Já agora sabe porque é que são os únicos veículos blindados pintados de camuflado
Segundo gente que sabe mais do que eu, porque não foram à revisão nas OGME.
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=2457Notepad, tudo o que o tsahal disse e mais ainda, o Sidewinder é de origem um míssil AA lançado por aviões, não estnado o seu perfil aerodinâmico e motor optimizado para vencer a gravidade como um SAM tem que fazer. O Chaparral sempre foi um sistema medíocre ( na melhor das avaliações).
Por alguma razão o Exército Americano abandonou todos os Chaparral trocando-os por Stingers, que era o que nós devíamos fazer houvesse o cash. Aliás, mesmo nos anos 70 e 80 o Chaparral era considerado um sistema medíocre, inferior aos equivalentes soviéticos ou europeus.
Penso que já li num documentário na TV ou na net que os EUA ainda utilizaram os Chaparral na Guerra do Golfo de 1991
Sim, já vim imagens de alguns durante a Desert Storm. Mas não foram disparados por falta de alvos.
Para Portugal, de acordo com as nossas possibilidades financeiras e operacionais, tendo como critério principal, a qualidade em vez de quantidade, assim como as nossas possiveís necessidades, qual seria o sistema de armas AA mais indicado
NASAMs ou a versão americana o HUMRAAM, basicamente o AMRAAM lançado de terra.
O M48 Chaparral, existe em Portugal em duas versões - A2E1 e A3E1. A versão A2E1, entrou em serviço em 1990 no total de 5 unidades. Estas viaturas distinguem-se, visualmente, das outras por não terem pintura camuflada. A partir de 1999, foram recebidas (penso que 30 unidades), da versão A3E1 (versão camuflada). A principal diferença entre ambas as viaturas é que a versão A2E1, pode utilizar mísseis MIM-72C enquanto que a versão A3E2, poderá utilizar míiseis MIM-72G (a 1ª versão versão foi produzida entre 1976 e 1981, enquanto que a 2ª versão foi produzida entre 1990 e 1991.
Interessante, que mísseis adquirimos ? a versão G pelo menos tem o seeker all-aspect dos Stinger originais...