O QUE É O QUADRO PERMANENTE DE PRAÇASABERTOO Quadro Permanente da Categoria de Praças (QPCP) corresponde à prestação de serviço efetivo nos quadros permanentes (QP) pelos cidadãos, que tendo ingressado voluntariamente na carreira militar, passam a ter um vínculo definitivo ao Exército.
A condição de militar dos QP adquire-se com o ingresso no primeiro posto do respetivo Quadro Especial, e destina-se ao exercício, sob orientação, de funções de natureza executiva e ao desenvolvimento de atividades de âmbito técnico e administrativo, próprias dos respetivos quadros especiais e postos.
O ingresso na categoria de praças dos QP faz-se no posto de Cabo-adjunto por habilitação com curso de formação inicial, conferente da qualificação de nível 4, ou entre militares ou civis já habilitados com a qualificação de nível 4, após frequência com aproveitamento do Curso de Formação Inicial de Ingresso aos QPCP.
As Praças dos QP distribuem-se por onze quadros especiais das seguintes armas e serviços:
Armas:
Infantaria (INF);
Artilharia (ART);
Cavalaria (CAV);
Engenharia (ENG);
Transmissões (TM).
Serviços:
Material (MAT);
Administração militar (ADMIL);
Pessoal e secretariado (PESSECR);
Transportes (TRANS);
Músicos (MUS);
Saúde (SAU).
COMO TE PODES CANDIDATAR AO QUADRO PERMANENTE DE PRAÇASO acesso aos quadros permanentes (QP) do Exército na Categoria de Praças pode ser efetuado em várias modalidades de concurso, podendo ser destinado a civis (Reserva de recrutamento), Praças do Exército em Serviço efetivo ou Praças na reserva de disponibilidade, de qualquer Ramo das Forças Armadas. Os candidatos oriundos de civil, sem qualquer formação militar, são sujeitos à frequência da Instrução Básica (IB) e Instrução Complementar (IC).
Os candidatos oriundos de civil e os candidatos militares (serviço efetivo e reserva de disponibilidade) que não possuam ainda o requisito de qualificação mínima de nível 4 de acesso aos QP, terão que frequentar formação que confira o grau de qualificação nível 4. A obtenção das qualificações de nível 4 de acesso ao QP são definidas atendendo as especificidades os Quadros Especiais e as funções de natureza executiva em atividades de âmbito técnico e administrativo e caberá ao candidato a sua escolha durante o Curso de Formação para os QP, mediante a sua classificação.
São condições gerais de admissão as seguintes:
Possuir Nacionalidade Portuguesa;
Ter idade mínima de 18 Anos e não superior de 25 na data de publicação do aviso de abertura do concurso (para candidatos civis);
Ter concluído um curso do ensino secundário ou possuir habilitação legalmente equivalente;
Possuir aptidão psicofísica adequada ao exercício das funções;
Ser Praça em serviço efetivo ou Praça na reserva de disponibilidade, de qualquer Ramo das Forças Armadas (para candidatos Militares);
Possuir idade igual ou inferior a 35 anos na data de publicação do aviso de abertura do concurso (para candidatos Militares no Ativo ou na Reserva de Disponibilidade);
Preencher os requisitos estabelecidos na disposição própria da abertura do concurso.
