Em resumo:
GALE -
18 Cobra com todos os sistemas de armas
5 EH 101
10 NH-90, armados.
30 Viaturas tácticas todo-o-tereno tipo Humvee
15 peças de artilharia leve
5 sistemas de míssei terra-terra e terra-ar
Capacidade de radar e de comunicações autónoma
5 camiões todo-o-terreno para reabastecimento logístico, incluído capacidade de reabastecimento de combustível.
Pequeno hospital de campanha
3 Máquinas de terraplanagem
8 camiões com capacidade todo-o-terreno para missões diversas
Base: Tancos (por ser longe de grandes centros urbanos, estar geográficamente no centro de Portugal e ter pista de aterragem para os helicópteros)
Rui, na sua proposta falta um elemento essencial da força de manobra do GALE, que são os hélis ligeiros para reconhecimento, apoio de fogo, e comando e controlo.
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Bem, vou finalmente apresentar a minha proposta. Esta é claramente uma proposta maximalista, fora das nossas capacidades actuais (e provavelmente futuras), mas parece-me ser a que melhor serviria as nossas necessidades.
Parte da criação de um Grupo Conjunto de Aviação Ligeira, constituído pelos três ramos, o que visa reduzir as duplicações de pessoal, facilitar a instrução, e permitir uma melhor partilha de experiências e de conhecimentos.
Assim, este seria constituido por:
- um esquadrão de treino - 12 EC-120 Colibri. Este héli não é, obviamente, espectacular, mas é mais do que suficiente para missões de treino, e para ligação.
- um esquadrão de SAR - 8 EH-101; 3 estacionados no Continente, 3 nos Açores e 2 na Madeira
- um esquadrão ASW - uma mistura de Super Linx 3000 e EH-101 ASW, adaptados às capacidades de transporte de cada fragata (4 Super Linx para as 2 MEKO X, e 4 EH-101 para as MEKO D - reparem que eu sou modesto a pedir...
)
- um esquadrão de hélis ligeiros - 12 Super Linx 3000/Battlefield Linx - serão usados para transportar as unidades de comando e controlo, missões de reconhecimento e apoio de fogo, escolta dos hélis de transporte, MEDEVAC, transporte de equipas anti-carro e anti-aéreas para diversos pontos do campo de batalha
- um esquadrão de hélis de transporte - 12 EH-101 (equipados como os hélis de CSAR que encomendámos) - para mim, a escolha dos EH-101 tem vantagens sobre os NH-90, pela capacidade de transporte acrescida (sobretudo de material e veículos), e pelo alcance acrescido. Visa ainda reduzir o número de modelos em utilização, para facilitar a logística. A estrutura EH-101/Super Linx é baseada no modelo inglês.
- dois esquadrões de hélis de ataque - 24 AH-1Z. Este número parece-me ser o mínimo para ter algum impacto num campo de batalha moderno. A escolha dos Super Cobra prende-se com o seu óptimo radar e armamento (quase ao nível do Apache Longbow), dos seus custos de operação e aquisição relativamente baixos, da capacidade de utilização em navios, e da sua grande fiabilidade, comprovada em míssão.
Teríamos assim um total de 76 hélis.
Os EH-101 de SAR operariam sob o comando de esquadras da FAP a quem estariam atribuídos (provavelmente destacamentos, nos Açores e Madeira).
Os hélis ASW operariam sob o comando da unidade naval a que estivessem atribuídos.
Os hélis de transporte, reconhecimento e ataque teriam três tipos de missões diferenciadas.
- força embarcada num LPD e num LHD, hierarquicamente submetidos ao comando da Task Force. A força seria estruturada de acordo com as necessidades da missão.
- força de apoio à BMI ou BLI, funcionando como meio de reconhecimento em profundidade, luta anti-carro (apoiando o GCC ou os ERec), comando e controlo, transporte de equipas anti-carro, anti-aéreas e de engenharia, visando a criação de zonas de emboscada e contra-mobilidade, transporte de peças de artilharia e de veículos e ainda, reabastecimento/apoio logístico
- força de apoio à BAI, funcionando como meio de heli-transporte/heli-assalto em geral, reconhecimento em profundidade, luta anti-carro, comando e controlo, transporte de equipas anti-carro, anti-aéreas e de engenharia, visando a criação de zonas de emboscada e contra-mobilidade, transporte de peças de artilharia e de veículos e ainda, reabastecimento/apoio logístico
Como disse, esta não é uma força realística em termos financeiros, portanto não venham dizer que eu não tenho noção do que isto custa...