Arsenal do Alfeite

  • 103 Respostas
  • 43747 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #90 em: Fevereiro 11, 2021, 03:06:26 pm »
Ou seja a pseudo "modernização"/manutenção das VdG está atrasada, tal como a manutenção do tridente, e acho que também era suposto o Arpão também ter uma revisão depois do tridente.

Penso que (mas posso esta enganado), não se trata sequer da modernização das VdG, mas simplesmente acções de manutenção planeadas. Pelo menos na LPM falava-se do MLU das ditas fragatas para meio da década, mais ano menos ano.

Quanto ao resto, volto a dizer a mesma frase que usei noutro tópico em que a notícia foi postada "em equipa vencedora não se mexe". E estes palhaços foram fazer exactamente o oposto para lá meter os amigos, e deu asneira.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #91 em: Fevereiro 11, 2021, 03:10:41 pm »
Ou seja a pseudo "modernização"/manutenção das VdG está atrasada, tal como a manutenção do tridente, e acho que também era suposto o Arpão também ter uma revisão depois do tridente.

Penso que (mas posso esta enganado), não se trata sequer da modernização das VdG, mas simplesmente acções de manutenção planeadas. Pelo menos na LPM falava-se do MLU das ditas fragatas para meio da década, mais ano menos ano.

Quanto ao resto, volto a dizer a mesma frase que usei noutro tópico em que a notícia foi postada "em equipa vencedora não se mexe". E estes palhaços foram fazer exactamente o oposto para lá meter os amigos, e deu asneira.

Completamente de acordo para estragar estão estes tipos sempre prontos a ajudar, agora para fazer qq coisa de jeito, opatas !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #92 em: Fevereiro 11, 2021, 05:54:39 pm »
Ou seja a pseudo "modernização"/manutenção das VdG está atrasada, tal como a manutenção do tridente, e acho que também era suposto o Arpão também ter uma revisão depois do tridente.

Penso que (mas posso esta enganado), não se trata sequer da modernização das VdG, mas simplesmente acções de manutenção planeadas. Pelo menos na LPM falava-se do MLU das ditas fragatas para meio da década, mais ano menos ano.

Quanto ao resto, volto a dizer a mesma frase que usei noutro tópico em que a notícia foi postada "em equipa vencedora não se mexe". E estes palhaços foram fazer exactamente o oposto para lá meter os amigos, e deu asneira.

Tanto quanto percebi (a minha perceção pessoal) a MLU dos VdG foi posta na LPM por imposição do PSD (pois os planos iniciais não era fazer nada até este se reformarem), essa MLU passou a uma "modernizaçãozinha"/mínimos para continuar a navegar, na pratica foi para poupar guito para outra coisa qualquer (não me lembro se foi para modernização das BD ou para construçãos dos restantes NPO ou até para o LPD que nunca chegou) e com a desculpa (e eu até dou razão) que o custo/beneficio não compensava (custo de uma MLU para o tempo de vida restante), esta nova manutenção foi anunciada no Alfeite da a qualidade do estaleiro e ao mesmo tempo "apoiava-se a industria nacional" e implicava limpar os navios todos e trocar toda cablagem e afins.

Do que fui percebendo (novamente a minha perceção pessoal) esta manutenção começou a ser cada vez mais menos interventiva por custos e mais atrasada.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 894 vez(es)
  • Enviou: 3093 vez(es)
  • +534/-73
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #93 em: Fevereiro 11, 2021, 06:27:29 pm »
Tanto quanto percebi (a minha perceção pessoal) a MLU dos VdG foi posta na LPM por imposição do PSD (pois os planos iniciais não era fazer nada até este se reformarem), essa MLU passou a uma "modernizaçãozinha"/mínimos para continuar a navegar, na pratica foi para poupar guito para outra coisa qualquer (não me lembro se foi para modernização das BD ou para construçãos dos restantes NPO ou até para o LPD que nunca chegou) e com a desculpa (e eu até dou razão) que o custo/beneficio não compensava (custo de uma MLU para o tempo de vida restante), esta nova manutenção foi anunciada no Alfeite da a qualidade do estaleiro e ao mesmo tempo "apoiava-se a industria nacional" e implicava limpar os navios todos e trocar toda cablagem e afins.

Do que fui percebendo (novamente a minha perceção pessoal) esta manutenção começou a ser cada vez mais menos interventiva por custos e mais atrasada.

