...
Depois, há os sistemas de radar, que não são exactamente modernos.
Os canhões duplos de 20mm são manuais.
Eu acho que não têm qualquer utilidade numa guerra moderna. A unica utilidade que lhes vejo, é o tiro directo contra viaturas blindadas.
Cumprimentos
Caro papatango, lamento, mas o meu amigo não esta correctamente informado, pois:
O sistema AA 20mmx139 DM1A1 Bitubo, funciona automaticamente, comandado por um "joystick" utilizado pelo Artilheiro/apontador da peça sentado na respectiva cadeira. Em funcionamento automático/hidraulico, faz 360º em direcção e -3,5º/+81º em elevação a uma velocidade de 80º/Seg (direcção) e 48º/Seg (elevação).
A energia eléctrica e mecânica utilizada para fazer funcionar todos os sistemas da arma, é fornecida por um pequeno motor a gasolina (pasmem-se) de Piston rotativo (sim, tipo Wankell).
Este sistema de armas é utilizado para empenhamento em alvos aéreos a MUITO baixas altitudes, protegendo, pontos e àreas sensíveis. Para além de tiro anti-aéreo, pode fazer tiro terrestre e com as munições adequadas aos alvos (ex: perfurantes)
Cadência de tiro 800 a 1030 tiros por minuto (a pag. do RAAA1 tem uma gaffe) cerca de 17 tiros por segundo !!!
Os canhões são Rheinmettal (MK20DM4 Rh202) e funcionam por acção directa de gases.
Pode utilizar vários tipos de munição 20mm para tiro AA, sendo as mais utilizadas, as explosivas HE e explosivas/tracejantes.
Este sistema possui uma mira optica com retículo e linhas de estádia para tiro AA/terrestre e uma alça aberta que tb pode ser utilizada em ambos os tipos de tiro.
Possui aínda 3 tambores para introdução de dados (tipo velocidades e distâncias) que após introduzidos (manualmente) e durante o seguimento de um determinado alvo, à ordem (mecânica) do apontador, um sistema calculador de tiro, faz a arma "saltar" e disparar para o ponto futuro, da trajectória da aeronave.
Este sistema foi inicialmente utilizado com o melhor radar AA que tivemos até hoje, o radar BCP, que possuia terminais de armas, que podiam ser distribuídos entre o sistema bitubo e ao mesmo tempo outros postos de tiro míssil e/ou canhão.
O sitema AA Bitubo pode fazer tiro mecânico ou eléctrico, e pode ser controlado manualmente, no caso de avaria em qualquer sistema (motor/gerador ou hidraulico). No caso de tiro terrestre, o mesmo pode ser sempre feito manualmente, pois a velocidade no empenhamento sobre o alvo é desnecessária.
Em tiro eléctrico pode escolher-se tiro a tiro, rajada, canhão esq., canhão dir., ambos os canhões.
Este sistema é rebocado em atrelado especial, no qual é suspenso e pode ser posto em funcionamento (por uma guarnição experiente) e pronto para tiro, em cerca de 5 minutos. E no mesmo espaço de tempo pode ser atrelado e seguir viagem. A viatura utilizada pelo Exército para transportar a guarniçao (secção) palamenta e munições (eventualmente) é o "terrível" UNIMOG 1300L.
Também a F.A. possui alguns Bitubo AA20mm.
O Bitubo foi também utilizado pela Argentina e Alemanha.