Notícias da Marinha

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Cabeça de Martelo

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #3045 em: Dezembro 12, 2024, 03:35:34 pm »
Ao nível do pessoal com Fiat Punto GTI amarelos!...

Eramos tão felizes no final dos anos 90 princípios de 2000 e nem sabíamos!!!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #3047 em: Dezembro 13, 2024, 10:29:38 am »
Feliz Natal pessoal! :mrgreen:



E antes que digam que estou a fazer propaganda poli... (palavra proibida), foi o Major Alvega e a rapaziada da margem sul que exigiram que eu colocasse isto aqui.


PS: O que raio estão o Charlie e o Pzito a sair de uma carrinha com uns tacos de basebol?!

Ao nível da Popota e do COntinente... :)

Já chegou ao Correio da Manhã.  :mrgreen:

https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/marinha-promove-almirante-a-principe-perfeito

Citar
A ‘Revista da Armada’, que saiu esta semana, equipara o almirante Henrique Gouveia e Melo ao rei que ficou para a história como o “príncipe perfeito” e que na publicação surge de braço dado ao putativo candidato presidencial, numa ilustração do que seria um encontro entre os dois.
« Última modificação: Dezembro 13, 2024, 10:30:44 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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sivispacem

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #3048 em: Dezembro 13, 2024, 11:14:31 am »

[/quote]

Já chegou ao Correio da Manhã.  :mrgreen:

https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/marinha-promove-almirante-a-principe-perfeito

Citar
A ‘Revista da Armada’, que saiu esta semana, equipara o almirante Henrique Gouveia e Melo ao rei que ficou para a história como o “príncipe perfeito” e que na publicação surge de braço dado ao putativo candidato presidencial, numa ilustração do que seria um encontro entre os dois.
[/quote]

Faz sentido....  :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,
 

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yuwanko

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #3049 em: Dezembro 13, 2024, 04:04:21 pm »
Feliz Natal pessoal! :mrgreen:



E antes que digam que estou a fazer propaganda poli... (palavra proibida), foi o Major Alvega e a rapaziada da margem sul que exigiram que eu colocasse isto aqui.


PS: O que raio estão o Charlie e o Pzito a sair de uma carrinha com uns tacos de basebol?!

Isto não deve nada ao Realismo Socialista da União Soviética! Excepto em qualidade artística.

Que bafio a propaganda Salazarenta/Norte Coreana!

O Capitão Iglo é um tipo perigoso....
 
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Cabeça de Martelo

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #3050 em: Dezembro 14, 2024, 11:54:21 am »


PROCESSO
Tipo de Procedimento: Concurso público
Preço base do procedimento: Sim
Valor do preço base do procedimento: 1.625.827,40 EUR
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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PereiraMarques

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #3051 em: Dezembro 18, 2024, 10:49:06 am »
Despacho n.º 14920/2024
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro da Defesa Nacional
Autoriza a Marinha a assumir os encargos plurianuais e a realizar a despesa com a aquisição de Remote Weapon Systems e delega no Chefe do Estado-Maior da Armada os poderes para a prática de todos os atos subsequentes.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/14920-2024-900549480
 
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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #3052 em: Dezembro 20, 2024, 08:14:06 am »
Tribunal anula decisão do CEMA em castigar 11 militares do navio NRP Mondego. Marinha vai recorrer.

https://www.dn.pt/4998784092/tribunal-anula-decisao-de-gouveia-e-melo-em-castigar-militares-do-navio-nrp-mondego/
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Notícias da Marinha
« Responder #3053 em: Dezembro 20, 2024, 12:32:21 pm »
Tribunal anula decisão do CEMA em castigar 11 militares do navio NRP Mondego. Marinha vai recorrer.

https://www.dn.pt/4998784092/tribunal-anula-decisao-de-gouveia-e-melo-em-castigar-militares-do-navio-nrp-mondego/

O NRP Tejo transformou-se na Némesis do CEMA....  :mrgreen:
Cumprimentos,
 

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #3054 em: Dezembro 20, 2024, 02:35:06 pm »
Tribunal anula decisão do CEMA em castigar 11 militares do navio NRP Mondego. Marinha vai recorrer.

https://www.dn.pt/4998784092/tribunal-anula-decisao-de-gouveia-e-melo-em-castigar-militares-do-navio-nrp-mondego/

O NRP Tejo transformou-se na Némesis do CEMA....  :mrgreen:

Pois. A Marinha entretanto já veio dizer que o castigo foi aplicado pelo Comandante Naval e não pelo CEMA, pelo que este nada tem a ver com o assunto em questão.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Notícias da Marinha
« Responder #3055 em: Dezembro 20, 2024, 02:55:36 pm »
Não tinham sido 13 militares?
 