A LPM apresentada considerava manter (apenas) 2 fragatas "alta intensidade" (as M, com o MLU "mastro oco"  ::)), tendo o PSD recusado (e o PCP, CDS) ficarmos apenas com 2 fragatas MLU e manter as Meko "como estão" até 2030. E ficou decidido:

Citar
Os 120 milhões de euros para a modernização das fragatas da classe Vasco da Gama são retirados à verba inicialmente prevista para o Navio Polivalente Logístico – de 300 milhões de euros para 150 milhões de euros.

Na proposta de alteração, a capacidade de `ciberdefesa´ é reforçada em 5 milhões de euros, passando para um valor global de 45,4 milhões. Há ainda uma verba de 25 milhões de euros que foram deslocados para projetos no âmbito da Cooperação Estruturada Permanente [PESCO, na sigla em inglês].

O reforço da dotação da Marinha para a modernização das fragatas, incluídas na Capacidade Oceânica de Superfície, reflete-se principalmente no segundo quadriénio, entre 2023 e 2026.

É mais ou menos convicção geral que 120 milhões nas 3 Meko, entre 2023 - 2026, é dinheiro atirado à rua... mas também o plano original de deixar as 3 Meko sem "MLUzinho" e, pelos vistos, sem manutenções, até 2030... deve ser para as "encostar" antes.   
« Última modificação: Fevereiro 11, 2021, 06:39:01 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #94 em: Fevereiro 11, 2021, 11:04:12 pm »
Planeamento de qualidade, como já nós sabemos.  :bang:
Deixassem-se de tretas, e neste momento já estavam a ser construídas novas fragatas. Mas isto já é outro tópico.

É pena que o Alfeite seja mais um exemplo de ingerência neste país. Tinha todas as condições para continuar o seu trabalho e a ser importante para o país e sobretudo Marinha, e também para expandir as suas capacidades, nomeadamente na construção naval.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5321
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #95 em: Novembro 15, 2021, 02:27:29 pm »
Alguém quer ir

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #96 em: Março 21, 2023, 04:13:41 pm »
https://cnnportugal.iol.pt/alfeite/arsenal-do-alfeite/estaleiro-da-marinha-em-risco-de-ficar-inoperacional-ha-equipamentos-com-mais-de-80-anos/20230320/6418bb230cf2c84d7fcd7c00
Estaleiro da Marinha em risco de ficar "inoperacional". Há equipamentos com mais de 80 anos
Citar

Alerta é da própria empresa pública. Quem ali trabalha diz que o Arsenal do Alfeite é um "museu vivo"

Numa altura em que o estado dos navios da Armada portuguesa está longe de ser o melhor, o estaleiro da Marinha corre o risco de ficar "inoperacional" por falta de pessoal e tem equipamentos "obsoletos".
O aviso está num documento da empresa pública que gere o Arsenal do Alfeite, localizado em Almada, num plano de actividades e orçamento homologado há menos de três meses pela tutela dos ministérios das Finanças e da Defesa e lido pelo Exclusivo da TVI (do grupo da CNN Portugal).

O novo plano de actividades é claro ao dizer que a empresa pública "debate-se com escassez de recursos humanos e enfrenta sérios riscos de inoperacionalidade da estrutura produtiva associada à perda de capacidades técnicas e envelhecimento da população".

Além disso, o relatório acrescenta que, "aliado a esta ameaça premente, esta empresa tem sofrido as repercussões da constante redução dos recursos humanos".

O diagnóstico é confirmado pela comissão de trabalhadores que sublinha que são cada vez menos e a idade média já ronda os 50 anos, com muitos funcionários próximos da idade da reforma.

O Arsenal do Alfeite é o estaleiro onde devem ser reparados os navios da Armada portuguesa apesar de desde 2009 ser uma empresa pública que se autonomizou da Marinha.

Na altura, em 2009, o Arsenal tinha 1.200 funcionários, mas hoje são poucos mais de 400, número que a empresa admite que é claramente insuficiente.

Equipamentos "obsoletos" de 1939 com "elevadas lacunas ambientais e de segurança"

Os avisos à navegação por quem gere a administração da empresa pública não se ficam por aqui.
O plano de actividades que traça os cenários futuros até 2024 alerta que é fundamental aprovar o plano de investimentos, algo que fonte oficial da empresa confirma à TVI, por escrito, que continua a ser trabalhado com a tutela, num elemento "imprescindível" para "modernizar" o estaleiro naval que não trabalha apenas para a Marinha. 
O documento homologado no final de dezembro pelo Governo revela mesmo a existência de equipamentos "obsoletos", incluindo gruas e mecanismos para tirar os navios da água que têm "elevadas lacunas ambientais e de segurança".

