Lightning escreveu:- Então acha um disparate as operações helitransportadas no Afeganistão?;
Não acho nenhum disparate as operações helistransportadas no Afeganistão.
Vamos lá a ver uma coisa:
Eu não sou contra o UALE. O que eu acho é que o UALE não deve ser uma prioridade na aquisição de equipamentos para as FA's e muito menos ter primazia face à aquisição de modernos sistemas AA shorad e de médio alcance, que para mim, são a maior debilidade do exército.
A aquisição daqueles sistemas AA permitiria uma muito maior autonomia e aumentaria bastante a possibilidade de empregar meios da BM e da BI em cenários de colaboração quer na NATO quer na UE.
Resumindo: A aquisição de meios AA de curto é médio alcance acrescenta muito mais capacidade de intervenção ao exército como um todo, do que o UALE.
Não me parece que a ambição de poder transportar uma companhia, creio ser esse o objectivo do UALE e é um objectivo bem modesto, até do ponto de vista operacional, justifique o dinheiro a investir.
Se querem "por de pé" uma unidade desse tipo, tudo bem, mas em minha opinião, há outras prioridades a resolver muito antes disso...
Então e os 4 EH-101 Merlin da Força Aérea que tem capacidade de embarcar em navios?
Tudo bem, mas o UALE, ou parte dele, também poderá integrar uma força que seja transportada no Navpol. Penso eu...
Com isto já me ía esquecendo que este tópico é sobre AAA.