E' isso mesmo Get_It, so' que, pessoalmente, penso que nao temos estrutura para suportar os Chinook — leia-se nao temos forcas terrestres que os justifiquem — e, sinceramente, nao sei onde ficariam melhor os helis de instrucao. A FAP tem uma escola de instrucao montada e com tradicao e sempre deu todo o apoio aos Lynx da Armada. Por outro lado, os requisitos de instrucao para aviadores do Exercito nao sao tao complexos — o treino noutros exercitos e' muito mais ligeiro do que o oferecido pela FAP. Sinceramente nao sei.
O conceito MEKO e' flexivel e permite uma vasta escolha de opcoes, nomeadamente de helis. Alias, o mesmo se passa com os restantes navios (fragatas e destroyers) modernos: quase todos permitem a operacao de helis de 10 ton, mas ha' marinhas que perferem os de 5 ton.
Quanto 'a escolha dos Lynx da Armada, o Luis Silva ja' respondeu — foi opcao do governo da altura. A linha de montagem dos Seasprite ja' estava encerrada, pelo que os exemplares que nos iam calhar eram ex-USN e necessitavam de ser completamente remodelados. O governo preferiu adquirir helis novos o que, dadas as condicoes de entao, me parece ter sido uma escolha acertada.