Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

o Super Tucano em Portugal

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sivispacem

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #45 em: Fevereiro 10, 2025, 11:58:43 am »
Não vamos trazer o ISEL para isto...  ;)

PS - não frequentei "engenharias"

Só invoquei o ISEL porque todos os bacharéis que aquela instituição formava gostavam muito de se intitular engenheiros, Um pouco como um PM de má memória que tivémos....  c56x1
Cumprimentos,
 
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LM

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #46 em: Fevereiro 10, 2025, 12:10:37 pm »
E são engenheiros... técnicos.   ;)
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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sivispacem

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #47 em: Fevereiro 10, 2025, 01:37:06 pm »
E são engenheiros... técnicos.   ;)

Coisa inexistente mas que nunca referem...  :)

Em Portugal para se ser considerado engenheiro tem de se ser reconhecido pela Ordem dos Engenheiros (OE) e possuir uma licenciatura, mestrado ou doutoramento na área. E para poder exercer como engenheiro é necessário fazer parte da OE

(fim do parêntesís)
Cumprimentos,
 

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LM

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #48 em: Fevereiro 10, 2025, 02:33:12 pm »
Totalmente de acordo, tem que se ser membro da "Ordem dos Engenheiros" ou da "Ordem dos Engenheiros Técnicos"... sendo que para se fazer parte desta última, atualmente, tem de se ser detentor de formação académica superior em engenharia, podendo nela inscrever-se os detentores de Bacharelato (se pré-Bolonha), Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento em Engenharia.  c56x1
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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legionario

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #49 em: Fevereiro 10, 2025, 07:21:41 pm »
Já me estão a fazer sentir mal, eu que nunca entrei numa universidade a não ser para carregar as máquinas de café quando trabalhei numa empresa do ramo  :)
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

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sivispacem

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #50 em: Fevereiro 10, 2025, 08:10:46 pm »
Já me estão a fazer sentir mal, eu que nunca entrei numa universidade a não ser para carregar as máquinas de café quando trabalhei numa empresa do ramo  :)

Caro legionário: isso de entrar ou não numa universidade nada diz sobre uma pessoa. Convém náo esquecer que "um burro carregado de livros é um doutor".... conheci muitos néscios com diploma!  ;)
Cumprimentos,
 
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saabGripen

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #51 em: Fevereiro 15, 2025, 08:33:42 pm »

Agora, temos que decidir um nome para o ST ao serviço da FAP.

Eu sugiro;

F/A 29  Mjölnir
O Martelo Lusitano

Até arrepia.      :'(
 

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Mentat

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #52 em: Fevereiro 19, 2025, 03:27:27 pm »
Agora, temos que decidir um nome para o ST ao serviço da FAP.

Eu sugiro;

F/A 29  Mjölnir
O Martelo Lusitano

Mijolnir.
 :-X

 

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Major Alvega

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #53 em: Fevereiro 19, 2025, 10:03:06 pm »


 Em matéria de treino avançado, ficariamos muito melhor servidos com estes L-39NG Skyfox do que com a m3rda dos super tucanos.
« Última modificação: Fevereiro 19, 2025, 10:03:47 pm por Major Alvega »
 
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saabGripen

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #54 em: Fevereiro 19, 2025, 10:50:53 pm »


 Em matéria de treino avançado, ficariamos muito melhor servidos com estes L-39NG Skyfox do que com a m3rda dos super tucanos.

Uma relação com a Chéquia poderia ser interessante, sim senhor.
Mas não para substituir os ST.
Seriam o passo seguinte no treino a seguir ao ST.
E até pode ser que os Chécos queiram STs para terem uma cadeia de treino completo para os F-35 futuros.

Os Brasileiros estão a prparar ST de treino com cockpits que imitam as funções do GRIPEN E.
Pode-se fazer a mesma coisa para F-35.



 

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dc

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #55 em: Fevereiro 19, 2025, 10:59:11 pm »
Então ams os ST não fazem todas as etapas de treino? Querem ver que vamos ser obrigados a adquirir no futuro um avião de treino a jacto, para corrigir o erro cometido com a compra das avionetas?

É engraçado, que se o ST não cumpre as funções de treino avançado na íntegra, principalmente para quem quer ter caças de 5ª geração sem variante bilugar, então vamos gastar 200M numa aeronave para cumprir funções que podiam ser realizadas por um modelo muito mais barato, que substituiria os TB-30.  ::)

Ou seja, Chipmunk - TB-30 - Super Tucano - movelo a jacto. 4 tipos diferentes de aeronave de treino, num país que treina tão poucos pilotos anualmente. Faz um sentido dos diabos. Desperdício de recursos.
 
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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #56 em: Fevereiro 19, 2025, 11:30:15 pm »
Então ams os ST não fazem todas as etapas de treino? Querem ver que vamos ser obrigados a adquirir no futuro um avião de treino a jacto, para corrigir o erro cometido com a compra das avionetas?

