Os ST vão fazer formação avançada. Ponto. O resto é para mandar areia para os olhos dos contribuentes. 
https://www.airway.com.br/forca-aerea-chilena-troca-jatos-de-treinamento-c-101-pelo-super-tucano/

Saudações
P.S. Ainda se lembram de substituir os Epsilon por Tucano, com as desculpa que os primeiros vão substituir os Chip na academia da Força Aérea. E como os Tucano levam armas acrescentamos a Bijagos às pretensões ultramarinas. 

Se vão só fazer treino, então bastava serem adquiridos 5 ou 6. Têm uma taxa de disponibilidade elevada, e nós formamos poucos pilotos, logo 12 é um número exagerado.
A isto acresce que, se é só para treino, então os 200M que se vão gastar nos ST (fora custos de operação e manutenção), pagavam uns 50 anos de formação de pilotos numa escola internacional.
A retórica de "os ST são só para treino" não cola.
A retórica de que "o ST é suposto servir de caça leve complementar aos F-16" também não cola, sendo um M-346FA ou TA-50 muito mais adequados e capazes nesse requisito.
A retórica de "o ST é para ser uma aeronave de ataque leve/COIN/ISR" também não cola, pois UCAVs seriam mais adequados e apresentam menos riscos.
A retórica de "o ST é para apoiar FNDs" também não cola, quando helicópteros tipo UH-60 oferecem muito mais versatilidade, podendo fazer CAS, MEDEVAC, transporte, etc.
No futuro, já sabemos que os pilotos de F-35 (se viermos a ter esta aeronave), não poderão transitar directamente do ST. Ou terá que ser adquirido um modelo a jacto, ou os pilotos voltarão a ter que ir para o estrangeiro, o que torna a compra dos ST redundante.
Os argumentos contra a compra de uma aeronave a hélice armada são muito mais numerosos, do que os argumentos a favor. A necessidade de uma quantidade tão exagerada das ditas aeronaves, nunca existiu, estando estas a substituir uma mão cheia de Alpha Jet (Alpha Jet que tinham uma taxa de disponibilidade muito pior).
O único argumento aceitável para a compra do ST, é como solução "stop-gap" para a falta de uma aeronave de treino avançado, até se encontrar uma solução definitiva (a jacto). Uma solução stop-gap não pode custar tanto dinheiro, e muito menos ser o 3º ou 4º programa mais caro de toda a LPM.