Sempre tive a curiosidade em saber qual é o plano de defesa nacional, ou seja, sempre que um país é atacado, as primeiras coisas a serem destruídas são as estações de radar e as vias da abastecimento, como é o caso de refinarias e portos.
Os F16 têm um tempo de reação de 15 minutos, ou seja, neste periodo só conseguimos pôr no ar 2 aviões. No caso das fragatas, ao que parece temos sempre uma no mar, mas infelizmente as fragatas que temos ,não têm a capacidade de proteger todo o nosso território, uma vez que o Harpoon só tem um alcance de 124 km. Eu tenho muitas dúvidas que se consiga ter sempre um submarino no mar. Pelo que sei é necessário esperar 24h a ter outra fragata no mar.
A nossa artilharia antiaérea está toda localizada em santa margarida e alguma em Queluz, ou seja o resto do país tem alguns stingers que é melhor não dizer onde estão.
Esta distribuição de meios, indicam me que em caso de ataque, os radares militares e os portos e refinarias serão destruidos sem qualquer oposição, mesmo que esse ataque venha do mar. Sendo assim não fazia sentido ter uma bateria anti aereo perto de cada radar, em estado de prontidão.
Os russos já demonstraram que conseguem pôr uma força de bombardeiros em qualquer ponto da Europa em poucas horas, Africa nunca se sabe o que de lá vem e mesmo Espanha já demonstrou de democracia pouco tem, tendo mesmo demonstrado com a crise da Catalunha, que ainda não nos esqueceu.