Inclusive os orgânicos da Marinha?
Não será demais?
Do meu ponto de vista os da Marinha devem lá continuar. Estão bem e recomendam-se!
Um Abraço,
MMachado
Poi isso agora é uma questão de gosto, como a curtomédio prazo iremos ter umas forças armadas conjuntas e deixaremos d ter 4 Estados-Maiores pa só ter 1 Unificado e talvez tb unir esses Comandos operacionais, logisticos e etc (a ver s acabam alguns tachos), como o Canadá, Belgica, Holanda,e outros.
O Canadá tem os Sea King na componente aérea mas penso k a Holanda temm os helis navais na marinha, axo k na componente terrestre é k n devem ficar.
Não me parece que possa ou deva ser uma questão de gosto, mas antes uma questão de eficiência e custo. Ainda bem que fala no caso da Holanda: Tem todos os helis (transporte, ataque, obs.) na Força Aérea, excepto os dos navios que estão na Marinha. Os helis da Marinha são na verdade muito mais dos navios do que do ramo, fazem parte, como se sabe, dos sistemas de armada do navio (é claro que pontualmente cumprem outras missões, para os rentabilizar, mas..). É por isso que devem ficar na Marinha e aliás a experiência portuguessa prova isso mesmo. Têm funcionado bem neste "formato", para quê mudar?
O que pode acontecer (e deveria, embora em Portugal isso seja muito dificil) é colocar esses meios aéreos debaixo de um comando conjunto de helicópteros, exctamente para rentabilizar utilização operacional, manutenção, treino e tudo o mais, agora mantendo os meios nos ramos que os tiverem. Essa será a tendência mas, para já, isto parece-me futurologia.
Um Abraço,
MMachado