Saudações guerreiras
Tem sido dito que a FAP usa o sistema LITENING, segundo soube, a FAP não possui qualquer sistema LITENING. O que aconteceu, foi que a 7 anos atras, um F16 da FAP testou o respectivo sistema.
Esse projecto recente de aquisição faz, sendo assim, sentido.
Não ponho em causa o fazer sentido da “coisa”! Aliás, já há muito faz sentido ter um instrumento com a capacidade seja de um “Pantera” ou “Litening” ou outro qualquer que seja compatível com o F-16 e desde que satisfaça as reais necessidades da FAP. Aquilo que se deve questionar é exactamente aquilo que não faz sentido.
Na minha opinião não faz sentido publicar seja o que for, porque nada é claro quanto ao seu teor, coisa que também já não é novidade! Se formos a analisar o que a notícia traz é relativo a quê? Temos a certeza que isto está relacionado com o tal concurso para a aquisição dos “pods”? Temos a certeza que afinal não é bem assim e que os 12 F-16 encaixotados irão ser montados?
Temo que a discussão esteja a ser mais especulativa do que realista. Parece que ainda não aprendemos com os políticos que vamos tendo por cá! Se os cortes e cativações de verbas a torto e a direito são uma realidade e se a aquisição de material novo (salvo os NPO, se até lá o casco não apodrecer) só está adiada para o mandato a seguir ao segundo que o sr. engenheiro pretende ganhar, porquê abrir-se uma excepção para a compra de tais coisas que alguém civilizado nunca ouviu falar? Se nem para a gasosa há dinheiro, quanto mais para 12/15/50 “pods”!
O que me cheira, com essa história do concurso, é a mais um procedimento pró-forma e nada mais! Bem pode a moirama dormir descansada.
------------------------------
A Bélgica adquiriu, para os seus F-16, “pods” exclusivamente para o reconhecimento fotográfico. A sua origem é a França. Não sei se mais um ou outro país europeu com F-16 possui essa vertente. Julgo que não, mas posso estar errado, dado não ter confirmado.
Cumprimentos