A comissão de trabalhadores refere que costumam dizer que trabalham num "museu vivo", onde ainda se usam vários equipamentos com mais de 80 anos instalados em 1939 quando o Arsenal do Alfeite se transferiu de Lisboa para Almada.

Acho que o próximo passo será fechar/concessionar o estaleiro. Não sei se no enquadramento atual é possível trazer aquilo de volta.

PS: Deem uma vista de olhos no portal Base.gov, cada vez mais há coisas feitas "fora" do Alfeite.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #97 em: Março 22, 2023, 01:13:12 pm »
Com vontade é inteiramente possível. Agora claro, se continuam a dar um orçamento de manutenção reduzido à Marinha (que é o que paga o AA), se não há esforço em chamar pessoal (inclusive pessoal da Marinha que acaba o seu contrato, e podem enveredar pela manutenção naval, especialmente os que estavam encarregues da manutenção a bordo dos navios em missão).

Perder o Alfeite vai sair mais caro ao país, do que investir para melhorar as condições e aumentar a força operária. Existe o risco de ficar mais caro (ou mesmo muito mais caro) fazer manutenção dos nossos navios em estaleiros estrangeiros, e aí, ou o Governo aumenta as verbas, ou a situação que vemos hoje, de falta de manutenção em toda a frota, agrava-se.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 894 vez(es)
  • Enviou: 3093 vez(es)
  • +534/-73
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #98 em: Março 22, 2023, 10:27:22 pm »
A falta de importância em investir no AA é difícil compreender por este governo - manutenção / construção naval, do Estado... devia ser fácil de investir lá.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #99 em: Março 23, 2023, 10:37:36 am »
A falta de importância em investir no AA é difícil compreender por este governo - manutenção / construção naval, do Estado... devia ser fácil de investir lá.

A questão é que é preciso investir ainda uma bela quantia de dinheiro e esperar uns anos até haver retorno, para além de que há certos comportamentos (pagar tarde e más horas) que teriam de ser mudados. Ou seja é preciso ter visão e fazer algo num nível temporal maior do que eles vão colher proveitos. Algo que este governo já mostrou que não faz.

Assim de repente lembro-me da administração que foi substituída (sem grande justificação) e que estava a começar a impor algumas medidas drásticas, que estavam a entrar em conflito com a Marinha por obrigar a certos comportamentos que esta não estava habituada.

Outra coisa, é impossível um estaleiro sobreviver de um único cliente que tem um orçamento anual de 13/20 milhões por ano para fazer manutenção e paga tarde e a más horas.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #100 em: Março 23, 2023, 11:45:05 pm »
O AA fazia serviços para a marinha marroquina. O problema é que com equipamento velho, e a perder pessoal, a capacidade de fazer manutenção dos navios da Marinha, responder a clientes estrangeiros, e ainda tentar construir alguma coisa, vai-se perdendo.

É necessário investir. E aqui pergunta-se: então mas o Governo não estava com dificuldade em arranjar onde gastar verbas do PRR? Ora uma renovação do Alfeite, vinha mesmo a calhar, e ainda por cima a "fundo perdido". Era meter malta da UE a inspeccionar o processo, para garantir que não havia desvios para vivendas, campos de golfe e afins, e tínhamos o AA renovado, e quiçá com mais atractividade (por melhores condições de trabalho) a nível de empregos, com mais capacidade de fazer manutenção aos navios da Marinha (o governo que se deixe de cativações absurdas), capacidade de fazer manutenção de navios estrangeiros e até construção de lanchas (salva-vidas e LFCs por exemplo) para nós e para vender.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18019
  • Recebeu: 5412 vez(es)
  • Enviou: 5719 vez(es)
  • +7065/-9430
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #101 em: Março 24, 2023, 07:13:54 am »
O governo só "investe" naquilo que lhes permita desviar dinheiro para os bolsos
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20618
  • Recebeu: 2393 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #102 em: Agosto 27, 2023, 06:22:39 pm »
FALTA DE INVESTIMENTO NO ESTALEIRO DA MARINHA | ARSENAL DO ALFEITE


 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5401
  • Recebeu: 5339 vez(es)
  • Enviou: 3523 vez(es)
  • +10060/-2642
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)