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sivispacem

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #3056 em: Dezembro 20, 2024, 04:13:38 pm »
Tribunal anula decisão do CEMA em castigar 11 militares do navio NRP Mondego. Marinha vai recorrer.

https://www.dn.pt/4998784092/tribunal-anula-decisao-de-gouveia-e-melo-em-castigar-militares-do-navio-nrp-mondego/

O NRP Tejo transformou-se na Némesis do CEMA....  :mrgreen:

Pois. A Marinha entretanto já veio dizer que o castigo foi aplicado pelo Comandante Naval e não pelo CEMA, pelo que este nada tem a ver com o assunto em questão.  ::)

Bela atitude da Marinha, Pilatos não lavou melhor as mãos!!!  :-[

E a quem reporta o Camandante Naval??? Alguém que diga ao CEMA que a responsabilidade não se delega.... até há um livro sobre o tema, caso pretenda informar-se melhor...
Cumprimentos,
 
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P44

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #3057 em: Dezembro 20, 2024, 04:36:25 pm »


"Eu ganho, nós empatamos, vocês perdem"

Jorjus da Marinha
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papatango

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #3058 em: Dezembro 20, 2024, 05:32:05 pm »


Esta decisão é o mínimo que se pode fazer, pare evitar a pouca vergonha que foi a atuação do almirante CEMA e de alguns setores na marinha ao tentarem ocultar a situação real do navio NRP Mondego.

Eu não tenho nenhuma questão politica com o ainda almirante CEMA, e que futuramente referirei como Sr.  Melo. Acho que fez um excelente trabalho na questão do COVID e as opções relativamente aos navios encomendados é algo que ainda todos teremos que ver, concedendo-lhe pelo menos o beneficio da dúvida.

Já a atitude de demonstrada incapacidade e absoluta incompetência, que o almirante demonstrou no caso do NRP Mondego não pode nem deve ser ocultada ou de alguma forma diluida.

O então almirante CEMA meteu-se num beco sem saída, forçado pelo facto de durante a sua gestão da marinha se ter declarado a bordo de um navio da força um motim, algo que não ocorria desde a década de 1930.

Um motim a bordo, é um motim, e sobre isso não há grande coisa que se possa dizer, mas esse simples facto não altera aquilo que tudo leva a crer foi uma miserável lavagem da situação a bordo do navio, passando para a opinião pública uma imagem geral da marinha e do NRP Mondego, que de forma alguma correspondiam à realidade que o Al, Melo tentou fazer passar para a Opinião Pública.

O navio NRP Mondego, ao que tudo indica, não estava em condições de navegar e muito menos de desempenhar qualquer tipo de missão, nomeadamente uma que implicasse perseguir outros navios.

Praticamente sem manutenção desde a sua transferência para a marinha, resultado do ABSOLUTO DESMAZELO (que queira-se ou não é sempre responsabilidade de quem a tem) a que os navios foram votados, a embarcação não tinha a turbina que permitia atingir a velocidade máxima (inutil num patrulha) tinha um dos dois motores Diesel inoperacionais e o outro a sofrer constantes avarias.
Pior, tudo leva a crer que havia falhas catastróficas nos sistemas hidraulicos, que afinal são responsáveis por dirigir o navio, ativar lemes, estabilizadores e não só.

Lembro mais uma vez que o almirante veio dizer que os navios da marinha tinham sistemas redundantes, o que é verdade.
O problema é quando os sistemas redundantes são ativados e o navio sai para o mar, utilizando os sistemas de emergência, se os sistemas de emergência falham, normalmente não há mais nada.

É a história do gato de nove vidas, que o dono atira pela janela, quando o pobre do gato já as gastou todas. Um gato pode ter nove vidas, mas aquele gato, vai seguramente morrer.

No caso dos navios da classe Flyvefisken, a que pertencia o NRP Mondego, mesmo que os sistemas hidraulicos falhem, ainda assim há um sistema mecânico que permite rodar o leme e evitar que o navio vá contra as rochas e se afunde, mas um navio nestas condições está numa situação desesperada e não pode desempenhar missões.


Para piorar a situação o almirante veio para a televisão afirmar que tinha uma grande taxa de disponibilidade na marinha e que grande parte dos navios podiam sair para o mar...
Esqueceu-se de dizer que, metade tinha que voltar antes do por do sol, um terço não podia passar a noite e outro terço afundava-se caso o mar ultrapassasse o nível 6 na escala de Beaufort.

Considerando o pouco que se vai sabendo, e o que se sabe quanto a orçamentos e reparações, na história da marinha portuguesa, poucas vezes terão sido produzidas tantas "inverdades" por um oficial a marinha.

Declarar o castigo nulo, é o minimo que se pode fazer. O maximo, seria punir os responsáveis. Os responsáveis pela catástrofe, não pelo motim por ela provocado.


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É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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LM

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #3059 em: Dezembro 20, 2024, 07:16:02 pm »
(...) Um motim a bordo, é um motim, e sobre isso não há grande coisa que se possa dizer, (...)

Por muito que o CEMA (ie a Marinha e Portugal, através dos seus representantes) tenha responsabilidade pelo estado dos meios... por muito que culpem o CEMA por não "bater no peito" a exigir fragatas de 1000 milhões, etc... não se esqueçam que houve um motim; por satisfeitos que fiquem de tribunal "civil" tenha impedido os procedimentos disciplinares não se esqueçam das repercussões que pode ter na disciplina e na vontade de exercer essa disciplina nas Forças Armadas. É muito fácil deixarmos de acompanhar navios russos, porque os meios não são os adequados e/ou as tripulações não querem.

De um motim à hipótese de graduados fazerem uma exposição clara, baseada na sua competência técnica, a desaconselhar a saída do navio ao capitão há mt diferença; é um passo para "primeiro fazem-se plenários e depois é que se cumprem as ordens".
« Última modificação: Dezembro 21, 2024, 01:17:34 am por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur