equipped with the new vertically launched HHQ-9 long-range SAM system, instead of the Russian RIF-M/S-300F system, which utilizes a single Tombstone phased array radar. The forward VLS station (6 revolver launchers? 6x6) is likely to be between the forward CIWS platform and the main gun, while the rear VLS station (2 revolver launchers? 2x6) likely to be forward of the helicopter hanger. Two quadruple semi-cylindical racks are located between the rear mast and the helicopter hanger which support 8 new YJ-62 (?) long-range (~300km?) SSMs. The missiles are guided by the Band Stand radar installed on top of the bridge and a Light Bulb datalink forward of the hanger. The same guidance package was also found onboard 052B. An old-fashioned metric-wave radar with Yagi antenna has been found at midship, probably for long range detection or ECM. The ship is also expected to have the new generation of Aegis-like C3I system. Currently two 052Cs are being constructed (170 & 171) with the first ship launched on April 29, 2003 and the second on October 30, 2003. The building of two 052Bs and two 052Cs in such a short time frame reflects PLAN's urgent need to upgrade its obsolete air-defense systems of its surface combat ships. There have been rumors suggesting that an even bigger design dubbed 051C (8,000t class) based on 051B is being planned to be built at Dalian Shipyard. This class, possibly featuring the RIF-M/S-300F SAM system acquired from Russia, will further enhance PLAN's air-defense capability of its surface combat ships alongside 052B and 052C.
 

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Fábio G.

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« Responder #118 em: Junho 15, 2004, 03:17:32 pm »
Estará Israel a mudar o seu conceito de Forças Navais.

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SURFACE WARSHIPS: Israeli Naval Surprise



June 14, 2004: With no end in sight to the assault of Arab nations and terror groups against Israel, the IDF (Israel Defense Force) is considering plans for a new class of ship, far larger than anything yet operated by the IDF. The state-of-the-art 13,000-ton amphibious assault ship would carry tanks, troops, and both manned and unmanned aircraft. With an un-refueled range of 2,000 miles, the Multi-Mission, Combined Arms Platform would substantially expand the navy’s capabilities.

Tentative specs for the ship include the capacity to carry 600 troops in addition to the crew, affording the option of placing within hours a medium-sized force ashore anywhere along the waters which Israel patrols. The downside would be in floating what one critic said would be a “big, fat target” in a relatively small body of water.

The largest ships now operated by Israel are three Eilat class Sa’ar 5 corvettes. INS (Israel Naval Service) Eilat and INS Lahav were launched in 1993; INS Hanit in 1994. These ships are highly capable. With a crew of 61, plus 10 aircrew, they carry the IAI Unified Combat System which uses El-Op's MSIS electro-optic surveillance and fire control system. They are armed with both an IAI Barak missile system, carried in two 32-cell vertical launch systems, and two four-cell Boeing Harpoon missile launchers. Aside from its Oto Melara 76mm main gun and Phalanx, the class carries Alliant Techsystems Mark 46 torpedoes. The ship can accommodate an H-665A Dauphin, Kaman SH-2F, or Sikorsky S-76N helicopter. Countermeasures include the Sensytech AN/SLQ-25 Nixie towed torpedo decoy system.

Despite this capability, the Sa’ar 5 ships displace 1,230 tons as opposed to the 13,000 tons for the proposed amphib. Older US Navy LPDs, such as the 39-year-old USS Austin (LPD-4), displace 17,000 tons, while the new San Antonio class (LPD-17) displace nearly 25,000. The proposed Israeli ship might support amphibious assault with the VTOL/STOL F-35 Joint Strike Fighter, as well as a variety of helicopters and unmanned vehicles. As ships afloat, the forces aboard would be far more difficult for enemies to destroy than land-based assets.

Until this proposal was revealed, the IDF’s biggest publicly announced project was the Sa’ar 5-II, an improved version of the Sa’ar 5 that would also carry either the AEGIS air defense system or an Israeli-built system. A decision by Israel is expected before the end of summer.
 

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Fábio G.

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« Responder #119 em: Junho 15, 2004, 03:23:31 pm »
Fotos do CVN-76 USS Ronald Reagan no Brasil: