Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Marinha Portuguesa / Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Última mensagem por JohnM em Hoje às 12:46:41 pm »
Face ao anteriormente referido, é possível então estabelecer que a Bimby naval será um navio hidrográfico/científico e, por consequência, não substitui uma fragata. Correcto?
Assim sendo, a capacidade de combate "a sério" da marinha serão apenas os dois submarinos, sendo, neste momento,  as fragatas ainda operacionais apenas 4 patrulhas bem armados. Correcto?
Do meu ponto de vista, quase… as BD ainda conseguem ser fragatas de espectro médio, I.e., não são das mais avançadas, mas também não estão obsoletas, e nas condições certas, por exemplo, integradas numa força-tarefa NATO, ainda são úteis, mas pouco mais… têm capacidade anti-míssil reduzida e nem sei bem como estão em termos de ASW e sonares rebocados, por exemplo. As VdG estão boas para serem vendidas por tuta e meia ou irem para a sucata…
2
Marinha Portuguesa / Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Última mensagem por Luso em Hoje às 12:37:04 pm »
Face ao anteriormente referido, é possível então estabelecer que a Bimby naval será um navio hidrográfico/científico e, por consequência, não substitui uma fragata. Correcto?
Assim sendo, a capacidade de combate "a sério" da marinha serão apenas os dois submarinos, sendo, neste momento,  as fragatas ainda operacionais apenas 4 patrulhas bem armados. Correcto?
3
Força Aérea Portuguesa / Re: Avistamentos de aeronaves militares
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 12:34:13 pm »
Eu cá acabava com esse tratado de merda, chamado Treaty Open Skies!

Continuo sem perceber a razão deste tratado ainda existir, para mais após a saída de EUA e Rússia.

É algo caricato ter países anteriormente pertencentes ao Pacto de Varsóvia e/ou neutrais, hoje em dia membros de pleno direito da NATO, a vigiarem-se uns aos outros.
4
Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por JohnM em Hoje às 12:30:51 pm »
Por um lado querem um navio mãe e por outro os mesmos, falam de conceitos de dispersão de meios.
Incoerência
O navio mãe que controla duas ou três dezenas de drones e misseis fora desse navio, montados em batelões baratos, como aqui já falados por experts em bimbys, se for destruído, acaba com todos os drones e com o comando de misseis em batelões. (Tipo os aviões japoneses a cair por falta de combustível depois dos porta aviões deles estarem  arder)
Porque apesar das munições, drones e misseis estrem dispersos são comandados pelo navio mãe.
E, insisto, hoje, com 4 fragatas onde helicópteros pouco param(ninguém sabe deles), este País não se decide a adquirir drones armados já existentes, que possam operar a partir dessas fragatas. Só a  classe VDG com tem dois hangares que deve dar para meia dúzia de drones.
Mas é o futuro, dizem.
Mas a bola mágica tem quem?
O almirante da tal Marinha que está a altura de alta intensidade, como já foi dito? Mas então ele nem o presente entende.
E  no presente há muito por fazer, se fica por fantasias ou suposições mais ou menos reais do futuro, será só mais um exercício lírico militar.
Ao futuro teríamos de chegar com navios combatentes credíveis e ir vendo onde nos pode levar essas outras opções. Não é ficar parado, ou melhor, continuar estagnado, a imaginar o futuro daqui a duas décadas.
Posso então, já agora, adivinhar que  no futuro os drones serão combatidos com relativa facilidade, a não ser que possuam tecnologia tal que para os adquirir é preciso abrir bem os cordões à bolsa. O que nos vai levar, nesse futuro, ao mesmo que temos agora. Nada
Os radares e meios de controlo sofisticados e capazes de resistir a interferências serão caros. Ou seja, será o mesmo problema.

Fazer cálculos de futuro baseado no valor de navios "civis" e drones da fnac é que é ser ...enfim...naífe.
O que seja que traga o futuro nesses meios, será caro, como hoje dizem ser as "simples" Fragatas modernas ao nível das aqui faladas para adquirir agora.
Ou no Futuro vamos comprar em segunda mão, os drones que agora se estão a fazer.
Deve ser isso. Serão depois os drones "tecnologicamente evoluídos" de outro almirante,
A história a repetir-se
Isso mesmo, excelente comentário. Ou se gasta pouco dinheiro e temos umm Marinha de batelões com drones, como o DJ2, ou se gastam rios de dinheiro para termos navios-mãe capitais capazes de sobreviver conflitos de alta intensidade que são caríssimos e é como ter uma Marinha  só de porta-aviões…. Já aqui referi que, meu ver, o ideal seria ter o DJ2 mais dois navios semelhantes, mas militarizados, e pelo menos 3, preferivelmente 4, fragatas modernas.
5
Força Aérea Portuguesa / Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 12:02:34 pm »
Citar
EH-101 Merlin

Equipamento SAR: guincho, macas

Portanto eu quero acreditar na futura aquisição dos guinchos para os UH-60A Black Hawk
6
Conflitos do Passado e História Militar / Re: Castelos de Portugal
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 11:50:04 am »
7
Assalto a clínica veterinária em Caldas da Rainha


8
Marinha Portuguesa / Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 11:38:50 am »
Quem sabe no futuro...

Citação de: Defence 360°
Esta fotografia da 🇮🇱 @ILAerospaceIAI indica que o veículo submarino não tripulado autónomo BlueWhale (ELI-3325) da 🇮🇱 Elta Systems esteve em 🇵🇹. O sistema BlueWhale foi desenhado para coletar informação, realizar guerra anti-submarina, e detectar e neutralizar minas navais.





9
Força Aérea Portuguesa / Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 11:37:17 am »
10
Marinha Portuguesa / Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 11:29:08 am »
Recuperando a discussão que está a ocorrer no tópico do zero naval, pergunto:

Que drones estão disponíveis para operar na Bimby?

Neste momento devem ter os Ogassa VTOL, os Spyro GS, os HEIFU multirotor e os VTOne VTOL e outros. Alguns são adquiridos outros são feitos no CEOM (Centro de Experimentação Operacional da Marinha).

Citar
Quais as suas capacidades ofensivas?

A maior parte dos drones que conheço são para vigilância/reconhecimento, os Ogassa Elanus (que é um drone suicida)não sei se foram adquiridos pela Marinha.

https://cnnportugal.iol.pt/videos/vai-ataca-alvos-a-200-km-h-e-ja-nao-volta-elanus-o-primeiro-drone-armado-portugues/650d8b660cf25f9953837686

Citar
Quais são os armamentos que possuirão e quanto custam?

O navio em si é um navio "cientifico"/Hidrográfico, como tal não vai dispôr de armamento orgânico, no máximo dos máximos terá drones armados ou drones suicidas, mas isso é puro achismo. Presumo que o drone que terá sempre ao serviço é o ROV Luso.








Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10