E os operadores dos equipamentos das aeronaves, sem ser pilotos e navegadores quem é que o faz? Não seria o pessoal de operações?
A maioria são mecânicos que tiram uma sub-especialidade ligada a função a bordo, tendo assim dupla valência, em voo e quando estão no chão.
Mas não é exclusivo, por exemplo sei que no P-3 tem sempre um OPCOM para gerir as comunicações, mas sempre que possível tenta-se que seja alguém originário da manutenção.
Operador de guincho nos helicópteros, loadmaster/operador de cabine nos aviões de carga, é tudo mecânicos, o P-3 é que já tem algumas posições mais específicas.
Pronto já sei que sub especialidade vou escolher, fui aceite como mma por isso é por aí que vou
Ok muito bem. Parabéns.
Mas primeiro completa o curso.
Depois vê lá a que base vais parar, por exemplo BA5 em Monte Real, onde estão os F-16, não tem essas funções como é lógico, BA1 também acho que não, é onde estão os Chipmunk.
Depois de ires para uma base e manutenção de uma aeronave onde há funções de voo, existem mais algumas condições de acesso.
A esquadra estará a precisar de mais gente para o voo nessa altura? Pode estar ou não, às vezes pode demorar algum tempo a abrir curso.
Os posições de voo têm alguma categoria específica? ser sargento, ser praça, ser QP...
Às vezes existem essas condições de acesso.
PS: Ainda está muito longe, mas se tiveres sucesso nisso tudo e gostares da "cena militar", faz o curso SERE

.