O valor de 20 milhões de Euros por um F-16B MLU também me parece um exagero.
Os F-16MLU do Chile ficaram por cerca de 8 milhões cada um e o custo inicial dos kits (falo de memória) estava entre os 220 e os 250 milhões de Dolares para 20 aeronaves.
Temos no entanto que considerar que os MLU portugueses são dos mais recentes. Os seus componentes e sistemas instalados implicam que o seu custo é superior aos do Chile.
No entanto o preço de uma aeronave deverá rondar neste momento os 10 a 12 milhões de Euros no máximo, já considerando todos os extras e considerando o aumento de preços decorrente da sofisticação dos equipamentos mas também considerando que são equipamentos americanos, e que são pagos pelo contra-valor em Dolares.
Podemos também atribuir a distorção de preços ao facto de muitas vezes se utilizar como base o contra-valor em Euros do valor em Dolares na altura. As enormes flutuações da moeda complicam os cálculos.
Considerando o valor dos F-16MLU/T2 para o Chile, o valor de 12 milhões de Euros para cada aeronave não deverá andar longe da realidade.
Já se contarmos os custos resultantes dos enormes atrasos do programa português de modernização MLU, então os valores de 20 milhões de Euros por aeronave já poderão ser mais realistas (embora mesmo assim inflacionados).
Não puseram o avião no seguro directo ?
