Na minha opinião, o G36 não é assim tão revolucionário, nem a M-16/C7, FAL, Kalashnikov e outros sistemas tão ultrapassados. Por exemplo, o sistema de travamento do G36 é similar ao da M16/C7; o ferrolho (bolt carrier) é do tipo da AR-18; e a coronha dobrável é, com poucas diferenças, similar ao da FAL ou SIG 550. É relativamente leve, isso é verdade, mas também não é muito pequeno, sendo comparável à G3. Não deixa de ser um bom sistema, e a sua construção em polímeros e modularidade são talvez as suas características mais “avançadas.” (Se bem que a AUG, por exemplo, também faz bom uso do plástico e é uma arma bastante modular; a M16, essa também, é uma arma supreendemente modular.) A Kalashnikov, apesar de ser uma arma de baixa tecnologia, tem um “pedigree” de combate invejável--e é barata, uma característica muito importante para exercítos menos bem financiados. Também os sistemas FAL e M16 são sistemas duramente testados em combate, e com successo. Na minha opinião ainda não chegaram ao fim dos seus dias, e o entusiasmo pela G36 tem tanto a ver com a vontade humana de ter algo de novo, de mais “moderno,” do que com as (muitas) qualidades da arma em si. Mas para a maioria de exércitos do mundo, qualquer dos outros sistemas principais de hoje em dia é mais do que adequado. Em minha humilde opinião.