Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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mafets

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1530 em: Maio 30, 2023, 09:37:24 am »
É só no mínimo mais um ano e meio a navegar desarmado... :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Aqui diz que a Marlin é com a Mauser Mk.30-2 / ATK Mk.44 de 30mm.  ???

https://www.seaforces.org/wpnsys/SURFACE/Marlin-WS.htm

https://electronics.leonardo.com/en/products/marlin-ws
« Última modificação: Maio 30, 2023, 10:34:56 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Pescador

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1531 em: Maio 30, 2023, 10:26:16 am »

Defence 360°
@Defence360
·
3h
Os navios de patrulha do programa NPO3S da 🇵🇹
@MarinhaPT
 terão um sistema de deteção e identificação de radiações eletromagnéticas ou ESM (Electronic Support Measures). Este terá capacidade de interceptar, localizar, analisar, classificar e arquivar emissões eletromagnéticas.
Há cerca de um ano ou mais, falei nisso, que também seria importante em pelo menos navios Patrulha que tenham capacidade oceânica ou cumpram essa missão como os Tejo, por falta de outros. Entre outros aspectos que lhes falt., Alguém disse que para fiscalizar pescas e busca e salvamento estavam bem.
Eu respondi e respondo, que para turismo e cargueiro é que estão bem.
A verdade é que numa Marinha com poucos meios, eles tem de ser bons. E bons não é só aguentar mar, é ter equipamentos que consigam dar uma serie de capacidades em vertentes importantes. Nem só de misseis vive uma Marinha, mas de meios de vigilância e auto defesa desses meios navais importantes
 

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Pescador

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1532 em: Maio 30, 2023, 10:32:07 am »
É só no mínimo mais um ano e maio a navegar desarmado... :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Aqui diz que a Marlin é com a Mauser Mk.30-2 / ATK Mk.44 de 30mm.  ???

https://www.seaforces.org/wpnsys/SURFACE/Marlin-WS.htm

https://electronics.leonardo.com/en/products/marlin-ws

Diz-se tanta coisa
Aqui em 2015 era assim o pensamento dos tais almirantes portugueses:
https://www.naval.com.br/blog/2015/06/15/portugal-gastara-77-milhoes-de-euros-em-dois-napaoc-com-capacidade-asw/
Falava-se já da importância de sonar rebocado de profundidade variável
Mas pouco foi feito do que diziam.

Agora para a 3ª série é outro filme. Vamos ver o que ditará o orçamento e os interesses.

Quanto ao canhão usado,  Orbital ATK Mk.44 Bushmaster de 30 mm ou o Mauser MK30, ambos disparam a munição 30x173mm. Mas a diferença existe nos Mauser, entre o modelo de projetil do MK30-1  para meios navais e MK30-2 para veículos blindados.
Mas geralmente em artigos do NPO aparece mencionado o Bushmaster. Mas também nas Pandur com torre aparece escrito tanto o MK 30-2, como noutras o Bushmaster.(??)

O Mauser menciona ter maior cadencia de tiro e velocidade de projetil o que em tese lhe dá mais capacidade contra meios aéreos. O alcance parece ser semelhante, nos 3000 metros na horizontal.


Um caso diferente do outro canhão de 30mm,  M230  30x113mm que supostamente irá equipar as novas RWS de umas Pandur. Muito maior cadencia mas metade do alcance.
Mas esta RWS traz de volta a ideia da escolha para os tais Pandur dos fuzileiros, por ser mais leve que um torre blindada. Isto falavam alguns em 2006.
Mas é caso para perguntar, já decidiram quais os misseis anti tanque?????? 
Por isso tirando negócios com brasileiros, o resto tem tempo  :bang:
« Última modificação: Maio 30, 2023, 11:30:14 am por Pescador »
 

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P44

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"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1534 em: Junho 01, 2023, 02:11:28 pm »
A Vard tem uns projetos que caiam que nem ginjas a Marinha. Esse aí... Heeee.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Pescador

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1535 em: Junho 01, 2023, 02:50:31 pm »
https://vardmarine.com/gallery/vard-7-095/

Não saindo muito das dimensões do NPO.  95 metros com um importante ganho na velocidade para 26 nós. Até fazia mais sentido para a tal ideia de alguma capacidade ASW
« Última modificação: Junho 01, 2023, 02:55:33 pm por Pescador »
 

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Cabeça de Martelo

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7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1537 em: Junho 01, 2023, 02:56:46 pm »
https://vardmarine.com/gallery/vard-7-095/

Não é esse!

São estes:

 :arrow: https://vardmarine.com/gallery/vard-7-312/

 :arrow: https://vardmarine.com/gallery/vard-7-313/

Cá bruto  ;D ;D ;D
Eu manter a coisa de forma a não melindrar amantes dos NPO quiduxos

Mas esse primeiro em logística já parece muito bem, sem entrar em maiores. E nesse 7-312 , só para meter nojo em vez das duas metralhadoras pesadas que se vêm por cima do hangar, era antes um dos phalanx armazenados  :D

Acrescento ainda que, dado a capacidade de porta contentores que se vê na proa desse modelo, era fácil de fazer os políticos dos costume aceitarem essa aquisição.

