Ingresso na Força Aérea

• 1869 Respostas
  • 632986 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11425
  • Recebeu: 2530 vez(es)
  • Enviou: 3617 vez(es)
  • +908/-1066
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1860 em: Fevereiro 25, 2025, 02:07:10 pm »
Isto depende muito de vagas, pode haver vaga ou não. No fim da recruta podem estar as vagas para sargento todas ocupadas, aí pode ter de esperar pela próxima abertura de vagas para sargento para tentar outra vez.

Mas não vejo qual a necessidade destas manobras, entra logo para sargento que no fim da recruta tem a vaga garantida.

Só se não conseguiu entrar como sargento, aí ou espera pelo próximo concurso, ou acho que sim, pode concorrer a praça e depois tentar ir para sargento quando existirem vagas livres.

O melhor é contactar o Centro de Recrutamento.
« Última modificação: Fevereiro 25, 2025, 02:08:27 pm por Lightning »

*

Micapara4

• Membro
  • *
  • 9
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1861 em: Março 17, 2025, 04:50:02 pm »
Boas, gostaria de saber de um praça da especialidade de operações, como é o dia a dia, quais as subespecialidades, qual a % de tempo a em frente duma secretária vs no terreno, entre outras.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11425
  • +908/-1066
« Responder #1862 em: Março 17, 2025, 09:47:19 pm »
Boas, gostaria de saber de um praça da especialidade de operações, como é o dia a dia, quais as subespecialidades, qual a % de tempo a em frente duma secretária vs no terreno, entre outras.

O "terreno" da especialidade Operações é á mesa, mas não quer dizer que seja só a tratar de coisas administrativas ( que podem ter de fazer algumas), mas será a planear, monitorizar as operações das aeronaves.

Quem executa fisicamente as operações são as aeronaves com as suas tripulações, as "operações" são uma área que existe nas bases e que apoia/coordena toda a acção a partir do chão.

*

Micapara4

• Membro
  • *
  • 9
  • +0/-0
« Responder #1863 em: Março 18, 2025, 01:48:24 am »
E os operadores dos equipamentos das aeronaves, sem ser pilotos e navegadores quem é que o faz? Não seria o pessoal de operações?

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11425
  • +908/-1066
« Responder #1864 em: Março 18, 2025, 08:17:26 am »
E os operadores dos equipamentos das aeronaves, sem ser pilotos e navegadores quem é que o faz? Não seria o pessoal de operações?

A maioria são mecânicos que tiram uma sub-especialidade ligada a função a bordo, tendo assim dupla valência, em voo e quando estão no chão.
Mas não é exclusivo, por exemplo sei que no P-3 tem sempre um OPCOM para gerir as comunicações, mas sempre que possível tenta-se que seja alguém originário da manutenção.

Operador de guincho nos helicópteros, loadmaster/operador de cabine nos aviões de carga, é tudo mecânicos, o P-3 é que já tem algumas posições mais específicas.
« Última modificação: Março 18, 2025, 08:19:57 am por Lightning »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Micapara4

*

Micapara4

• Membro
  • *
  • 9
  • +0/-0
« Responder #1865 em: Março 18, 2025, 04:40:51 pm »

A maioria são mecânicos que tiram uma sub-especialidade ligada a função a bordo, tendo assim dupla valência, em voo e quando estão no chão.
Mas não é exclusivo, por exemplo sei que no P-3 tem sempre um OPCOM para gerir as comunicações, mas sempre que possível tenta-se que seja alguém originário da manutenção.

Operador de guincho nos helicópteros, loadmaster/operador de cabine nos aviões de carga, é tudo mecânicos, o P-3 é que já tem algumas posições mais específicas.

Pronto já sei que sub especialidade vou escolher, fui aceite como mma por isso é por aí que vou

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11425
  • +908/-1066
« Responder #1866 em: Março 18, 2025, 05:50:08 pm »

Pronto já sei que sub especialidade vou escolher, fui aceite como mma por isso é por aí que vou

Ok muito bem. Parabéns.
Mas primeiro completa o curso.
Depois vê lá a que base vais parar, por exemplo BA5 em Monte Real, onde estão os F-16, não tem essas funções como é lógico, BA1 também acho que não, é onde estão os Chipmunk.

Depois de ires para uma base e manutenção de uma aeronave onde há funções de voo, existem mais algumas condições de acesso.

A esquadra estará a precisar de mais gente para o voo nessa altura? Pode estar ou não, às vezes pode demorar algum tempo a abrir curso.

Os posições de voo têm alguma categoria específica? ser sargento, ser praça, ser QP...

Às vezes existem essas condições de acesso.

PS: Ainda está muito longe, mas se tiveres sucesso nisso tudo e gostares da "cena militar", faz o curso SERE ;).
« Última modificação: Março 18, 2025, 05:54:15 pm por Lightning »

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6606
  • Recebeu: 7199 vez(es)
  • Enviou: 4873 vez(es)
  • +10162/-2822
« Responder #1867 em: Março 18, 2025, 06:25:35 pm »

Parabéns pá!  :G-beer2:

E boa sorte doravante.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

Micapara4

• Membro
  • *
  • 9
  • +0/-0
« Responder #1868 em: Março 18, 2025, 06:56:23 pm »

Ok muito bem. Parabéns.
Mas primeiro completa o curso.
Depois vê lá a que base vais parar, por exemplo BA5 em Monte Real, onde estão os F-16, não tem essas funções como é lógico, BA1 também acho que não, é onde estão os Chipmunk.

Depois de ires para uma base e manutenção de uma aeronave onde há funções de voo, existem mais algumas condições de acesso.

A esquadra estará a precisar de mais gente para o voo nessa altura? Pode estar ou não, às vezes pode demorar algum tempo a abrir curso.

Os posições de voo têm alguma categoria específica? ser sargento, ser praça, ser QP...

Às vezes existem essas condições de acesso.

PS: Ainda está muito longe, mas se tiveres sucesso nisso tudo e gostares da "cena militar", faz o curso SERE ;).
Eu realmente só me candidatei para ser TACP, entretanto gostaria de fazer algo "militar" ou operacional em geral, a ideia seria ir parar a Ovar e ser mecânico com funções de vôo nos Blackhawk.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11425
  • +908/-1066
« Responder #1869 em: Março 18, 2025, 10:57:51 pm »
Ok, podes ir parar a Ovar, já que lá tem a manutenção dos Black Hawk.

Mas os TACP não estão em Ovar, mas também não sei dizer ao certo onde estão mais em permanência  :mrgreen:, calculo que seja algures por Lisboa.