Em relação aos “blindados”, Portugal está neste momento a fabricar os Pandur II, da qual os Fuzileiros vão receber 20 exemplares. Os Carros de Combate que o Exército Português vai receber são muito menos dos que tem neste momento (cerca de 100 quer receber 30 e poucos). O Carro de Combate escolhido é o Leopard II A-6, provavelmente o melhor CC do mundo, no entanto são em segunda mão e por isso muito mais baratos. (...) De qualquer maneira o que vamos adquirir é só para manter a Escola viva e para usar nas missões de manutenção/imposição de paz, em caso de necessidade.
Os Fuzileiros realmente têm um grande handicap, que é não terem o seu NavPol. (...)Em relação à capacidade Portuguesa de projecção dos Pára-quedistas Portugueses, até não é má, temos os C-130 e no futuro vamos ter os C-295.
Obrigado pelas saudacoes.

Foi pena so ter descoberto o Forum recentemente mas so posso congratular a rapaziada que aqui escreve.
Dos Pandur ja sabia e e so de congratular, cada vez esta mais provado que os veiculos de rodas sao uma mais valia e os Fuzos bem precisam. Ja pra nao falar do Barco claro, mas isso cheira-me que vamos ter de penar muito. Infelizmente.
Quanto aos Leo tb condordo, devem ser os melhores. Se bem que a comprarmos mesmo, se fosse eu escolhia Merkavas, so porque sao mais Polivalentes, e se for preciso levar um pelotao ou um morteiro no compartimento traseiro e possivel. E mais uma vez como nao fazemos intencao de uma batalha de tanques acho q nos traria mais vantagens.
Percebo isso de manter a escola viva mas poderia ser mais discutido se realmente sera necessario. Por mim mantenho tudo e melhoro mas se calhar precisamos do dinheiro para outras coisas nas forcas armadas que fazem mais falta.
Os paras nao tao mal mas so teem capacidade para saltar homens e para levar um Jeep ou outro. Se quisermos por no terreno uns blindados ja estamos muito limitados. Mas pra mim o pior e que o C130 e optimo mas se for preciso por alguem rapido nalgum sitio nao ha nada. Quantas horas levam os C130 a Guine ou Afeganistao para deixar la uma forca de Paras que seja consideravel?? Era a isto que me referia.
Quanto ao ser o Governo que escolhe, e realmente ele que escolhe mas sao os Generais que recomendam o Governo e dizem o que querem, e muita gente sabe que o Ego de alguns e grande e que e mais giro andar de Leo II que de PANDUR mas o pior sao os interesses por fora. Lembro-me sempre dos Nissans que a familia de Alguem recebeu apos termos comprado muitos para o exercito. E daquele Helicoptero manhoso que iam comprar mas que o Portas acabou a tempo. Para mim tanto teem as chefias culpa como o governo. Se todos fossem honestos nos e q ficavamos a ganhar.
Parecem-me palavras de alguém que de tropa so sabe o que aprendeu a jogar COD2 e BF2....
Pois, nao devo saber mesmo porque tambem nao sei o que o COD2 e BF2, foi algum exercicio NATO em que eu nao participei??
Os ditos generaizinhos se estão lá é porque la conseguíram chegar, e não é para qualquer um. Vá estudar mais um pouco e depois volte a pensar sobre as suas opiniões
Ou porque conseguiram la chegar ou porque nao ha outros melhores pra la chegarem, ha sempre essa hipotese. Claro que ha bons, mas alguns sao mediocres e infelizmente continuam com pensamentos retrogadas e propoem ao governo aquilo que lhes interessa ou que lhes sobe o Ego.
Quanto a estudar mais, nao faco eu outra coisa caro amigo e cada vez tenho mais conviccoes das minhas ideias. Mas gosto de ouvir ideias contrarias para ter oportunidade de mudar as minhas.
Nao me disse foi em que partes discordava comigo, hellraiser??