Exército integra esforço europeu no combate a ameaças com engenhos explosivos19-11-2023




Engenharia Militar participa no Exercício BISON COUNTER 23, com o objetivo de reforçar a interoperabilidade dos diversos intervenientes na deteção e mitigação de ameaças com engenhos explosivos.
Os militares do Regimento de Engenharia N.º 1, em conjunto com as Equipas de Busca Militar e de Inativação de Engenhos Explosivos de treze países aliados, conduzem operações de deteção e eliminação de riscos explosivos, no Exercício Internacional BISON COUNTER 23.
As equipas realizam as suas ações combinadas de treino em Saragoça, Espanha, procurando atingir elevados níveis de competênica e prontidão, em ambientes caracterizados por uma elevada ameaça explosiva convencional e improvisada.
Este exercício, conduzido ao abrigo do Plano de Desenvolvimento de Capacidades da European Defense Agency, visa inovar, integrar e tornar interoperáveis os diversos intervenientes na deteção e mitigação de ameaças com engenhos explosivos.
O treino desta capacidade é essencial para a implementação de medidas de proteção das nossas forças, em Território Nacional ou em Missões Internacionais, onde Portugal está presente como contribuinte ativo para a manutenção da segurança e paz mundial.
https://www.exercito.pt/pt/informacao-publica/noticias/6135