« Responder #19 em: Março 18, 2010, 04:43:32 pm »
NO DIA 20 DE MARÇO
“Festa do Pilotaço” reeditada pelo Aero Clube de Coimbra
Pilotos nacionais, militares e civis, vão reunir-se no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, no dia 20 de Março, para celebrar a “Festa do Pilotaço”, numa organização do Aero Clube de Coimbra (ACC). A concentração está marcada para as 10h00, seguindo-se um programa que inclui uma exposição estática de aeronaves, entre as quais um avião F-16 da Força Aérea Portuguesa e a exibição da equipa da patrulha acrobática “Smoke Wings”.
A rasgar os céus do aeródromo, será possível apreciar várias aeronaves F-16, prevendo-se também baptismos de voo em aeronaves do ACC e para os mais afoitos no YAK-52, o avião dos “Smoke Wings”. Em tempos, a “Festa do Pilotaço” era organizada, anualmente, por iniciativa dos próprios pilotos, com o apoio da Força Aérea Portuguesa, e decorria, habitualmente, numa base aérea, passando depois a ter como palco os aeródromos civis, até que viu interrompida a sua regularidade.
O Aero Clube de Coimbra pretende agora reeditar este evento de cariz aeronáutico. «O objectivo do encontro é reunir no mais saudável espírito de camaradagem a comunidade nacional de pilotos militares e civis num convívio que fortaleça o espírito aeronáutico e os valores éticos que lhes estão associados, promovendo também o reavivar de velhos laços de amizade e de os estabelecer com as novas gerações de pilotos recém-formados e com todos aqueles que, de alguma forma, se sintam a eles ligados, seja por laços familiares, camaradagem ou amizade», informa o ACC.
Novo curso de pilotagem
Entretanto, o Aero Clube prepara-se para dar início a um novo curso de Piloto Particular de Avião, que tem como finalidade habilitar um candidato a piloto à obtenção da respectiva licença a ser emitida pelo Instituto Nacional de Aeronáutica Civil, que permite operar aviões da classe “monomotor de pistão”.
A reunião preparatória vai decorrer na próxima sexta-feira, na sede do ACC, a partir das 20h30. O curso é constituído por uma componente teórica e outra prática e decorrerá em horário pós-laboral, às quartas e sextas-feiras, e aos sábados, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.
A parte teórica será ministrada em cerca de 200 horas de instrução e avaliação internas durante 18 semanas. A instrução em voo consistirá na execução de um mínimo de 45 horas no avião Piper PA-38 “Tomahawk”.
As inscrições estão abertas e podem ser efectuadas no secretariado do Aero Clube de Coimbra, com um custo base de 8.750,00 euros, quantia que pode ser liquidada de forma faseada ao longo da formação.
O aproveitamento neste curso permite aos novos pilotos, se ainda jovens, continuar a sua formação teórica e de voo para a obtenção da licença de piloto de nível superior – piloto comandante e depois de Linha Aérea, «com possibilidades de seguir uma carreira profissional de sucesso, já que a aviação comercial continua em plena ascensão e a necessidade de pilotos é constante», indica a direcção do ACC.
Diário de Coimbra