Capacidade de transporte de 250 tropas e ainda uns veículos Pandur dava também para ir até a Roménia ou lá mais acima render a malta e substituir material. Um ou até dois desses, era bem melhor e muito mais barato que uma frota de cargueiros da FAP para daqui a anos estarem 2/3 parados.
Juntando a isso a capacidade de apoio aos arquipélagos
« Última modificação: Junho 01, 2023, 03:15:07 pm por Pescador »
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1538 em: Junho 04, 2023, 07:12:29 am »
Será desta????

concurso  público  foi publicado em
DR  de 19 de maio

300 milhões para 6 navios em 7 anos….
.
 11 - PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS
Até às 23 : 59 do 33 o dia a contar da data de envio do presente anúncio
12 - PRAZO PARA A DECISÃO DA QUALIFICAÇÃO
44 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das candidaturas.

15 - PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS
Até às 23 : 59 do 50 o dia a contar da data de envio do convite
16 - PRAZO DURANTE O QUAL OS CONCORRENTES SÃO OBRIGADOS A MANTER AS RESPETIVAS PROPOSTAS
240 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das propostas


Tem aqui pano para mangas para só tomarem uma decisão daqui a 1 ano, se tudo  correr bem

Ou ninguém vai querer fazer super NPO’s 3S por 50 milhões a peça???

Aguardemos serenamente…
Lol


http://files.dre.pt/cp_hora/2023/05/097/416481195.pdf

« Última modificação: Junho 04, 2023, 07:57:40 am por ICE 1A+ »
 

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papatango

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1539 em: Junho 04, 2023, 08:01:37 am »
Há neste momento um valor de referência quando se quer ter uma ideia grosso-modo, de quanto custa a construção de um navio, certificado para utilização comercial (capacidade de transporte de passageiros) incluindo motor, sistemas de navegação, radar, sonar e comunicações civis, todo o interior preparado para a tripulação. O valor grosso-modo anda pelos 25.000 dolares por tonelada (excluindo impostos devidos após a entrega do navio).

Com estas contas de merceeiro que consideram os custos dos estaleiros turcos, então teriamos que cada uma destas embarcações custaria 45 milhões de dolares.

Depois há que comprar e instalar o armamento...
Os custos de construção em Portugal são mais altos que na Turquia,  a qualidade, não deve ser muito diferente.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1540 em: Junho 04, 2023, 03:01:43 pm »
Queria lançar um tópico novo.
Modificações a fazer nas corvetas para serem patrulhas oceânicos.   :-P c56x1

Deixem lá, só um bocadinho.

Tirar as peças de artilharia todas a vante e ré.
Substituir por um par de metralhadores .50 e eventualmente um ou dois lança granadas 40mm(novidade em navios da Marinha), como estes por exemplo: https://www.operacional.pt/novos-lanca-granadas-automaticos-chegam-ao-exercito/
Isto ia diminuir tripulação, libertar peso das peças de artilharia, cablagens, e outras infraestruturas, radar de tiro e, ainda ganhavam importante espaço nos paióis(adivinhem as vantagens)
O sonar se ainda funciona, até podiam deixar só para ficar giro ter
E pronto, simples e iam durar até 2030, no mínimo.
Se calhar vão mesmo ter que durar

Agora vejam lá se não era logo um navio como novo. Sendo mais disruptivo também  ;)
« Última modificação: Junho 04, 2023, 03:31:37 pm por Pescador »
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1541 em: Junho 05, 2023, 08:29:37 am »
O mais importante esquecimento nessa lista, renovar as casas de banho, cozinha e dormitório personalizado, se não como fazer viagens a África?
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1542 em: Junho 05, 2023, 09:23:55 am »
O mais importante esquecimento nessa lista, renovar as casas de banho, cozinha e dormitório personalizado, se não como fazer viagens a África?


E motores e restantes máquinas? Aquilo. Tem alguma solução…. Não tou a ver… renovar tudo….
Se calhar no fim de toda a renovação ficava pelo preço de um navio novo….
 

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papatango

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1543 em: Junho 05, 2023, 12:44:08 pm »
A ferrugem não perdoa a ninguém.
Às vezes passa-se a rebarbadora e pinta-se por cima, mas os parafusos, onde existem, não têm solução.
Só quando se vê alguns costados e obra morta por dentro é que se entende o que acontece com um navio muito usado ao longo de meio século.
Há cablagens, que quando se tiram os suportes dos cabos, vem o resto atrás ...

Isto é o que acontece nos navios civis, mas não estou a ver que seja muito diferente nos militares.

É mais resistente um navio de madeira, que é mais facil de reparar (mas também tem que ir para o estaleiro mais vezes)
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1544 em: Junho 05, 2023, 03:55:33 pm »
Ui!!  Caro Papatango
Do que tu me foste lembrar….
Obra morta por dentro….

  Meu  primeiro trabalho dentro de um navio…
  Reparação dos duplos fundos de um velho navio vaqueiro…..
Nem me quero lembrar…..
na primeira “visita de inspeção “ 
eu abria buracos no casco com um pontapé! ….  E a cada buraco saia de la uma “mistela “ de ferrugem , lodo, nafta e  cócó de vaca…..sim ela foi lá parar .  Ainda por cima era verão e estava um calor……
Levei uma linha de vida presa na cintura  para não me perder lá dentro e ir comunicado com o bombeiro do lado de fora…
Naquele dia pensei… isto não é para mim …isto é desumano… .. vou embora…. 20 vezes  a cada compartimento em que entrava …… pensei que morria lá dentro…. Graças a Deus … a chapa estava tão podre que  tinha sítios que dava  literalmente para abrir buracos no casco com um murro … para o lado de fora. ….
só quem entrou nos duplos fundos de um navio pode imaginar…. a cena…….apocalíptica…
« Última modificação: Junho 05, 2023, 03:59:36 pm por ICE 1A+ »