Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 736614 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1305 em: Dezembro 14, 2017, 10:25:12 am »
Não acredito nessa solução de dois tipos de caças sendo um muito mais caro de operar que o F-16. Quem viu os dois caças de perto rapidamente percebe que estamos a falar de caças de classes distintas e com "price tag" também distintas. Obrigado, mas não obrigado, não quero esse presente envenenado na FAP.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5565 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1306 em: Dezembro 14, 2017, 11:59:32 am »
Não escondo que no pós-F-16V começo a gostar cada vez mais do Dassault Rafale e da sua futura versão F4. De todos os caças mais recentes é o que menos problemas tem dado, durante algum tempo não obteve clientes, algo que entretanto já está ultrapassado, e tem ao seu dispôr uma panóplia de sensores e armamento invejável.

Além disso está na fase final a integração do TGP Sniper XR, que podia ser reaproveitado da frota F-16V.



A versão F4, a entrar em serviço entre 2023 e 2025, corresponderá à 5ª tranche deste caça, e terá ao seu dispôr:

- AAM Mica EM/IR/NG;
- AAM Meteor;
- AGM Stand-off SCALP/Storm Shadow;
- ASM Exocet;
- Pod TGP Sniper/Talios;
- GBU-10/12/22/24/49
- AASM/Hammer/AASM Evolution;
- 9 estações, ou hard points, ao contrário das actuais 7;
- CFT's: 2 x 1150lt;
- E com a recente compra por países do Médio Oriente levará à mais que certa integração da JDAM, estando em estudo o AIM-120C-7/D e mesmo o AGM-88 Harm;
- Em estudo a integração do MBDA Brimstone;
- Pod de reconhecimento AREOS;
- Canhão GIAT 30mm;
- Radar AESA RB2E;
- Sistema automático integrado de protecção e contramedidas electrónicas Spectra.









É Natal, o "Star Wars: The Last Jedi" estreia hoje, é a altura propícia para se sonhar.  :jok:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Lusitan, mayo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1307 em: Dezembro 14, 2017, 12:07:13 pm »
E eu vou ver o concerto da miúda... menos mal. De qualquer maneira só vou ver o filme depois de muita graxa à mulher porque a miúda também quer ir.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lusitan

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1308 em: Dezembro 14, 2017, 02:17:56 pm »
E eu vou ver o concerto da miúda... menos mal. De qualquer maneira só vou ver o filme depois de muita graxa à mulher porque a miúda também quer ir.

Vai ver antes aquele português... "O fim da Inocência" ...

Já vou em duas noites com pesadelos...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lusitan

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1309 em: Dezembro 14, 2017, 02:47:19 pm »
Por uma questão de custos de aquisição e de manutenção, muito sinceramente não estou a ver a FAP a operar alguma vez aviões de combate de dois motores.

 :G-beer2:
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2496
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 3144 vez(es)
  • +597/-75
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1310 em: Dezembro 14, 2017, 03:16:18 pm »
E eu vou ver o concerto da miúda... menos mal. De qualquer maneira só vou ver o filme depois de muita graxa à mulher porque a miúda também quer ir.

Vai ver antes aquele português... "O fim da Inocência" ...

Já vou em duas noites com pesadelos...

Com uma filha de 11 anos resolvi dar de presente de Natal à Mãe dela o livro, que li ser importante para pais de jovens... folhei na FNAC e desisti... ou tive azar na parte que li ou tenho de ir tirar mesmo carta de caçador. 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lusitan

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1311 em: Dezembro 14, 2017, 03:37:52 pm »
E eu vou ver o concerto da miúda... menos mal. De qualquer maneira só vou ver o filme depois de muita graxa à mulher porque a miúda também quer ir.

Vai ver antes aquele português... "O fim da Inocência" ...

Já vou em duas noites com pesadelos...

Eu não sou de Cascais, não tenho cheto no bolso por isso se a moçoila quiser andar na má vida, vai ter que fazer-se à vida e desenrascar-se.

PS: sim, eu tenho noção que é só mesmo da boca para fora. Na prática ser pai de uma miúda tem coisas boas e más, uma delas é ser um verdadeiro banana nas mãos dela. :-[
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lusitan

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1312 em: Dezembro 14, 2017, 03:41:24 pm »
 :conf:
 

*

Lusitan

  • Analista
  • ***
  • 702
  • Recebeu: 331 vez(es)
  • Enviou: 300 vez(es)
  • +275/-171
  • Hic et Ubique
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1313 em: Dezembro 14, 2017, 04:08:50 pm »
E eu vou ver o concerto da miúda... menos mal. De qualquer maneira só vou ver o filme depois de muita graxa à mulher porque a miúda também quer ir.

Vai ver antes aquele português... "O fim da Inocência" ...

Já vou em duas noites com pesadelos...

Eu não sou de Cascais, não tenho cheto no bolso por isso se a moçoila quiser andar na má vida, vai ter que fazer-se à vida e desenrascar-se.

PS: sim, eu tenho noção que é só mesmo da boca para fora. Na prática ser pai de uma miúda tem coisas boas e más, uma delas é ser um verdadeiro banana nas mãos dela. :-[

A minha tem 6 meses e já faz de mim o que quer...  :'(
Acabei de ver o trailer do Fim da Inocência e ia tendo um ataque cardíaco!!! Está decidido, a minha filha vai crescer numa barraca no meio da tundra siberiana!!!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11099
  • Recebeu: 2357 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1314 em: Dezembro 14, 2017, 04:45:52 pm »
Eu não tenho filhas e cada pessoa tem que criar mecanismos, um colega meu o que fazia quando a filha era adolescente era, ele é que a levava e trazia às festas das casas das amigas e discotecas, a hora do regresso era planeada antecipadamente e era para cumprir senão algum tipo de penalização tinha que acontecer (aqui o pai não pode fraquejar).

Ele perdia algumas horas de sono pois tinha que acordar a meio da madrugada para ir buscar a menina aqui ou ali mas pelo menos evitava que ela andasse em carros de pseudo-amigos ou amigas, com álcool ou pior, que digam que a vão levar a casa e acabam por ir parar a outros sítios. São ideias...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1315 em: Dezembro 14, 2017, 04:51:40 pm »
Isso já eu fazia à minha irmã à 15 anos atrás... tanto trabalho e agora está junta com um cigano... desculpa com um mouro... desculpa com um Espanhol. :toto: 8)

O Menacho já aparece por aí...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1316 em: Dezembro 14, 2017, 05:37:40 pm »
Têem razão para estarem preocupados!
Os nossos "clientes" são precisamente os alunos que vão para o 10º ano e saiem com o 12º.......

Vou contar da minha experiência de mais de 17 anos a lidar com os alunos que fazem asneiras (quando chega o assunto à Administração, é porque a situação é grave para não ter sido resolvida pelo professor/Director de Turma:
- De ano para ano, notamos que os jovens são mais "malcriados" e possessivos (costumo referir que seguem o mau exemplo da educação da péssima TVI, com as Casas dos Segredos, novelas..... etc. Se repararem nas novelas, elas são feitas direccionadas para os jovens e em que os adultos têem de lhes fazer todas as vontades);
- Manipulam completamente os pais e mentem-lhes descaradamente (infelizmente já estamos calejados para lidar com as mentiras à distãncia). Famílias com problemas financeiros, têem de dar todos os anos um telemóvel topo de gama aos meninos!!!!!
- Frequentemente pedem autorização para ficarem a dormir em casa da amiga. É a mentira mais frequente, nessa altura e porque controlamos os transportes, ligamos aos pais a confirmar se deixam ficar a filha no local X..... se os pais forem na cantiga e aceitarem, quem somos nós para dizer que não! A realidade é que até podem ficar em casa de uma colega, mas porque já sabem que os pais vão estar fora ou até é mesmo para ficarem num Hotel/Motel com o namorado!
- Maltratam os pais verbalmente e à nossa frente, até os pormos na linha...... mas não podemos educar quando falta a educação em casa! (normalmente acontece em famílias carenciadas com os pais sem quase escolaridade nenhuma, com os filhos a imporem-se facilmente. E como os pais passaram dificuldades...... querem dar uma vida melhor aos filhos.....
- Outro problema crescente e que vai influenciar muito negativamente os filhos, tem a ver com o aumento brutal das famílias desestruturadas (normalmente objecto de divórcio e que o mais certo é ambos os pais jogarem os filhos uns contra os outros);

O maior problema dos jovens existe porque pensam que já sabem tudo, conhecem tudo..... o que é errado, costumo afirmar que o maior problema dos jovens é o corpo crescer muito mais depressa que o cérebro! Mas também constatamos que as raparigas amadurecem mais depressa que os rapazes. Um rapaz de 15, 16 e 17 anos é..... uma criança!

