- a adopção dos EH-101 da FAP levaria ao cancelamento do GALE, ou pelo menos de uma parte significativa deste, algo que o Exército não desejava
- o projecto do NH-90 recolhia a preferência e o interesse da Armada, pois, o NH-90 pode substituir - a médio prazo - os Lynx embarcados nas fragatas, algo que o EH-101 não pode
- os custos de aquisição e de operação (uma hora de voo no EH-101 vai para 1.500 euros). Muitas vezes a capacidade para 30 tropas do EH-101 é excessiva, mesmo para as missões de transporte do GALE
- o GALE desejava ter um maior número de helicópteros, devido à disponibilidade. Não é difícil ver porquê, bastaria enviar 2 EH-101 para uma missão no exterior - para apoio, por exemplo, ao contingente português na ONU em Timor, ao invés dos Al III - que a frota ficava drasticamente reduzida
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
1) Não vejo porquê, só mesmo nas mentes curtas dos nossos generais. Podiam operá-los em conjunto como fazem as forças armadas do Reino Unido.
2) Médio prazo? O quê 15 anos? Mas se na LPM há planos para adquirir mais Lynx, quando é que a Marinha vai ter NH90, daqui a 20 anos?
3) 1500 euros é muito dinheiro, mas comparado com quê? Qual o custo de operação/hora de 1 NH90?
4) Se você comparar a capacidade do EH101 com um Black Hawk (30 vs 11), há uma grande discrepância, mas entre um EH101 e um NH90, já não é tanto assim (30 vs 20). Aliás, a capacidade do EH101, permite-lhe levantar um pelotão completo, o que não acontece com um NH90.
4) Porque razão haveria o GALE de adquirir somente 4 EH101, se o Exército necessita de levantar 200 homens (10 NH90)? Para a mesma capaciadade o GALE nessitaria de adquirir 7 EH101 e se saíssem 2 para o estrangeiro ainda ficavam 5.
Quanto a mim a melhor combinação para o GALE é EH101 e A109.
Quanto ao tratado CFE, encontram (no artigo 21) uma tabela com os limites para cada estado signatário. De qualquer modo, aqui vão os valores para Portugal:
300 MBT, 430 ACV, 450 peças artilharia, 160 aviões e 26 helicópteros
http://www.osce.org/docs/english/1990-1 ... eagree.htmCpts.