Os aviões são mais pesados que o ar [1] e por isso a queda de um deles não é nada de tão extraordinário.
Terá que se esperar por algum tipo de relatório sobre o ocorrido para chegar a algum tipo de conclusão ou apontar novos caminhos se fosse o caso.
A única coisa que sabemos é que a aeronave demonstrou um comportamento instável durante uma fase do voo e para já, o que é necessário saber é o que provocou esse comportamento.
Pelo que sabemos o MLU destas aeronvas inclui a sua quase desmontagem, pelo que será necessário saber se:
a) A falha foi devida a um problema original com o F-16 em segunda mão que não foi detectado ou que não foi corrigido
b) A falha está directamente relacionada com a operação de modernização MLU propriamente dita.
Neste último caso temos que saber se:
O atraso no processo levou a Força Aérea a apressar indevidamente o processo, levando ao ponto a este tipo de problemas ?
As OGMA terão sistemas de controlo de qualidade mais eficientes ?
E claro, a questão final:
Terá havido demasiada confiança nas capacidades da Força Aérea e das OGMA que levaram a achar que haveria técnicos em numero suficiente e suficientemente capacitados para concluir em tempo o processo MLU em todas as aeronaves ?
Só se chegássemos à conclusão de que o problema ocorrido, é resultado de um erro na montagem da aeronave durante o MLU e que esse erro não pode ser evitado sem atrasar ainda mais o programa, é que faria sentido falar em cancelamentos.
[1] Grande descoberta que eu fiz...

Cumprimentos