Paulo Portas anuncia hoje concurso para substituir metralhadoras G-3
O ministro da Defesa, Paulo Portas, vai anunciar hoje o lançamento do concurso para o fornecimento de uma nova arma ligeira para as forças armadas portuguesas, em substituição da metralhadora G-3.
Paulo Portas fará o lançamento do concurso para a nova arma ligeira do Exército, Marinha e Força Aérea numa cerimónia às 11h00 no Museu Militar, em Lisboa, que contará com a presença das chefias militares.
O início do programa da arma ligeira está previsto na actual Lei de Programação Militar e prevê um investimento de 75,2 milhões de euros.
Portugal adquiriu as primeiras G-3, um modelo da empresa alemã Heckler Koch em 1961, tendo começado a fabricar este modelo de espingarda automática em massa na década de 1960, como forma de equipar as forças portuguesas que combatiam na guerra colonial.
O processo de substituição da G-3, arma de calibre 7,62 milímetros, tem sido discutido há mais de uma década, devido à desactualização do armamento e também porque o calibre adoptado pela North Atlantic Treaty Organization (NATO) para a arma individual ligeira é 5,56 milímetros.
No dia 24 de Agosto, foi publicado em despacho no Diário da República a apresentação da comissão de seis elementos, liderada pelo coronel Fernando Serafino, director-geral de Armamento e Equipamentos de Defesa, responsável pela preparação e condução do concurso.
O ministério prevê adquirir, a partir de 2006, 24.500 novas pistolas-metralhadoras, metralhadoras ligeiras e espingardas automáticas para o Exército, para substituir a G-3.
Armada e Força Aérea, que não consideraram este programa como prioritário no quadro do reequipamento militar, deverão iniciar a substituição das armas mais tarde. Adriano Miranda/Lusa