É só para informar que a Força Aérea já actualizou no seu site (apesar de incompleto, as novas unidades ainda não tem brasão
), a sua estrutura conforme prevista na LOBOFA.
http://www.emfa.pt/www/dispositivo.php?lang=pt&cod=*Fiquei suprendido com uma coisa, a BA1 Sintra deixou de ser uma Base Aérea dependente do CA (Comando Aéreo) antigo COFA (Comando Operacional da Força Aérea) e passou a estar dependente do CIFFA (Comando de Instrução e Formação da Força Aérea). Esse acontecimento tem a ver com a recente transferência da Esquadra 101 - Roncos da BA11 - Beja para a BA1 - Sintra, esta esquadra opera os aviões Epsilon TB-30.
Além disso o site também já tem uma ficha sobre o C-295M, com fotos, caracteristicas, etc.
O CASA C-295M é um avião bimotor, turbo-hélice de transporte, com estrutura metálica de asa alta, trem de aterragem em triciclo retráctil, cockpit pressurizado e aviónica digital. O compartimento de carga que pode transportar até 70 pessoas ou 45 pára-quedistas completamente equipados ou 9250 Kg de carga diversa, incluindo veículos ligeiros. Para a evacuação de feridos ou doentes, podem ser montadas até 24 macas. O avião integra a mais recente tecnologia existente do mundo aeronáutico, através dos seguintes equipamentos: rádios V/UHF & HF, tecnologia Glass Cockpit, avisadores de proximidade de tráfego aéreo e terreno, comunicações por satélite, 406 Mhz "Emergency Locator Beacon", piloto automático, sistema de posicionamento integrado (inercial e GPS), ILS CAT II e gravadores digitais de dados e voz. A sua capacidade de operar em Teatros de Conflito está sustentada em equipamentos de comunicações "seguras", agilidade de frequência (V/UHF), radar táctico (APN-241), sistemas de detecção de iluminação radar e de proximidade de mísseis, lançamento de "Chaff & Flares", POD de "Jamming" electrónico, iluminação interior e exterior compatível com NVG ("Night Vision Googles") e "Armour Cockpit".