Excelente artigo, mas infelizmente confirma-se que vamos ficar com 30 F-16MLU...
Abertura a tráfego civil sou contra, penso que a base mais "militar" do país deve ser só isso, militar.
Pois, infelicissima noticia.
A reduzir desta maneira daqui a 20 anos estamos reduzidos a zero.
Em 81 a FAP foi equipada com 50 A7-P, operacionais ate 99, alguns anos a actuar em conjunto com o primeio lote de F-16 que veio em 94, ou seja, por essa altura tinhamos cerca de 60 aeronaves caça contando com as aeronaves perdidas, visto que se perderam aeronaves A7-P.
Os A7-p foram abatidos em 99, edai para cá ficamos com os 40 e tal aeronaves, 20 que vieram entre 94 e 96, e depois vierem os F-16 encaixotdos que nunca chegaram a ser modernizados para MLU.
Pelos vistos, agora vamos ficar apenas com 30 F-16 Mlu, e fala-se de vender aviões.
Com certeza alguns dirão que é melhor ter 30 F-16 Mlu do que um numero supeior e alguns por modernizar.
pois bem é verdade, mas por ser melhor não é o ideal.
O ideal seria ter pelo menos 60 / 70 aeronaves, repartidas por 2 bases, é que nunca se deve ter os ovos todos na mesma cesta.
A pequenez de portugal anivel da defesa nacional, é tão grande quando se ve que um pais muito mais endividado do que nós, a grécia acaba de adquirir 30 F-16 C/D block 50-52.
Ou seja, por este andar daqui a 20 anos estamos reduzidos á insignificancia, e temos uma vintena de eurofughter's castelhanos na base aerea de Ovar no ambito da Nato.
Pois, os do costume podem ser tentados a dizer que a grécia tem um problema chamdo turquia.
Pois bem, se esse problema se pôe para os Gregos no ambito NATO, então Portugal tem um problema igual ou pior chamdo castela.
A tvi já está ai para maciar amentes dos tugas.
Mas para que falar de defesa nacional se o que se pretende é a morte de Portugal.
Cumprimentos thyponman.