Para não ser mais negativo e dar apenas algumas ideias que eu e os meus colegas temos com os nossos próprios filhos (para já só tenho um rapaz de 5 anos):
- Estejam presentes o máximo que puderem! Esqueçam os encontros de copos, etc, passem-no com os vossos filhos (eles em adulto vão querer estar bem longe). Dêem descanso aos telemóveis e computadores e conversem com os vossos filhos.
- Computador para o meu filho? Sim senhor..... mas na sala ou então na cozinha. Fechado num quarto a fazer não sei o que é que nunca!
- Evitarem as redes sociais. Tivemos de bloquear o Facebook, que eu considero um cancro! Não imaginam os conflitos que geram, porque o A pôs um like na namorada do B..... casos de agressões! Não deixem colocar dados pessoais, fotos pessoais..... tudo o mais genérico possível. Eu por exemplo proíbo os meus familiares de colocarem fotos do meu filho no facebook!
- Mas outro aspecto muito importante e que vai fazer crescer muito mais rapidamente os jovens...... ocupem-nos o máximo tempo possível, de preferência com desporto regular e música (evitem o futebol que só aprendem asneiras e andarem à pancada). Quando atingem os 6 ou 7 anos, devem começar a aprender um instrumento musical (vai permitir aumentar muito mais a concentração nas aulas, a sério, estou a falar com conhecimento de causa) e praticarem desporto, seja natação, basquete, enfim, que não estejam sempre a ver tv e no telemóvel.

Se seguirem estes passos, vão ver como a mentalidade deles muda radicalmente! (já seguimos uns 1500 jovens e..... nem conto as histórias mais negras que então é que têem pesadelos)!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, HSMW

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1317 em: Dezembro 14, 2017, 11:47:03 pm »
Cheguei do concerto da orquestra da minha filhota... ela tem muito apoio em casa e isso nota-se nas notas  (aluna de muito bom em quase todas as disciplinas).

Nós em casa só temos uma TV e um PC.... que é um portátil.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1318 em: Dezembro 15, 2017, 07:45:47 am »
Eu não tenho filhas e cada pessoa tem que criar mecanismos, um colega meu o que fazia quando a filha era adolescente era, ele é que a levava e trazia às festas das casas das amigas e discotecas, a hora do regresso era planeada antecipadamente e era para cumprir senão algum tipo de penalização tinha que acontecer (aqui o pai não pode fraquejar).

Ele perdia algumas horas de sono pois tinha que acordar a meio da madrugada para ir buscar a menina aqui ou ali mas pelo menos evitava que ela andasse em carros de pseudo-amigos ou amigas, com álcool ou pior, que digam que a vão levar a casa e acabam por ir parar a outros sítios. São ideias...

........... e quando a rapariga chegou aos 16 anos, o Pai começou a andar com uma caçadeira, correcto ????? ;) ;D
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1319 em: Dezembro 15, 2017, 07:55:33 am »
Cheguei do concerto da orquestra da minha filhota... ela tem muito apoio em casa e isso nota-se nas notas  (aluna de muito bom em quase todas as disciplinas).

Nós em casa só temos uma TV e um PC.... que é um portátil.

Bem vindo ao clube dos anti facebook, antitelemóvel com tudo incluído, anti PC enfim cá em casa é tudo anti essas merdas todas que só servem para nos catapultar para uma anti socialização humana que cada vez se vai vendo em maior número!!

Nos restaurantes é ver os casais com filhos cada um a confraternizar com o seu telelè e, os outros na mesa, que se cozam, eu com camaradas do aeroporto, já abandonei um almoço quando os vi agarrados aquelas merdas, ainda vieram atrás de mim mas de nada valeu, que comam essas trampas, se calhar quando estão na cama com as gajas também devem filmar e aceder ao facebook, muito bom !!!!

Um aparte não sofro do stress de quem tem filhas, na nossa Família há quatro gerações que só nascem rapazes, mas também não fazem o que querem, respeitar os outros como querem ser respeitados é a máxima cá de casa, o pé em ramo verde dá direito a praxadela e da dura !
 

Abraços
« Última modificação: Dezembro 15, 2017, 08:00:32 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, HSMW