Citação de: "tsahal"Tem sido dito que a FAP usa o sistema LITENING, segundo soube, a FAP não possui qualquer sistema LITENING. O que aconteceu, foi que a 7 anos atras, um F16 da FAP testou o respectivo sistema. Esse projecto recente de aquisição faz, sendo assim, sentido.Citação de: "p_shadow"Essa foto do F-16B com Litening remonta a 2000, salvo erro, quando a Rafael testou a integração do pod nos nossos F's.Mais recentemente, a FAP pôde testar num ambiente mais "operacional" outros modelos de TGP em exercícios NATO. E parece que os Pantera ficaram na retina...
Tem sido dito que a FAP usa o sistema LITENING, segundo soube, a FAP não possui qualquer sistema LITENING. O que aconteceu, foi que a 7 anos atras, um F16 da FAP testou o respectivo sistema. Esse projecto recente de aquisição faz, sendo assim, sentido.
Essa foto do F-16B com Litening remonta a 2000, salvo erro, quando a Rafael testou a integração do pod nos nossos F's.Mais recentemente, a FAP pôde testar num ambiente mais "operacional" outros modelos de TGP em exercícios NATO. E parece que os Pantera ficaram na retina...
F16: Força Aérea preocupada com atrasos das OGMA nos trabalhos de modernização dos aviões Monte Real, Leiria, 04 Out (Lusa) - O general Luís Araújo, chefe do Estado-Maior da Força Aérea, manifestou-se hoje preocupado com os atrasos das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA) na modernização dos F16, que pode pôr em causa o programa de actualização das aeronaves. "Têm havido atrasos que não têm sido mais significativos porque a nós, Força Aérea, temos feito um esforço para os corrigir", afirmou o general, que hoje esteve presente da Base Aérea de Monte Real para uma cerimónia de mudança de comando. "A OGMA tem problemas graves que têm a ver com a contratação de pessoal civil qualificado para trabalhar nos aviões" o que pode colocar em causa o programa de modernização dos aviões F16, explicou o oficial, salientando que os prazos terminam em 2012 mas o seu cumprimento "não depende só de nós". "A modernização dos aviões é um programa muito complexo que nos orgulha e que tem a ver com um trabalho de elevada tecnologia" que é feito em Portugal, salientou o general. "s OGMA cabe a responsabilidade de montagem da fuselagem dos aviões, cabendo depois aos militares da base aérea a colocação dos equipamentos electrónicos e das asas das aeronaves. "Estamos a contar modernizar entre quatro a cinco aviões por ano" e o "objectivo é ter 33 aviões modernizados no período 2011 a 2012", um programa que está a ser prejudicado pelas dificuldades da OGMA em dar resposta a esta calendarização. Até ao momento, a Força Aérea Portuguesa (FAP) conta com oito F16 melhorados com o programa Mid-Life Upgrade (MLU), uma actualização técnica que os coloca no topo tecnológico ao nível da generalidade dos países europeus. Entre 01 de Novembro e 15 de Dezembro, Portugal vai assegurar a vigilância do espaço aéreo dos três países bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia), no âmbito de uma missão NATO, levando para lá quatro F16 e um destacamento de 70 militares portugueses. A estes quatro aviões caberá o papel de defesa e policiamento do espaço aéreo, numa "missão de grande visibilidade" para a Força Aérea Portuguesa, que teve de adaptar os meios utilizados ao mau tempo que se espera sentir na zona neste período do ano. "A grande característica da NATO é a solidariedade" pelo que cabe aos membros que possuem caças o papel de vigilância do espaço aéreo dos países que não têm recursos, como são os três países bálticos. Hoje, em Monte Real, base onde estão sedeados as duas esquadras de F16, Luís Araújo presidiu à passagem de comando entre os coronéis João Cordeiro e Manuel Rolo, que assumiu funções a partir de agora.
A expectativa de vida inicialdo F100 era de 16 anos, todavia este ciclo acaboupor ser estendido mais de três vezes, sendoa data actual de phase-out variável entre 2025(1)e 2035, consoante o país de utilização(1)2025 Posição actual da Força Aérea Portuguesa.
Citação de: "soultrain"CitarOGMA is one of the leading companies currently providing service-life-extension programs for the Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon aircraft. The company is at present carrying out F-16 MLU + Falcon Up + Falcon Star on behalf of the Portuguese Air Force. OGMA is the only company worldwide carrying out these three major programs simultaneously.These modernization programs involve structural, electrical and mechanical modifications in order to make the aircraft even more effective.The purpose of these modifications is To increase the fatigue resistance of the airframe To modify the aircraft from Block 15 standard to Block 50 standard To modernize the equipment and to install the latest digital cockpit and avionics To bring the aircraft to a common NATO standardServices Mid Life Upgrades (MLU) Falcon Up Falcon Starhttp://www.ogma.pt/É verdade a Embraer comprou a OGMA, agora pode fazer tudo até os Kits montebrás para aumentar a vida da célula e cuidar das asas caídas! :lol: Quem sabe não tenhamos uma via de mão dupla, com a vinda dos F-16 MLU de Portugal que seriam guardados. E eles virariam sócios dos C-390, até que seria uma barganha interessante! [091] [050] [ ]´s
CitarOGMA is one of the leading companies currently providing service-life-extension programs for the Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon aircraft. The company is at present carrying out F-16 MLU + Falcon Up + Falcon Star on behalf of the Portuguese Air Force. OGMA is the only company worldwide carrying out these three major programs simultaneously.These modernization programs involve structural, electrical and mechanical modifications in order to make the aircraft even more effective.The purpose of these modifications is To increase the fatigue resistance of the airframe To modify the aircraft from Block 15 standard to Block 50 standard To modernize the equipment and to install the latest digital cockpit and avionics To bring the aircraft to a common NATO standardServices Mid Life Upgrades (MLU) Falcon Up Falcon Starhttp://www.ogma.pt/
OGMA is one of the leading companies currently providing service-life-extension programs for the Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon aircraft. The company is at present carrying out F-16 MLU + Falcon Up + Falcon Star on behalf of the Portuguese Air Force. OGMA is the only company worldwide carrying out these three major programs simultaneously.These modernization programs involve structural, electrical and mechanical modifications in order to make the aircraft even more effective.The purpose of these modifications is To increase the fatigue resistance of the airframe To modify the aircraft from Block 15 standard to Block 50 standard To modernize the equipment and to install the latest digital cockpit and avionics To bring the aircraft to a common NATO standardServices Mid Life Upgrades (MLU) Falcon Up Falcon Star
Minhas questões são:É possível que esse post esteja perto da verdade?Algum de vocês teria, por acaso, a possibilidade de confirmar essa hipótese?Um abraço a todos.