Boas!
Sou novo no fórum, mas gostaria de dizer que tenho sido um usuário fiel, pois parece-me que este é uma das grandes fontes de informação acerca de sistemas de defesa, um tema pelo qual tenho interesse.
Ainda assim, há algumas coisas com as quais não concordo muito. Por exemplo, creio que o JAS39 Gripen é bastante subestimado.
Já muitas vezes foi neste forum referido que pelo menos o Gripen existente (o NG não sei mas penso que ainda não existe nenhum), não trás nenhuma vantagem em relação ao F-16 axepto ser uma plataforma nova, além de ter a desvantagem de ter um menor raio de acção.
Talvez eu seja suspeito por ser apreciador da lendária série J de caças suecos. Mas, a verdade, é que os engenheiros da SAAB têm sido capazes de criar os melhores caças ligeiros de cada geração. Lembro-me que o Draken conseguía fazer cobras, e era uma aeronave monomotor da década de 50!
Dito isto, o Gripen, na minha opinião, possui muitas das características de peso pluma, que tornaram o Viper uma máquina tão fenomenal no seu tempo, com a vantagem de ser muito mais recente e polivalente, e de ter uma aerodinâmica mais conseguida. Tenho um livro acerca da aviação moderna que refere dados extraordinários acerca do Gripen JAS39C, incluindo a sua capacidade de super-cruzeiro (não esperada pelos designers) e as suas perfomances em termos de viragem e altitude, que superam até as do F-22.
Tem uma aerodinâmica muito bem conseguida. Por outro lado a manutenção é muito mais barata do que a dos Vipers, o que significaria poupanças enormes com o passar dos anos, mesmo que o preço de fábrica seja um pouco maior do que o de um F-16 novo.
Não nos esqueçamos que o Viggen foi considerado superior ao Tornado ADV, por uma fracção do preço de fábrica e com uma manutenção muito mais barata e simples.
Creio que se a nossa FAP apostasse nos Gripen não ficaria assim tão mal servida!
Desculpem o longo post deste novato, mas creio sinceramente que o JAS39 é uma aeronave muito melhor do que os media mundiais a pintam!