A Companhia de Atiradores Mecanizada da 3.ª Força Nacional Destacada na Roménia participou no Exercício AZUR SCORPIONEste exercício teve como objetivo melhorar a técnica de tiro, reforçar a interoperabilidade com as Forças congéneres, bem como reforçar a dissuasão, visibilidade e prontidão, no flanco Sudeste da aliança NATO.


A Companhia de Atiradores Mecanizada da 3.ª Força Nacional Destacada na Roménia (3.ª FND CAtMec/ROU), participou no Exercício AZUR SCORPION, em Capu Midia, na Roménia.
Este exercício, organizado e coordenado pelo 205.º Batalhão de Defesa Aérea da Divisão Multinacional Sudoeste, contou com a participação de Forças militares Portuguesas, Francesas e Romenas, e teve como objetivo melhorar a técnica de tiro, reforçar a interoperabilidade com as Forças congéneres, bem como reforçar a dissuasão, visibilidade e prontidão, no flanco Sudeste da aliança NATO.
Numa fase inicial, a 3.ª FND CAtMec/ROU participou numa formação e treino cruzado no simulador de Defesa Antiaérea, com foco nos procedimentos individuais e coletivos de tiro. Posteriormente, realizou-se um treino tático conjunto de Batalhão com recurso a alvos aéreos de asa fixa e rotativa. Por fim, a 3.ª FND CAtMec/ROU participou num Live Fire Exercise, com recurso a alvos aéreos simulados (granadas iluminantes) e Sistemas Aéreos Não Tripulados, o que permitiu executar todos os procedimentos de tiro até à fase de disparo e promover um conhecimento mútuo das capacidades das diferentes Forças da Aliança presentes na Roménia.
A 3.ª FND é comandada pelo Major Ivo Pereira, e composta por 200 militares, 182 homens e 18 mulheres, sendo 196 militares do Exército, dois militares da Marinha e dois militares da Força Aérea, possuindo como missão reforçar a presença de Forças na região sudeste da Aliança, no âmbito das enhanced Vigilance Activities, contribuindo para a postura de dissuasão e defesa territorial da NATO.
https://www.exercito.pt/pt/informacao-publica/noticias/6088