É engraçado, que se o ST não cumpre as funções de treino avançado na íntegra, principalmente para quem quer ter caças de 5ª geração sem variante bilugar, então vamos gastar 200M numa aeronave para cumprir funções que podiam ser realizadas por um modelo muito mais barato, que substituiria os TB-30.  ::)

Ou seja, Chipmunk - TB-30 - Super Tucano - movelo a jacto. 4 tipos diferentes de aeronave de treino, num país que treina tão poucos pilotos anualmente. Faz um sentido dos diabos. Desperdício de recursos.

dc!
Dou-te as boas-vindas a este Forum-dentro-do-Forum.
Onde se trata de um dos temas mais interessantes dos nossos dias.

O teu "volume" de ideias vai certamente fazer com que se quebre a barreira das 5 páginas.

Penso que estás enganado na lista que apresentas.
Vai ser;

- O coiso que estão a comprar
- O Epsilon
- O ST
- O jato que o Subsea7 gosta (opcional  -   se quiserem um mini-caça)




 

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P44

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #57 em: Fevereiro 20, 2025, 04:12:06 pm »
O fulano volta e meia tropeça nas próprias mentiras, de tanta volta que dá ao enredo.

Mas pronto, riam-se senão ele conta outra
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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saabGripen

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #58 em: Fevereiro 20, 2025, 07:53:10 pm »
Então ams os ST não fazem todas as etapas de treino? Querem ver que vamos ser obrigados a adquirir no futuro um avião de treino a jacto, para corrigir o erro cometido com a compra das avionetas?

É engraçado, que se o ST não cumpre as funções de treino avançado na íntegra, principalmente para quem quer ter caças de 5ª geração sem variante bilugar, então vamos gastar 200M numa aeronave para cumprir funções que podiam ser realizadas por um modelo muito mais barato, que substituiria os TB-30.  ::)

Ou seja, Chipmunk - TB-30 - Super Tucano - movelo a jacto. 4 tipos diferentes de aeronave de treino, num país que treina tão poucos pilotos anualmente. Faz um sentido dos diabos. Desperdício de recursos.

 
Se ficaram confusos, podem usar isto como guia.

Eu considero que o ST pode cumprir 3 ou 3 e 4, dependendo de o que a FAP decide e do dinheiro que tem.
 

Training to become a fighter pilot is a rigorous and multi-phase process, involving various types of aircraft at each stage. Here’s a typical progression:

1.            Initial Flight Training (IFT): This phase focuses on basic flight skills. Trainees usually start with small, piston-engine aircraft like the Cessna 172 to learn fundamental flying techniques1.

2.            Primary Flight Training: After mastering the basics, trainees move on to more advanced aircraft such as the T-6 Texan II. This stage emphasizes aerobatics, instrument flying, and formation flying1.

3.            Basic Jet Training: Trainees then transition to jet aircraft, typically the T-38 Talon. This phase includes advanced maneuvers, navigation, and tactical formation flying1.

4.            Fighter Lead-In Training (FLIT): This stage prepares pilots for the complexities of fighter aircraft. The T-50 Golden Eagle or similar aircraft are used to teach air combat maneuvers and weapons delivery1.

5.            Operational Conversion Unit (OCU): Finally, pilots train on the specific fighter aircraft they will fly operationally, such as the F-16 Fighting Falcon or F-35 Lightning II. This phase includes mission-specific training and advanced tactics
 

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wyldething

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #59 em: Fevereiro 21, 2025, 01:21:13 am »
Então ams os ST não fazem todas as etapas de treino? Querem ver que vamos ser obrigados a adquirir no futuro um avião de treino a jacto, para corrigir o erro cometido com a compra das avionetas?

É engraçado, que se o ST não cumpre as funções de treino avançado na íntegra, principalmente para quem quer ter caças de 5ª geração sem variante bilugar, então vamos gastar 200M numa aeronave para cumprir funções que podiam ser realizadas por um modelo muito mais barato, que substituiria os TB-30.  ::)

Ou seja, Chipmunk - TB-30 - Super Tucano - movelo a jacto. 4 tipos diferentes de aeronave de treino, num país que treina tão poucos pilotos anualmente. Faz um sentido dos diabos. Desperdício de recursos.

O ST pode cumprir as 4 fases de treino para pilotos de caça até geração 4.5.
O curso de adaptação a F-35, na maioria dos países que já o estão a operar na Europa, é feito em Luke e depois nas esquadras operacionais. Os Neerlandeses ainda experimentaram o M346 em Itália, mas desistiram, ao que consta por inadequação do sylabus do curso, entre outras coisas.
Os italianos criaram uma Operational Conversion Unit de F-35 para não mandarem os pilotos para Luke.

O futuro dos pilotos da FAP deverá ser Cirrus - ST, ou seja, 2 tipos de aeronave.
 
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