Efectivamente a OGMA pode efectuar esse tipo de operação, mas a empresa está certificada para o fazer, mas tem um numero limitado de técnicos, pelo que a sua capacidade para efectuar esse tipo de conversão parece ser limitada e uma das razões dos atrasos no programa MLU.
A OGMA, mesmo sendo maioritariamente controlada pela EMBRAER não teria capacidade suficiente para as necessidades brasileiras.
O que a OGMA e a Força Aérea Portuguesa estão a fazer é agarrar em cacos velhos de AMARC com 66% de vida gasta e fazer um revisão completa que descasca o avião todo e quase o reconstroi.
Em principio a OGMA pode fazer essa operação em qualquer F-16A/B que exista no mundo e não apenas nas carcaças compradas pela FAP ao preço da chuva, para serem transformados em F-16AM/BM (a transformação é o que realmente custa dinheiro).
A vantagem dos F-16 portugueses sobre os restantes, é que como somos os últimos, os F-16 que saem de linha modernizados, são dos mais modernos, se não OS mais modernos F-16MLU que existem.
Mas um programa destes só faria sentido, se o Brasil comprasse aos E.U.A. algumas dezenas de F-16 A/B e os enviasse para a OGMA/EMBRAER fazer a conversão para o padrão MLU/T3 ou T4.
Eu apenas acho que a empresa não teria capacidade para aumentar assim tanto a sua capacidade sem afectar outros projectos.
E acho isto, porque o F-16MLU, sendo uma aeronave actual (e não digo que em fim de linha porque o avião parece ter sete vidas com a adição de tanques conformais e toda a tralha que lhe colocam em cima) ele parece não ser exactamente o mais adequado para a dimensão de um país como o Brasil.
Tudo depende das ideias e dos planos da FAB.
O F-16 só servirá para o Brasil, se o país optar pela aquisição de um numero maior de F-16 para substituir não o principal esquadrão nas proximidades de Brasilia, mas sim os F-5, e mesmo os AMX, criando um maior numero de polos/bases que permitissem ter os aviões mais próximos de qualquer fronteira, nomeadamente para evitar problemas com aquilo que abre a fechadura.
Já agora, esquisito mesmo, é a modernização dos P3 brasileiros na CASA, quando a OGMA é a única empresa europeia reconhecida pelo fabricante para fazer upgrades aos P3.
Cumprimentos