Ho Antoninho a onde é que vistes que sao 37 Leopard II A6 Holandeses , para ja os Leopard Holandeses em proposta nao são os A6 mas sim os A5 pelo que li ainda nem se sabe se sao os Holandeses , esta tudo no segredo dos deuses para nao assustar o inimigo .
O Diário da República esclarece muito claramente que se tratam de carros de combate
Leopard 2 A6 holandeses. Penso que esse ponto está esclarecido e encerrado.
Em relação aos mesmos, segundo a revista
Fuerzas Militares del Mundo nº11/12 (Agosto de 2003), a Holanda empreendia, na época, a modernização de 180 carros de combate Leopard 2 A5 para este padrão. Na altura, Noruega e Áustria adquiriram alguns carros de combate a fim de financiar a modernização. E a
Defensa nº 303-304 (Agosto de 2003) refere como as principais diferenças entre as versões A5 e A6:
- aumento do peso de 59.700kg para 60.000kg
- substituição da peça de 120mm (de 45 calibres) por uma nova (120/55)Contudo, existem algumas alterações entre a versão A6 e a A6EX (similar aos Leopard 2E) que dariam aos Leopard 2 nacionais capacidades acrescidas: protecção na parte superior da torre (principalmente adequada para combate urbano); sistema de comando e controlo; ar condicionado; unidade de potência auxiliar. Não obstante, mesmo os A6 irão, só por si, representar capacidades acrescidas na potência de fogo (calibre 120mm e munições APFSDS-T e HE-T), protecção, precisão (tiro em movimento e em condições adversas) e no que toca à sustentabilidade logística das forças no exterior.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro